04 de janeiro, de 2025 | 08:37
Municípios da região recebem novos profissionais do programa Mais Médicos
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoDez municípios da Região Metropolitana e Colar Metropolitano do Vale do Aço foram fortalecidos com novos profissionais do programa Mais Médicos, que prestarão serviços na atenção primária à saúde.
Nessa nova remessa de contratação e distribuição, as cidades de Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Ipaba, Dom Cavati, Mesquita, Santana do Paraíso e São João do Oriente terão direito a um profissional, cada. Ipatinga terá novos dois médicos pelo programa, enquanto Coronel Fabriciano fica com três e Timóteo, com quatro.
As informações foram repassadas pelo Ministério da Saúde (MS) à reportagem do Diário do Aço. Ainda de acordo com a pasta, em Minas Gerais, foram 574 novos médicos, totalizando 2.304 profissionais em atividade no estado.
O programa foi retomado pelo governo federal em 2023, com o intuito de ter profissionais nos municípios distantes dos grandes centros e nas periferias das cidades. O programa avançou, sobretudo, entre os municípios com maior vulnerabilidade social, onde cerca de 60% dos médicos estão.
Resultados
Os resultados alcançados nos últimos dois anos foram discutidos no Encontro Nacional das Referências do Programa Mais Médicos, no início de dezembro passado.
O Mais Médicos não se encerra em si mesmo. Ele é um meio potente e importantíssimo para viabilizar e fortalecer a Estratégia Saúde da Família”, afirmou o secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde (APS), Jerzey Timóteo, em palestra sobre a relação do programa com as principais iniciativas que constroem o primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).
O intuito do encontro foi, além de dar visibilidade às ações desenvolvidas, mostrar o papel importante que as referências regionalizadas têm para o sucesso do programa. As referências regionais do Ministério da Saúde são essenciais na gestão dos programas de provimento profissional na ponta do serviço, onde as pessoas moram, formam suas famílias e recebem atendimento. Elas são responsáveis por apoio técnico, orientações, mediações de conflitos, acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas. São como a ponte entre o ministério e os territórios.
2025 será o ano de consolidar nosso trabalho, metas e políticas que retomamos desde o início da gestão. Com o trabalho das referências regionais, comunicamos mais com gestores, profissionais e sociedade as políticas da atenção primária à saúde, ganhamos capilaridade sem perder de vista o nosso papel de formulador de políticas públicas”, destacou o diretor do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária, Wellington Mendes Carvalho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gildázio Garcia Vitor
05 de janeiro, 2025 | 20:41Sr. Cleiton, não é que está certíssimo! Nem eu, que adoro política, não aguentaria ninguém falando de política o tempo todo.. Com relação ao Sr. T, , eu é que não o aguento mais, devido às suas atuais "ideologias" políticas.
Sr. Henrique, parabéns e obrigado pelo comentário! Os meus alunos, todos eles, sem exceção, da Escola que citastes, mas também das outras, Deolinda, Chirlene e,até, da. Educafro., onde estou Professor voluntário desde 2009, também não gostam das minhas aulas.
Acho que deveria era aceitar os conselhos do Sr. Cleiton e aposentar de novo e ir pescar e curtir a família.”
Henrique
05 de janeiro, 2025 | 17:27Esse Gildazio já deu aula pra mim na escola quebrada Mayrink Vieira. Ninguém gostava das aulas kkkkkkkkkkkkkkkkkk”
Cleyton
05 de janeiro, 2025 | 14:22Gildasio,
Se trabalhasse com um cara bacana igual vc, que deve falar de política o dia todo eu pediria conta e iria pra outro lugar.
Mas pelo jeito, vc tem um monte de colega de trabalho, inclusive desconfia do Sr T que já não aguentam mais vc né.”
Gildázio Garcia Vitor
05 de janeiro, 2025 | 13:05Sr. Cleiton, um dos meus sobrinhos, que tem apenas 15 anos e muita inteligência "maldosa", tem certeza que o Sr. é um Professor bolsonarista e , para piorar, de História e/ou de Geografia que me conhece e já deve ter trabalhado comigo. Por isso, o seu comentário .me elogiando e aconselhando a mudar de vida. E está usando pseudônimo..
Se ele acertou, o seu nome começa com T.”
Gildázio Garcia Vitor
04 de janeiro, 2025 | 19:55Sr. Tião Marreta, muito obrigado!
Para ilustrar o seu belíssimo e coerente comentário, deixo, aqui, um Poema atribuído a Bertolt Brecht:
"O pior analfabeto ,é o analfabeto politico.
Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos.
políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
O preço do feijão, do prixe, da farinha,,
Do aluguel, do sapato e do remédio,
Depende das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que
Se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política.
Não sabe o imbecil,
Que da sua ignorância nasce a prostituta,
O menor abandonado,
O assaltante e o pior de todos os bandidos
Que é o político vigarista,
Pilantra, o corrupto e o espoliador
Das empresas nacionais e multinacionais".”
Israel Roberto de Amaral
04 de janeiro, 2025 | 19:43Meus amigos, boa tarde a todos, parabéns pelos comentários, mais eu sou Lula sempre,e apoio o programa mais médico pelo Brasil,um melhor programa do presidente Lula. Lula o maior líder político vivo que ainda existe, quando o Lula morre o mundo vai sentir falta principalmente os que hoje criticam ele.. grande líder viva Lula presidente do Brasil...... abraço........”
Rj
04 de janeiro, 2025 | 14:44Ô Justo, pode estudar sobre a educação cubana para descobrir que os açougueiros de lá são tão bons quanto os melhores açougueiros de cá, aqueles formados nas UFMG, USP, UFRJ, UFES, UFV, UFJF, UNB, Unicamp etc.
Agora, se for comparar com os formados na Bolívia, no Paraguai e, até, na Argentina, os nossos perdem feio.”
Tião Marreta
04 de janeiro, 2025 | 14:09Cleyton deixa de ser bobo e respeite um negócio chamado liberdade de expressão e livre arbítrio.
A liberdade de expressão é um direito fundamental que permite a qualquer pessoa expressar e divulgar suas ideias, opiniões, críticas e valorações sem impedimentos ou discriminações
Cuida da sua vida e deixe cada um ser livre para palpitar ou comentar.”
Justo
04 de janeiro, 2025 | 12:38Não sendo os açougueiros cubanos está ótimo”
Gildázio Garcia Vitor
04 de janeiro, 2025 | 12:24Sr. Cleyton, obrigado e parabéns pelo comentário!
Eu vivo politica desde os meus 14/15 anos, portanto, não dá para esquecer nem Lula, nem Bolsonaro, nem Zema, nem Gustavo e, muito menos, a Companheira Cida Lima e o meu amigo Marcelo Examinador, eleito à uma cadeira do nosso Legislativo pela primeira vez, que espero, se repita por muitas vezes.
Gostei do elogio: "bobão", sempre fui.
"Fiquei emocionado e chorei.
Sou fraco para elogios".
(Manoel de Barros)”
Cleyton
04 de janeiro, 2025 | 10:14Gildasio,
Deixa de ser bobão e vai curtir a vida, a cada dez comentário onze é política, vai viver a vida de boa, vc já está alienado, esse comentários é seu refúgio. Vai viajar, pescar, sair com a família e esquece Lula e Bolsonaro.”
Gildázio Garcia Vitor
04 de janeiro, 2025 | 05:18O que os nossos Prefeitos e seus eleitores bolsonaristas e/ou anti-PT, inclusive muitos dos meus colegas Professores, até das Ciências Humanas, têm a dizer sobre este Mais Médicos?”