22 de dezembro, de 2024 | 06:00
Hora da onça
Fernando Rocha
Este é um dos momentos mais importantes internamente para os clubes - a hora da onça beber água”-, quando são feitas as as contratações, as dispensas que vão impactar diretamente o sucesso ou o fracasso das equipes na próxima temporada.Para nós, da imprensa e das torcidas, o pior momento, pelo fato de não ter jogos para acompanhar ou assistir, mas também pela quantidade de fake-news”, notícias falsas, boatos espalhados por empresários e dirigentes, sobre quem pode chegar ou sair dos clubes.
O Cruzeiro é clube que de fato está mais ativo no mercado, já tendo anunciado oficialmente dois reforços: Christian, volante, 23 anos, ex-Athletico-PR; Rodriguinho, 21 anos, ex-América-MG, que pode jogar no ataque e até de lateral.
São tidos ainda como certos e devem ser anunciados nos próximos dias: Gabriel Barbosa, Dudu, Eduardo, Bolasie e, quem sabe, o venezuelano Soteldo.
Se todas estas prováveis contratações se confirmarem, vai ficar faltando reforçar a defesa, onde, a meu juízo, falta um zagueiro para chegar e ser titular, tipo xerifão”, além de um bom reserva para a lateral direita.
Então, se tudo der certo, o torcedor do Cabuloso” vai finalmente poder dizer que o seu time, em 2025, será competitivo e vai brigar por títulos.
Que fase
O torcedor do Galo, ainda digerindo as perdas dos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, além do quase rebaixamento no Brasileiro, sofre vendo a inércia da diretoria, sem técnico, sem contratar reforços.
Por último, a notícia da provável venda de um dos principais jogadores do elenco, o atacante Paulinho, ao Palmeiras, um concorrente direto no futebol nacional.
O Atlético fixou os direitos econômicos do seu artilheiro em 25 milhões de euros, cerca de 162 milhões de reais, mas o verdão” oferece 18 milhões de euros ou R$ 117 milhões, além dos jogadores Patric e Gabriel Menino.
Vale lembrar que até agora a maior compra da história do Brasil foi feita pelo Botafogo, do argentino Almada, junto ao Atlanta United, por R$ 137 milhões.
FIM DE PAPO
Por ser ainda muito jovem, 24 anos, além da qualidade de seu futebol, Paulinho é uma joia rara cuja reposição seria muito difícil, criando outro grande problema futuro para o Galo. Nas temporadas 2023/24, nenhum jogador teve mais participações em gols do que Paulinho na Série A e na Libertadores, ressaltando que durante praticamente a metade da atual temporada jogou lesionado.
São 62 participações em gols nos últimos dois anos, 50 gols marcados e 12 assistências, sendo que Paulinho não é centroavante e muito menos bate pênaltis. Nos campeonatos estaduais, ele tem pior desempenho do que nas competições nacionais e internacionais. Não à toa, o português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, que de bobo só tem a cara e os amigos, pediu a sua contratação.
O momento é delicado para o torcedor do Galo que vê o rival Cruzeiro contratar, se reforçar, enquanto só se fala em saídas na parte do alvinegro. Além dos atletas que já se despediram e não vão deixar saudades, casos de Vargas, Kardec e Mariano, há clubes interessados no goleiro Everson, em Bataglia, Arana e Alan Franco. Por outro lado, os contratos de Bruno Fuks e Robert Santos, ex-Athletic, escanteado por Milito, foram renovados.
Apesar das tentativas de desvalorizar o The Best”, premiação da Fifa para o melhor jogador do mundo, foi totalmente justa a escolha de Vini Jr., que é realmente o melhor da temporada 23/24. Desde Kaká, em 2007, um brasileiro não ganhava esta premiação. Não fosse a sua vida incompatível com a de um atleta profissional de alto rendimento, Neymar poderia ter ganho várias vezes esse premio. Vini Jr. tem foco, disciplina, tendo se sobressaído diante de todas as dificuldades. Enfim, temos o melhor jogador do mundo, preto, que pensa diferente e sabe o que quer, sem nunca deixar para trás as suas raízes pobres. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]