28 de dezembro, de 2024 | 11:11

Comércio de Ipatinga não vai funcionar no dia 2 de janeiro

Lojas estarão fechadas para compensar parte das horas extras feitas pelos empregados nas vésperas de datas comemorativas

Arquivo DA
Lojas não abrem no dia 1º e 2 de janeiroLojas não abrem no dia 1º e 2 de janeiro

O funcionamento do comércio lojista em Ipatinga será normal nas vésperas de Réveillon, mas as lojas estarão fechadas nos dois primeiros dias do ano. De acordo com Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2025, o horário regular de funcionamento é das 8h às 19h de segunda a sexta-feira e das 8h às 13h aos sábados, respeitando a jornada máxima de 44 horas semanais para os empregados.

Conforme o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga (Seci), na terça-feira (31), o segmento formado por supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, peixarias, varejões, sacolões, hortifrútis e distribuidoras de gêneros alimentícios deve encerrar as atividades até as 19h30, garantindo a liberação dos empregados, no máximo, às 20h.

Já na quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, feriado de Confraternização Universal, todas as empresas do comércio em Ipatinga estarão fechadas, sem permissão para utilizarem a mão de obra de seus empregados. Essa determinação inclui o segmento de gêneros alimentícios e lojas localizadas no shopping.

No dia 2 de janeiro, quinta-feira, as lojas de rua permanecerão fechadas para a compensação de parte das horas extras feitas pelos empregados nas vésperas de datas comemorativas, conforme estabelece a CCT de Natal.

“Empresas que descumprirem essas ou outras normas previstas nas Convenções Coletivas firmadas pelo Seci estão sujeitas a multa no valor de um salário comercial por empregado prejudicado”, destacou o sindicato.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Salgado

30 de dezembro, 2024 | 10:56

“Reclamar do salário mínimo que vai valer a partir de janeiro de 2025 , não aparece ninguém .!
Mas de trabalhar e ganhar umas horas extras para engrossar o salário não pode .
Lojas fechadas e o povo sem dinheiro para gastar.
Vamos em frente .!”

Envie seu Comentário