05 de dezembro, de 2024 | 15:20
Brasileirão: definição do campeão ficou para a última rodada
Vítor Silva/Botafogo
Savarino fez o gol do Botafogo contra o Internacional, garantindo a vitória, agora precisa apenas de um empate contra o São Paulo para ser campeão

Durante uma parcela significativa da rodada desta quarta-feira (4), o Botafogo estava conquistando de forma antecipada o título de campeão brasileiro. O time até confirmou a vitória sobre o Internacional, fora de casa por 1 a 0. No entanto, nos instantes finais, o Palmeiras virou sobre o Cruzeiro, ganhando por 2 a 1 no Mineirão e adiando a definição do campeonato para a derradeira rodada, no próximo domingo (8).
O Botafogo soma 76 pontos, contra 73 do Verdão. Um empate contra o São Paulo, no Nilton Santos, assegura o troféu ao Alvinegro. Todos os jogos da última rodada serão às 16h. O Verdão irá encarar o Fluminense em casa e, para ser campeão, precisa ganhar e torcer por derrota do Fogão.
O Botafogo tenta ser tricampeão após 29 anos de jejum. O último título foi em 1995 e o primeiro em 1968. Já o Palmeiras tenta ser tricampeão consecutivo, algo alcançado apenas pelo São Paulo na era dos pontos corridos. O time paulista é o maior campeão brasileiro, com 12 títulos.
Corinthians
Depois de fazer um péssimo início de campeonato eliminado da fase inicial do Campeonato Paulista e brigando contra o rebaixamento em grande parte do Brasileiro o Corinthians abriu os cofres (mesmo ainda recheado de dívidas) e renovou seu elenco na janela do meio de ano. Com Depay e companhia, o time virou outro. Chegou à semifinal da Sul-Americana e faz campanha invejável no segundo turno do Brasileirão.
Nesta penúltima rodada, o Timão se classificou para a pré-Libertadores com o triunfo sobre o adversário direto Bahia, por 3 a 0, na Neo Química Arena.
Vitória
Outra com campanha de recuperação foi o Vitória, que também passou grande parte do ano lutando contra a degola. Porém, o time baiano foi outra equipe que carimbou o passaporte para um torneio internacional. O Leão da Barra, que empatou com o Grêmio em 1 a 1 no Barradão, participará da Sul-Americana de 2025, voltando à competição depois de oito temporadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]