18 de dezembro, de 2024 | 18:00

Natal da Mineiridade tem atrações culturais em todas as regiões do estado

Luzes, sons e muita arte estarão espalhados por alguns dos mais belos cenários de Minas Gerais. É o Natal da Mineiridade que pretende levar mais brilho para as ruas e ladeiras das principais cidades históricas mineiras e em todas as regiões do estado, neste fim de ano. No Vale do Aço, os municípios de Ipatinga, Timóteo, Santana do Paraíso, Marliéria, entre outros, participam das atividades e a programação completa pode ser conferida no site: www.minasgerais.com.br.

Ane Souz/Divulgação
Programações de festas natalinas movimentam cidades históricas mineiras: cultura e turismoProgramações de festas natalinas movimentam cidades históricas mineiras: cultura e turismo
Estão previstas diversas atrações em Ouro Preto, Mariana, São João Del-Rei, Tiradentes, Congonhas e Diamantina e em mais 19 municípios de todas as regiões do estado que, juntas, devem atrair cerca de 350 mil espectadores durante todo o período natalino. Os projetos foram contemplados em editais de seleção e o Governo de Minas, por meio da Cemig, investiu aproximadamente R$ 10 milhões nas festividades promovidas na capital e no interior.

Em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, as festividades começaram na primeira sexta-feira do mês (6/12) com o projeto Santa Fé - Diamantina Natalina, que ocupa os principais pontos de concentração turística da cidade. Um dos pontos altos do festival foi no último sábado (14), com a realização da “Natalrata”, uma edição especial da famosa Vesperata, diretamente das sacadas dos prédios históricos.

A “Cidade dos Profetas”, Congonhas realizará, neste próximo sábado (21), o festival Natal para Todos, no Centro Cultural da Romaria, ao lado do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos. Os municípios de Tiradentes e São João Del-Rei realizam o Natal nos Trilhos. Todas as sextas-feiras deste mês, o bom velhinho troca seu tradicional trenó pela Maria Fumaça iluminada, ao longo do percurso de 12 quilômetros entre as duas cidades históricas.

Na cidade de Mariana, a programação lançada no início do mês inclui festividades até o dia 6 de janeiro de 2025, e estão previstos espetáculos de música e artes cênicas, cantatas de Natal, concertos orquestrais e recitais, além das tradicionais decorações luminosas e apresentações de artistas locais. Em Ouro Preto, o Natal Luz e História instalou mais de 1 milhão de pontos de luz distribuídos pelo centro histórico. Uma árvore de Natal de 20 metros está em frente ao Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes. Os projetos de iluminação e de cenografia foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário