18 de dezembro, de 2024 | 14:29

Já está aberto o período de matrícula da rede estadual de ensino

Débora Anício
Responsáveis ou estudantes maiores de idade devem apresentar os documentos exigidos para efetivar a matrícula na escola indicada pelo SucemResponsáveis ou estudantes maiores de idade devem apresentar os documentos exigidos para efetivar a matrícula na escola indicada pelo Sucem

Começou nesta quarta-feira (18) o período para confirmar as matrículas presenciais do Cadastro Escolar 2025 nas escolas da rede pública de ensino. Os inscritos alocados pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) devem comparecer à instituição de ensino designada para confirmar o interesse na vaga até o dia 10/1 de 2025. O ano letivo terá início no dia 10/2, em todas as mais de 3.400 escolas da rede estadual.

Para isso, pais, responsáveis ou os próprios alunos devem apresentar todos os documentos necessários e comprovar os dados informados no Cadastro Escolar.

“A vaga na rede pública de ensino é garantida mediante a matrícula do estudante encaminhado pelo Sucem. É importante que todos os estudantes encaminhados compareçam na escola de encaminhamento com os documentos necessários para a confirmação da matrícula”, destaca a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais, Simone Emerick.

O que é preciso
Os encaminhados devem comparecer à escola portando os seguintes documentos: Documento de Identidade (ou equivalente como Certidão de Nascimento/Casamento do estudante) - Original e cópia; CPF - Original e cópia; Comprovante de Residência em nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, caso seja maior de idade; Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para o candidato/estudante contemplado com vaga a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com indicação do ano de escolaridade que está habilitado a cursar em 2025, ficando o documento original na escola; Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/estudante que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o estudante que for ingressar no curso técnico na forma concomitante; Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para os estudantes com até 10 anos de idade, original e cópia.

Site
Os candidatos podem verificar em qual escola o estudante foi direcionado no site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. As secretarias das escolas estaduais atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados e nos pontos facultativos previstos nos dias 24 e 31/12.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário