06 de dezembro, de 2024 | 15:20
Emergência Climática será tema da 1ª Conferência do Meio Ambiente de Timóteo
A 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Timóteo será promovida no dia 11 de dezembro, próxima quarta-feira, das 8h às 12h, no auditório da prefeitura. O evento tem como tema "Promover o debate sobre a Emergência Climática para subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima" e prevê a eleição dos delegados que representarão o município na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais, informou o governo local.
Um dos destaques da programação é a palestra da professora mestre Alice Carneiro, docente no Unileste, que abordará o tema Desafios Ambientais e Urbanos: Caminhos para Cidades Sustentáveis e Inclusivas”.
De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente de Timóteo, Wallace Carvalho, o objetivo principal da conferência é analisar, propor e deliberar medidas com base na realidade local, além de eleger representantes para a etapa estadual. O evento está em consonância com a Resolução da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) nº 3.326, de 7 de novembro de 2024, e com a Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) nº 1.079, de 10 de junho de 2024.
O tema da emergência climática tem ganhado relevância global devido às alterações climáticas observadas em diversas regiões do planeta. Em Timóteo, a conferência foi organizada em cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Transformação ecológica; Justiça climática; Governança e educação ambiental.
O evento é aberto a pessoas com mais de 16 anos que estejam devidamente inscritas, promovendo a participação ampla de representantes da sociedade civil e do poder público. Durante a conferência, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir os cinco eixos temáticos e elaborar propostas. Essas sugestões serão apreciadas e priorizadas para compor as deliberações finais que serão encaminhadas à Comissão Organizadora Estadual.
A participação na conferência é de suma importância para o aprimoramento das relações sociais, permitindo que possamos definir caminhos para proteger melhor a natureza e garantir o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”, afirmou Wallace Carvalho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rodrigo
07 de dezembro, 2024 | 12:23Uma dúvida: o corpo de bombeiros e a polícia ambiental foram formalmente convidados?Dúvida de cidadão. Att”