PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

18 de dezembro, de 2024 | 08:50

Região Metropolitana do Vale do Aço conta com 26,5% da população em empregos formais

Isabelly Quintão
Abertura de novas empresas aumenta em 2024Abertura de novas empresas aumenta em 2024

A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), composta pelas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, apresenta 1.675 novas empresas em 2024 e conta com 26,5% da sua população total em empregos formais. Os dados são do portal Caravela, uma base de informação criada por economistas independentes que se fundamentam em fontes oficiais e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), analisados pelo Diário do Aço.

O município com o maior número de empregos formalizados é Ipatinga, com cerca de 34,5% da sua população economicamente ativa em um cargo formal. Em seguida, está Timóteo, com 23,6%; Coronel Fabriciano, com 17%; e Santana do Paraíso, com 13,62%.

Economia local
A economia da região é sustentada pela atividade siderúrgica por empresas como a Usiminas, em Ipatinga, e a Aperam South America, em Timóteo. Entretanto, a economia destes municípios também se apoia no comércio.

Além disso, em Coronel Fabriciano, o setor de serviços garante cerca de 61,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. Já Santana do Paraíso conta com mais de 40 modalidades de comércio e o setor de serviços também é o cargo chefe do município, contribuindo com cerca de 45% no valor do PIB.

Novas empresas
Dados do portal Caravela mostram que, até novembro deste ano, 1.155 empresas foram abertas em Ipatinga, 247 em Fabriciano, 203 em Timóteo e outras 70 em Santana do Paraíso.

Ao todo, em Minas Gerais, a abertura de novas empresas foi equivalente a 84,69 mil, até novembro deste ano. Esse número representa um aumento de pouco mais de 16% em relação ao ano de 2023, quando a abertura de novos negócios foi de 72,78 mil.

Salários por trabalhador
De acordo com o IBGE, entre os municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço, Coronel Fabriciano é o que apresenta o menor salário médio mensal dos trabalhadores formais, com apenas 1,7 salário mínimo por pessoa ativa.

Por outro lado, Timóteo é o município com a maior quantidade de remunerações mínimas por trabalhador, contabilizando índice de 2,7 salários. Ipatinga está em segundo lugar, com 2,3, e Santana do Paraíso em terceiro, com média de 2,0 salários mínimos por pessoa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário