06 de dezembro, de 2024 | 16:49

IFMG implantará nove laboratórios maker em escolas de Ipatinga

Débora Anício
Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego, no bairro Bethânia, será uma das beneficiadasEscola Municipal Deolinda Tavares Lamego, no bairro Bethânia, será uma das beneficiadas
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) irá implantar laboratório maker em nove escolas municipais de Ipatinga. A iniciativa ocorre em diversas regiões do estado, e conta também com a participação do IFSul de Minas e IFNMG, por meio do projeto “De Norte a Sul, mais ciência e tecnologia nas Minas Gerais”.

Essa atividade é resultado de parceria entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), com a realização pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem como finalidade transformar a educação básica, fomentando um futuro científico digital inclusivo e inovador para estudantes da educação básica. A informação foi divulgada pelo IFMG.

Com um orçamento de R$ 9 milhões, o projeto prevê a implantação de laboratório maker em 90 escolas, que ofertam os anos finais do ensino fundamental, localizadas em 30 municípios de Minas Gerais. Entre essas escolas, foram selecionadas algumas que oferecem tempo integral. A proposta tem o objetivo de promover o letramento digital e o desenvolvimento de competências tecnológicas em áreas que enfrentam desafios no acesso a recursos educacionais avançados.

As escolas municiais selecionadas em Ipatinga são: Altina Olívia Gonçalves; Artur Bernardes; Chirlene Cristina Pereira; Deolinda Tavares Lamego; Everson Magalhães Lage; Márcio Andrade Guerra; Nelcina Rosa De Jesus; Padre Cícero De Castro e Zélia Duarte Passos.

Laboratório maker
Este espaço busca disseminar os princípios que norteiam o ensino maker, a fim de incentivar a construção de um ambiente favorável à disseminação de novas abordagens de ensino-aprendizagem, incluindo metodologias ativas e à formação de um ecossistema de inovação na Educação Profissional e Tecnológica.

“Com o foco no ensino fundamental, a proposta visa dar a possibilidade a professores das escolas pelo interior de realizar aulas ‘mão-na-massa’, científicas e com uso de tecnologias diversas", afirma o coordenador estadual do projeto, professor Cleiton Martins.

Segundo Cleiton, o destaque do programa é promover a capacitação de professores e servidores das escolas públicas com a finalidade de continuidade na utilização do espaço em aulas e projetos, realização de olimpíadas ou feiras de ciência e tecnologia.

José Roberto de Paula, pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura do IFMG, garante que “a aprovação deste projeto no Programa Mais Ciência na Escola marca um momento de grande relevância para o IFMG e consolida o papel estratégico das parcerias interinstitucionais. Esperamos que este seja apenas o início de muitas colaborações, com a expectativa de que outros Institutos Federais no estado se juntem a nós em projetos futuros”.

Outras escolas contempladas dentro da área de abrangência do IFMG
Escola Municipal Jose Monteiro De Castro - Congonhas
Escola Municipal Fortunata De Freitas Junqueira - Congonhas
Escola Municipal Michael Pereira De Souza - Congonhas
Escola Municipal Rosália Andrade Da Glória - Congonhas
Escola Municipal Professor Luiz Carlos Gomes Beato - Conselheiro Lafaiete
Escola Municipal Meridional - Conselheiro Lafaiete
Escola Municipal Professor Doriol Beato - Conselheiro Lafaiete
Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes De Almeida - Mariana Colégio Municipal João Xxiii - Ouro Branco
Escola Municipal Livremente - Ouro Branco
Escola Municipal Oswaldo Cruz - Ouro Branco
Escola Municipal Raimundo Campos - Ouro Branco
Escola Municipal Aníbal Machado - Sabará
Escola Municipal Gabriela Leite Araújo - Sabará
Escola Municipal Ordália Ferreira Campos - Sabará
Escola Municipal Professora Rosalina Alves Nogueira - Sabará
Escola Municipal Professora Irene Pinto - Sabará
Escola Municipal Professora Marita Dias - Sabará
Ciep Municipal Padre Mario Gerlin - Bambuí
Escola Municipal Arlindo De Melo - Formiga
Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz - Governador Valadares.

(Com informações do IFMG).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo

06 de dezembro, 2024 | 17:26

“Parabéns ao governo Lula!”

Gildázio Garcia Vitor

06 de dezembro, 2024 | 17:16

“Depois dos quatro anos de desgoverno, principalmente no MEC, com quatro Ministros da Educação, incluindo o Pastor das "barras de ouro" e do disparo de pistola em um aeroporto, a "Reconstrução", com ou sem "União", da Educação pública brasileira se faz urgente.
Em nome das E. M. Deolinda Tavares Lamego* e Chirlene Cristina Pereira, onde estou Professor, agradeço imemensamente ao IFMG.

* Três alunos nossos foram aprovados para iniciar o Ensino Médio no Cefet-Timóteo, sendo que uma das alunas ficou em TERCEIRO LUGAR GERAL, à frente dela, dois alunos do excelente Colégio Batista de Timóteo.”

Envie seu Comentário