06 de dezembro, de 2024 | 15:12

Ipatinga promove o 2º Festival Paralímpico neste sábado

Divulgação
Medalhistas brasileiros são destaques das atividades no Parque Ipanema Medalhistas brasileiros são destaques das atividades no Parque Ipanema

Reunindo atletas medalhistas nas últimas Paralimpíadas Escolares, disputadas há uma semana em São Paulo, Ipatinga sedia neste sábado (7) a segunda edição do Festival Paralímpico, uma competição que incentiva a inclusão e a participação no Movimento Paralímpico difundido por todo o território nacional. O evento será no galpão coberto do Parque Ipanema, com modalidades de vôlei sentado, bocha paralímpica e atletismo, informou a administração pública.

O Festival Paralímpico é promovido pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) e com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento terá início às 9h, envolvendo mais de 180 crianças e adolescentes com idades de 7 a 17 anos.

Destaques
A competição ocorre após a boa participação dos atletas do Polo Sete de Outubro/Liespe nas Paralimpíadas Escolares, que fizeram história em São Paulo. Eles conquistaram dez medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze e, com esse desempenho, ajudaram a delegação mineira a garantir o 3º lugar na classificação geral da maior competição mundial para jovens com deficiência.

Destaques como Victório da Silva, Patrick Cauã e Isaque Oliveira mostraram a força do esporte ipatinguense na competição nacional, quebrando recordes e somando vitórias, e certamente estarão presentes no Parque Ipanema participando do Festival Paralímpico, que comemora o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro.

Vivência
Patrocinado pela Caixa, o Festival Paralímpico é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e ocorre simultaneamente nas 27 unidades federativas do país, proporcionando a todos os envolvidos, de maneira recreativa e lúdica, a vivência de modalidades paralímpicas. A iniciativa é direcionada ao público com deficiência (física, visual e intelectual).

“Ipatinga tem uma ótima equipe paralímpica e muitos deles estarão no Festival mostrando seus talentos. O objetivo deste evento no Parque é estimular crianças com deficiência a praticarem modalidades paralímpicas, incentivando a inclusão e a participação no movimento paralímpico. Também teremos atividades de experimentação paradesportiva, abertas também a crianças e jovens sem deficiência, desde que na mesma faixa etária”, informou Carlão Oliveira, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário