02 de janeiro, de 2025 | 10:11

Capitão Vitor anuncia secretariado em Timóteo e traça metas para os primeiros 100 dias de governo

Nos primeiros 100 dias estão previstos para a cidade a criação de um Centro de Atenção para Famílias Atípicas e revisão na prestação do serviço de transporte público

Matheus Valadares
O anúncio dos novos secretários foi feito hoje, na prefeituraO anúncio dos novos secretários foi feito hoje, na prefeitura
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

Empossado nesta quarta-feira (1º/1), o prefeito Capitão Vitor (Republicanos) anunciou oficialmente os secretários que irão compor o governo de Timóteo. O comunicado foi feito na manhã desta quinta-feira (2/1), em uma coletiva de imprensa no auditório da prefeitura. Assista ao vídeo da coletiva na íntegra no fim da reportagem.

De acordo com Capitão Vitor, a escolha do secretariado foi baseada em critérios técnicos, como formação na área profissional e experiência acumulada no ramo em que cada um atua.

“Nós olhamos o currículo da pessoa, nós olhamos a postura de vida da pessoa na sociedade e nós olhamos a experiência da pessoa naquilo que ele pretendia fazer e o comprometimento da pessoa. Uma equipe preparada entrevistou, aplicou testes e verificou se a pessoa tem a capacidade de ser o gestor. Essa equipe que fez os testes aprovou esses nomes tecnicamente e também a habilidade de lidar com o ser humano, porque nós pregamos aqui no nosso governo, que acima de tudo saibam lidar com o ser humano sabe respeitar as pessoas”, garantiu Capitão Vitor.

Secretariado
O chefe do Gabinete do Prefeito será Ricardo Soares Quintão, de 44 anos. Ele é graduado em Administração de Empresas, tem especialização em Empreendedorismo, técnico em Agropecuária, foi diretor da ACE/CDL por 4 anos, Gestor de franquias por 20 anos, e é membro dos conselhos municipais (CONSEP, CONTUR e CONSAB).

Para a secretaria de Governo e Comunicação Social foi indicado Marcílio Magalhães Pereira, de 36 anos, também graduado em Administração de Empresas, com 12 anos de experiência na iniciativa privada, incluindo atuação em empresas nacionais e multinacionais, 8 anos de dedicação a Gestão Pública, expert em Gestão para Resultados, Planejamento Estratégico, implementação de Indicadores, Metas e Estrutura de Governança.

O indicado para secretaria de Administração e Gestão é Venilson Araujo Vitorino, de 56 anos. Venilson é graduado em Engenharia Mecânica, com pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Empresarial, com experiência de mais de 38 anos na indústria, dos quais 15 anos em administração e gestão de pessoas e processos.

A Corregedoria Geral do Município terá Rafael Otávio, 31 anos, graduado em Administração, pós-graduado em Direito Administrativo e Licitações, Auditoria e Controladoria.

Anderson Figueiredo
Parte da equipe escolhida por Capitão VitorParte da equipe escolhida por Capitão Vitor

A secretaria de Fazenda será ocupada por Sidney Alves de Assis, servidora efetiva do município com 35 anos de serviço público. Ela tem graduação em Ciências Contábeis e Administração e é pós-graduada em Administração Pública Municipal.

Na secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, o comando será de Heine Stuart Moura Quintão, de 53 anos, engenheiro, pós-graduado em gestão empresarial, em Produção e Qualidade.

Geraldo Magela Araújo Morais, de 61 anos, assume a secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação. Ele é engenheiro civil, com especialização em Estruturas de Concreto Armado, perito em estruturas e avaliador com 32 anos de formação com prestação de serviços de Projetos na área de arquitetura, estrutura, terraplanagem e drenagem.

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município passa a ser ocupada por France-Jane Araújo Pereira, que atuou por 43 anos na Escola Estadual Leôncio de Araújo, sendo 23 anos como gestora escolar.

A secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social será comandada por Luciene Silva de Souza, pedagoga, pós-graduada em Serviço Social e Políticas Públicas. Servidora pública no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Já a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura será ocupada por Itaércio Marinho da Silva, empresário, do segmento de construções e montagens. Conforme o novo governo, nos últimos anos ele participou das principais obras de construções e montagens industriais do Brasil nos segmentos de geração de energia, petróleo, gás, fertilizantes e estaleiros, entre outros.

Quanto à pasta de Saúde, elencada como prioridade pelo prefeito, assim com a Educação, será necessária uma alteração de legislação para que a pessoa escolhida possa ser nomeada.

"Nós já estamos com a nossa equipe de saúde trabalhando, o que ocorre é que a nossa pessoa escolhida para iniciar é formada em Direito, em Administração, e com mais de 20 anos de experiência. Porém, a atual Norma Jurídica prevê que a pessoa [que assumir a secretaria] tem que ser formada em área específica de saúde. Eu penso que para ser gestor não necessariamente você precisa ser médico ou estar na área de saúde, você precisa de ter formação, principalmente na área de administração. Estamos aguardando algumas alterações, visto que essa lei tem alguns travamentos nesse sentido. Nos próximos 15 dias, já conversamos isso com a Câmara de Vereadores, será votado uma minirreforma, fazendo algum destravamento para que nós possamos ter liberdade, como gestor, de escolher as pessoas que nós achamos que vai ser melhor para cada função”, explicou o prefeito

Primeiras medidas
O novo chefe do Executivo timoteense disse que haverá ações focadas para os primeiros 100 dias de governo, mas que de imediato, será executada uma auditoria em contratos, licitações, patrimônio, entre
outros.

“Nós já estamos trabalhando com a equipe de transição e nossos primeiros passos agora é fazer uma verificação, uma auditoria em todas as áreas da prefeitura para que nós possamos tomar ciência de tudo aquilo que devemos saber, para já iniciarmos e finalizarmos o nosso projeto, o nosso plano de governo dos 100 dias, e assim nos próximos quatro anos também“.

Também será prioridade do governo durante os primeiros 100 dias, conforme explicado por Capitão Vitor, a publicação de um novo edital para o Hospital Municipal, visto que o contrato com a atual mantenedora se encerra em março, estabelecer um centro de cuidados de reabilitação de atendimento às famílias atípicas, e melhoria do transporte público.

Já para o próximo ano, a meta é a criação da Escola Cívico Militar, que segundo a administração municipal, reforçará e ampliará as habilidades dos estudantes, com prática de esportes, aulas de música e disciplinas extracurriculares.

Anderson Figueiredo
Prefeito também comentou sobre como encontrou a prefeitura e os principais desafios neste primeiro momentoPrefeito também comentou sobre como encontrou a prefeitura e os principais desafios neste primeiro momento

Problemas assumidos
Perguntado sobre o principal desafio neste primeiro momento, Capitão Vitor elencou o orçamento e folha de pagamento do funcionalismo público. Ele enfatizou que o primeiro ano será mais difícil, pois há muito a ser alinhado, uma vez que houve a necessidade de aumento no percentual de crédito adicional para que o pagamento dos servidores fosse realizado no final do ano.

“Assumimos uma Timóteo com uma folha de pagamento problemática, ultrapassando os 50%. Esses dados são públicos e estão disponíveis no Portal Transparência. Há municípios como o nosso, porém com mil cargos a menos. Vamos analisar os montantes que oneram a folha de pagamento”, destacou.

Segurança Pública
Indagado sobre a situação da segurança pública no município timoteense, o chefe do executivo frisou que a área é dever do Estado. No que tange à administração municipal, ele tentará implementar, caso haja necessidade, a Guarda Civil Municipal (GCM).

“A segurança pública é um direito de todos. Todos podem contribuir para a segurança da cidade. É um sonho nosso criar a guarda civil e ter mais viaturas nas ruas, mas sabemos que temos que ter condições de executar isso”, informou o prefeito.

Eventos
Questionado sobre a realização do carnaval e da Expo Inox, o prefeito informou que não há dificuldade em dialogar com os promotores de eventos. “Tendo verba e planejamento para executar o carnaval, vamos dar todo o apoio necessário. A Expo Inox já está consolidada no calendário de eventos da cidade, mas vamos dialogar para que este evento e todos os demais sejam aprimorados”.

