18 de dezembro, de 2024 | 14:30

Homem vai pagar IPVA e fica no prejuízo de R$ 1,3 mil em Timóteo

A Polícia Militar registrou um caso de estelionato em Timóteo, onde um homem, de 53 anos, foi vítima de um golpe ao tentar pagar as taxas de IPVA e licenciamento de seu veículo. Os golpistas criaram sites parecidos com os oficiais para enganar as pessoas que estão buscando quitar os débitos dos veículos.

De acordo com o contribuinte, no dia 15 de dezembro ele acessou a internet para fazer o pagamento do IPVA e da taxa de licenciamento do seu veículo para o exercício de 2025. Ocorre que esses encargos ainda não foram lançados oficialmente, mas os criminosos já trataram de aproveitar a oportunidade. Acreditando que era o site do Detran-MG, o homem efetuou os pagamentos, que somaram R$ 1.339,21. Para isso, utilizou o aplicativo do banco no seu celular e fez um pagamento via PIX.

No outro dia, ao verificar sua conta bancária, a vítima descobriu que o pagamento não foi para o Detran-MG, nem para a Secretaria da Fazenda ou o Governo de Minas Gerais. O homem procurou o banco para tentar barrar a transferência, além de ser orientado a registrar uma ocorrência policial.

Os sites corretos para pesquisar e pagar o IPVA em Minas são:
Detran-MG: https://transito.mg.gov.br/veiculos/taxas-ipva-seguro-dpvat
Secretaria da Fazenda de Minas Gerais: www.fazenda.mg.gov.br

Alertas
A Secretaria de Estado da Fazenda já lançou vários alertas sobre essa modalidade de golpe. Os criminosos também criam boletos falsos de contas de energia e telefone celular. Recentemente o jornal Diário do Aço noticiou que os criminosos têm enviado notificações tentando aplicar golpes também com a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O curioso é que essa vítima informou ao jornal, que nem sequer tem CNH.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Salgado

19 de dezembro, 2024 | 11:27

“Só não entendi o porquê do último parágrafo da reportagem : ( A vítima que procurou o jornal nem sequer é habilitada .)
Uai , tem que ser habilitada a quê pra levar golpe financeiro .?
A tá .!”

Jota

19 de dezembro, 2024 | 08:19

“Os golpes são aplicados de tal forma que deixam a gente até de certa forma INCRÉDULOS!!!
Existem tantas formas de fazer as coisas certas e as pessoas vão, cegamente, no caminho das coisas erradas. Isso, tem um nome: GANÂNCIA!
É a famosa lei de Gerson... Lembram? "Gosto de levar vantagem em tudo... Certo?"
Querem pagar menos. Querem mais rápido. Querem "benefícios".
Existem também aqueles que não deveriam ter acesso a meios digitais, mas tem!. São as pessoas simples, inocentes, idosas...
Enfim... Complicado de resolver esse problema.
Em relação ao IPVA, deve ser de anos anteriores. O de 2025 ainda está em análise. Não foi liberado para pagamento.
Bom dia a todos!”

Wander Martins Norbim

19 de dezembro, 2024 | 06:59

“Procure o SOS golpe e faz denuncia, tbm cai nesse golpe desses canalhas, infelizmente estamos vulneráveis a bandidagem desse país, os bancos tbm tem q ter responsabilidade sobre isso..”

Testemunha de Um Fato

18 de dezembro, 2024 | 20:35

“Marciney, acompanhei uma vítima de golpe em uma reclamação no Brasdesco. Fiquei assustado com a frieza da gerente de contas que atendeu a vítima. Ela pegou o caso, abriu a intranet, viu o nome, conta e endereço destino do dinheiro que beneficiava o golpista em São Paulo e disse que não podia fazer nada. "Procure a Justiça de Pequenas Causas" e encerrou o atendimento. Resumo. Os bancos não estão nem aí, para as vítimas destes golpes.”

Marciney Pereira de Alvarenga

18 de dezembro, 2024 | 20:09

“Os bancos eram pra ter algum dispositivo para não aceitar esses tipos de pagamento, se nem foi anunciado as formas de pagamento dos documentos veiculares ainda. Absurdo.”

José

18 de dezembro, 2024 | 17:45

“Meu Deus! Até quando as pessoas vão cair nesse golpe! Tenham mais atenção. Verifique o endereço eletrônico se estar correto, e antes de enviar o pix confira se realmente está sendo enviado para pessoa certa. Cada dia que passa me surpreendo com brasileiro.


Fiquem mais esperto gente!! ????????????????”

Envie seu Comentário