07 de dezembro, de 2024 | 10:55
''Chame a Frida'' é instalado em Coronel Fabriciano contra a violência doméstica
Divulgação Polícia Civil
O lançamento do serviço da Polícia Civil foi no plenário da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano
A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Coronel Fabriciano, inaugurou na tarde de sexta-feira (6), no plenário da Câmara Municipal de Fabriciano, o serviço CHAME A FRIDA. É uma ferramenta que pode ser utilizada pela rede de enfrentamento à violência doméstica, bem como para toda a comunidade de Coronel Fabriciano e Antônio Dias.O lançamento do serviço da Polícia Civil foi no plenário da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano
Chame a FRIDA é uma ferramenta de chatbot, em que o programa funciona como uma atendente virtual por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, totalmente voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência. O número de atendimento nas cidades de Coronel Fabriciano e Antônio Dias é (31) 99884-6410.
Na prática, a vítima entra em contato pelo WhatsApp e a FRIDA inicia o atendimento remoto, respondendo às dúvidas e, por meio de uma avaliação do grau de risco da vítima, direciona para o atendimento presencial.
O evento contou com a presença do chefe do 12º Departamento da Polícia Civil (DPC), Gilmaro Alves Ferreira; da delegada regional de Ipatinga (1ª DRPC), Talita Martins Soares; da delegada de Mulheres de Coronel Fabriciano, Izabella Menegassi Dutra Santana.
Segundo nota da 1ª DRPC, o lançamento da FRIDA em Coronel Fabriciano evidencia o compromisso da PCMG em atuar com rigor e responsabilidade no enfrentamento das violências praticadas contra as mulheres vítimas de violência doméstica nos municípios da comarca. Abrindo novos caminhos para o acesso ao sistema de Justiça criminal”.
O evento de lançamento do aplicativo no plenário da Câmara de Vereadores contou com a participação de policiais civis e servidores administrativos das Delegacias de Fabriciano e da Regional de Ipatinga; do vice-prefeito de Coronel Fabriciano, Sadi Lucca; do vice-prefeito de Antônio Dias, Eliezer Damasceno de Miranda; do presidente da Câmara Municipal de Fabriciano, Luciano Lugão; da promotora de Justiça, Vanessa Andrade Ferreira; do deputado estadual Celinho da Citrocel; presidente do Consep de Coronel Fabriciano, Marcone Neves Alves; do tenente João Ricardo, representando o 58º Batalhão PM; da direção do Presídio de Coronel Fabriciano, Vera Lúcia Lage Paixão; do presidente da OAB de Coronel Fabriciano, Leonardo Augusto Pires Soares; da Secretaria de Governança e Assistência Social, representada pela assistente social Flávia Félix; e de representantes dos Conselhos Tutelares de Coronel Fabriciano e Antônio Dias, do Centro POP, CREAS, CRAS, e SAÚDE dos municípios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Geraldo
09 de dezembro, 2024 | 22:03satisfação de ver adoção de medida em prol da segurança das mulheres vítimas de violência doméstica.
Parabéns à Polícia Civil e também à escrivã Ana Rosa por sua criatividade, indo muito além de sua função.”
Gildázio Garcia Vitor
08 de dezembro, 2024 | 11:24Excelente reportagem! Parabéns!
Mas faltou informar que a "FRIDA" foi criada pela Escrivã Ana Rosa Campos, lotada na Delegacia do meu, também, Manhuaçu. Além disso, o nome vem de Frida Kahlo, baseada em uma de suas obras, "Unos Cuantos Piquetitos". O que demonstra que temos na PCMG, pessoas muito cultas e que conhecem o mundo, mais que no Magistério, com professores, inclusive das Ciências Humanas, defendendo o Minto Inelegível. Por isso, ela já foi laureada com o Prêmio Patrícia Acioli, do STF, entre outros.
Doutora Talita Soares, minha ex-Aluna e filha da minha Grande Amiga e Mestra, Adília, deveria tê-la convidado para participar deste lançamento do programa.”
Bom
07 de dezembro, 2024 | 16:26O Brasil precisa é de moral, punições mais severas e não aumento de policiais, armas ,munições e planos que nunca funcionam.”