10 de dezembro, de 2024 | 17:52

Concessionária da BR-381 apresenta planos para 100 primeiros dias após assinatura do contrato de concessão

Alex Ferreira
Assinatura do contrato de concessão da BR-381 está agendada para janeiro de 2025Assinatura do contrato de concessão da BR-381 está agendada para janeiro de 2025

A convite do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, representantes do movimento Pró-Vidas estiveram em Belo Horizonte esta semana para conhecer as propostas da Nova 381 (Concessionária da BR-381/Norte) após a assinatura do contrato de concessão, agendada para janeiro de 2025.

Segundo o diretor da concessionária, Marcelo Boaventura, é intenção da empresa fazer ações iniciais já para ir “mudando a cara” da rodovia nos aspectos de segurança e manutenção, melhorias de pavimento, na sinalização vertical e horizontal, limpeza de vegetação, limpeza de drenagem, melhorias nos trechos de maiores riscos de acidentes, entre outras ações.

Na semana anterior, o Pró-Vidas esteve reunido com o gerente Operacional da concessionária da 381, Diego Dutra, que solicitou a indicação de pontos mais críticos da rodovia. “Ele já havia contatado também a Polícia Rodoviária Federal, ANTT e Dnit para colher sugestões, fizemos contato com o Sevor, Anjos do Asfalto, com membros do Movimento e passamos para ele 20 pontos mais críticos de acidentes e mais, o trevo de Caeté, melhoria de sinalização no trecho duplicado entre Nova Era e Antônio Dias, e entre Governador Valadares e Belo Oriente devido ao grande número de óbitos devido a batidas frontais”, detalhou Clésio Gonçalves, coordenador do Pró-Vidas.

Na reunião, Marcelo Boaventura informou que toda a equipe da Nova 381 está empenhada nestas ações dos 100 primeiros dias de gestão da rodovia.
Divulgação
Movimento Pró-Vidas se reúne em BH para conhecer proposta de ações da Nova 381 nos 100 primeiros dias após assinatura do Contrato de ConcessãoMovimento Pró-Vidas se reúne em BH para conhecer proposta de ações da Nova 381 nos 100 primeiros dias após assinatura do Contrato de Concessão

Participaram, pela ANTT: o diretor Felipe Queiroz; os assessores Carlos Alvisi, Allan Milagres, Beto e Marcelo Alcides, Chefe do Escritório Regional; pela Nova 381: o diretor presidente Marcelo Boaventura, diretora financeira Danielle Vida, diretor de engenharia Marco Túlio e o gerente operacional Diego Dutra; pelo Movimento Pró-Vidas da BR-381, Clésio Gonçalves.

A ordem é priorizar compras e contratação de mão de obra local

Na reunião de segunda-feira (9) ficou definido que, após a assinatura do contrato de concessão, em janeiro, diretores da Nova 381 visitarão as cidades do entorno da rodovia para se apresentarem às autoridades e lideranças da região.

A intenção da empresa é prestigiar o comércio local nas compras de materiais, contratações de serviços e de mão de obra. A seleção de pessoas que irão atuar na operação da rodovia deverá ser iniciada em abril do próximo ano e a orientação é dar preferência para pessoas da região no entorno da BR.

“Pude observar na reunião que a proposta dos 100 primeiros dias deverá assegurar uma boa melhorada na rodovia num espaço curto de tempo e que os diretores e o gerente operacional da Nova 381 são profissionais competentes e experientes em concessão de rodovias, o que nos tranquiliza e nos dá esperança de estar transformando a ‘rodovia da morte’ em ‘rodovia da vida’, conforme estabelecido no contrato de concessão”, acrescenta Clésio.

Por fim, o coordenador do Pró-Vidas avalia que os ajustes feitos pela equipe da ANTT no edital de concessão, liderada pelo diretor Guilherme Sampaio, foram fundamentais para o êxito do leilão e agora a deverá permitir o avanço da duplicação da rodovia, com o que existe de melhor e mais moderno em termos de concessão rodoviária.

Já publicado:
-Nova 381 é o nome da sociedade criada para obras e serviços da concessão da BR-381
-Assinatura do contrato de concessão da BR-381 é adiada para janeiro

Edital de concessão prevê cinco praças de pedágio entre BH e GV


Conforme já noticiado pelo jornal Diário do Aço, a cobrança de pedágio na BR-381 está prevista para começar em janeiro de 2026, um ano após a assinatura do contrato de concessão.

O projeto prevê a instalação de cinco praças de pedágio, localizadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

A tarifa básica inicial deve ficar entre R$ 10,75 e R$ 13,75, mas pode ser reajustada após a duplicação da rodovia e outras melhorias.

A concessão da BR-381 foi entregue à 4UM, antiga JMalucelli, que terá como obrigações:
-Duplicar 106 quilômetros da rodovia
-Implantar faixas adicionais em 83 quilômetros
-Corrigir 51 traçados
-Construir áreas de escape, pontos de parada e descanso para motoristas
-Construir 23 passarelas para pedestres
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Comentários

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Verdade

11 de dezembro, 2024 | 06:35

“Sabe como funciona...vou explicar...enchem o bolso de dinheiro...e depois falam que desistiram do negócio... cláusula de recusa... temos vários casos assim...”

Homem da Primeira Hora

11 de dezembro, 2024 | 02:42

“Não custa nada perguntar, a empresa ganhou a concessão, vai fazer um 100 dias, marcando a chegada, agora qual é o tempo estipulado, se é que existe para entregar a 381 , GOVERNADOR VALADARES X BELO HORIZONTE, DUPLICADA?

5 ANOS? 10 ANOS? como funciona? Me desculpe minha ignorância.”

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