05 de dezembro, de 2024 | 15:00
Artesãos mineiros ganham espaço na 35ª Feira Nacional de Artesanato
Lucas Gil/Divulgação
Espaço Origem Minas exibe os saberes de tradição e a mineiridade em sua essência
O Sebrae Minas apresenta as muitas Minas Gerais” na 35ª Feira Nacional de Artesanato, que é atração em Belo Horizonte, até o próximo domingo (8), no Expominas. Mais de 45 artesãos ligados a associações e cooperativas do estado e 10 agroindústrias, apoiados pela instituição, expõem e comercializam seus produtos no evento que valoriza o artesanato, a história, a tradição, as crenças e a cultura mineira. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato.Espaço Origem Minas exibe os saberes de tradição e a mineiridade em sua essência
O espaço Origem Minas” tem o objetivo de reconhecer os saberes de tradição de artesãos e das agroindústrias que expressam a mineiridade em sua essência. A ideia é ampliar o mercado de atuação dos participantes, incentivar o consumo de produtos locais, gerar experiências e valorizar os produtos originários de Minas Gerais.
O Origem Minas Artesanato” apresenta os trabalhos de 45 artesãos e grupos de mais de 30 municípios mineiros. Entre os produtos expostos estarão carrancas e santos em madeira, bordados, peças em cerâmica, molduras para parede inspiradas nas janelas coloniais, arte sacra, produtos feitos de palha do coqueiro Indaiá, além de várias outras peças decorativas e utilitárias.
E o Origem Minas Agroindústria” conta com dez agroindústrias, de oito cidades, que que mostram a gastronomia mineira de produtos típicos - cafés, cachaças, doce de leite, biscoitos, licores, mel, própolis, geleias, doces de frutas, antepastos, queijos - para potenciais compradores, valorizando ainda mais a qualidade dos itens artesanais feitos no estado.
O projeto Origem Minas foi criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o sistema Faemg, para fomentar o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do artesanato e da gastronomia do estado. A ideia é levar a "mineiridade" para o Brasil por meio de experiências que traduzam história, qualidade, tradição e exclusividade dos produtos mineiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Moacir Gonçalves Filgueiras
08 de dezembro, 2024 | 04:53Maravilhoso!”