Habitação
Uma portaria, liberando unidades habitacionais, foi publicada pelo governo federal no ano passado. O município de Timóteo não pode ser contemplado, pois não tinha um terreno para receber essas unidades. “Por falta de planejamento ficamos com esse prejuízo. O caminho para conseguirmos resolver esse problema da nossa cidade será buscar terrenos aptos a receberem habitações, através de verbas oriundas do governo federal, e estarmos preparados para realizar a contrapartida”, concluiu o prefeito.




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fábio

03 de janeiro, 2025 | 14:22

“Saliento duas questões: primeiro a secretaria de planejamento urbano não é para amadores. Não teremos um secretário especialista nessas questões. Isso é muito sério. Outro ponto é Escola Cívico Militares, será um retrocesso absurdo na educação de Timóteo. As escolas precisam de investimentos e não de policiais.”

Francisco de Magalhães Dias

03 de janeiro, 2025 | 12:27

“O Capitão começou bem com indicações aparentemente acertadas. Em minha opinião ele deveria, logo de inicio, fazer auditoria e inventário em todas as Secretarias e acertar a "casa" para que tenha maior controle e cobrar de cada Secretaria, maior produtividade, adequar o quadro de servidores eliminando cabides de empregos remanescentes.
Boa sorte ao novo Prefeito; que ele seja firme porém humano; seja acessível sem ter "rabo preso"; promova a geração de empregos, olhe com carinho para a periferia, implante a verdadeira segurança pública e verifique o desempenho dos Agentes de Trânsito analisando sua viabilidade.”

Glaucia

02 de janeiro, 2025 | 22:53

“O prefeito eleito só esqueceu de 1 detalhe muito importante, no meu ponto de vista: em nenhum momento falou na valorização dos servidores. A valorização dos servidores é 1 detalhe crucial; junto com a valorização, tbm digo q é muito importante a fiscalização dos setores , principalmente na área da saúde e educação.”

Paulo

02 de janeiro, 2025 | 21:27

“Tomara que não venha com estas bobagens de ideologias bolsonarista, pra atrapalhar o trabalho dos secretários.”

Geraldo

02 de janeiro, 2025 | 21:09

“Colocar pessoa como responsável da gestão da saúde sem uma formação especifica na área já foi feito pelo governo federal , na época da pandemia , e o resultado foi um desastre , , provocando a morte de dezenas de pessoas inclusive as de Manaus por falta de oxigênio . Será que o mesmo erro irá repetir ? Lembrando que vidas humanas não tem preço . Não se admite tentativas . Uma vida humana que se perde , por uma atitude impensada desta , é uma família sofrendo”

Verdade

02 de janeiro, 2025 | 14:48

“Se o prefeito cortar os cargos de gerentes,sub secretário,no geral os cargos comissionados a folha de pagamento chega a 20%na verba do município.”

Luiz Guilherme Jr

02 de janeiro, 2025 | 14:44

“Parabéns pela escolha da amiga e competente Assistente Social Luciene que prestou relevantes serviços a Assistência Social de Cel Fabriciano e desejo também sucesso a ela ao ex companheiro de Gestão Marcílio e toda equipe!
Abraços”

Valéria

02 de janeiro, 2025 | 14:41

“Se for criar a GCM do mesmo propósito de Ipatinga mg,nem precisa só vai aumentar a Folha de pagamento e não vai mudar nada na segurança, só se tiver parque Ipanema em Timóteo.”

Jose

02 de janeiro, 2025 | 11:46

“Secretário de Obras e Habitatação Geraldo Magela. Escolha perfeita. Super competente, experiente na área. Já vinha sempre sendo contratado por prefeitos anteriores. Nota 100 nesta escolha. Parabéns.”

Flávio Barony

02 de janeiro, 2025 | 11:41

“Devemos reconhecer que é um grupo com histórico técnico em suas respectivas áreas. Desejamos bom trabalho!!!”

Dercio Flaviano

02 de janeiro, 2025 | 10:29

“Quero parabenizar o nosso novo prefeito pelo critério de escolher uma equipe técnica para seu governo. Vai dar certo com certeza. ...”

Envie seu Comentário