04 de janeiro, de 2025 | 11:47
Em busca de um acordo salarial, trabalhadores da Usiminas aprovam estado de greve
Para segunda-feira está agendada nova rodada de negociações da Campanha Salarial 2024/2025
Os funcionários da Usiminas, Usiroll e Unigal, todas pertencentes ao mesmo grupo, aprovaram em assembleia, a implementação do estado de greve. Os operários foram convocados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Siderúrgicas, Metalúrgicas, Mecânicas de Ipatinga e Região (Sindipa) para a deliberação na sexta-feira (3). Em nota, a Usiminas afirma que mantem o diálogo com os representantes dos trabalhadores, com o objetivo de construir uma proposta que esteja alinhada aos limites financeiros da empresa e à realidade do mercado do aço e também concilie as necessidades dos metalúrgicos.
A votação ocorreu em duas sessões, das quais, primeira iniciada às 5h10 e concluída por volta das 7h40. A segunda começou às 17h e terminou às 19h30. Cerca de 75% dos trabalhadores que participaram da assembleia aprovaram o estado de greve.
Geraldo Magela, presidente do sindicato, explicou ao Diário do Aço que, de imediato, os trabalhadores não darão início à greve, visto que na próxima segunda-feira (6) está agendada uma nova rodada de negociação com representantes da Usiminas, em referência à Campanha Salarial de 2024/2025.
Nós vamos notificar a empresa na segunda-feira, que já temos uma reunião agendada, e mostrar a insatisfação dos trabalhadores com a situação que está hoje. As empresas têm 72 horas para manifestar e como nós já temos a reunião agendada para dia 6 às 14h, vai coincidir certinho com a data, do jeito que nós precisamos. Ela [Usiminas] fazendo uma proposta digna de ser apreciada, nós levamos para a assembleia, e se for rejeitada, continua a negociação”, esclareceu.
Motivo da pauta
De acordo com o sindicalista, essa decisão se dá pela insatisfação pelo tempo decorrido para se marcar uma nova reunião para negociar uma nova proposta, visto que a última foi rejeitada no dia 10 de dezembro do ano passado.
A assembleia rejeitou essa proposta por aproximadamente 80% dos votos. Oficializamos as empresas, Usiminas, Usirol e Unigal, e elas se posicionaram marcando uma nova rodada de negociação apenas para o dia 6 de janeiro, ou seja, 26 dias depois da resposta dos trabalhadores. Para que as empresas não continuem enrolando, tentando cansar os trabalhadores para conseguir fazer uma proposta ruim, um acordo ruim para os trabalhadores e bom para as empresas, o Sindipa convocou os trabalhadores dessas empresas para participar da assembleia e nós indicamos aprovar o estado de greve”, finalizou.
O que diz a Usiminas
No fim da manhã deste sábado a Usiminas enviou nota oficial em se posiciona sobre o andamento da negociação: A Usiminas informa que seguem as negociações com o Sindipa para construção de uma proposta para definição do Acordo Coletivo 2024/2025. A próxima reunião está agendada para segunda-feira, 6/1, quando continuará o processo de diálogo com o sindicato com o objetivo de construir uma proposta que esteja alinhada aos limites financeiros da empresa e à realidade do mercado do aço e também concilie as necessidades dos colaboradores”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mao Matou Meloes
07 de janeiro, 2025 | 12:11A China e a maior parceira comercial do Brasil a mais de 15 anos, e vem um desinformado falar que a culpa e do governo por conta do aço deles ser mais barato que o brasil kkkkkkkk, esses eleitores do bolsonaro passam vergonha a todo momento.30% de todo minério extraído em minas vai pra China, pergunta a vale se eles querem tarifar os chineses.”
Jose
06 de janeiro, 2025 | 06:37Simplesmente trabalho escravo esse da Usiminas. Quem entra fica até aposentar, não consegue se qualificar em mais nada, é tirado lhe o tempo e a vida até a chegada da morte e pra ganhar essa miséria, trabalhando de Uber ou motorista particular, faz seu proprio horário e ganha mais que a empresa pretende pagar. Tolice se manter por uma vida só trabalhando para conseguir manter apenas a cerveja em finais de semana. Enquanto a empresa bate recorde em lucratividade a cada trimestre.”
Joao de Deus
05 de janeiro, 2025 | 22:15No fim a nova proposta vai trocar apenas 6 por meia dúzia e vai ser aprovada.”
Paulo
05 de janeiro, 2025 | 20:47? nestas horas que todo mundo quer um sindicato forte”
Justo
05 de janeiro, 2025 | 14:56aos q dizem q ipatinga tm os pior salario ,me de informacoes de luga melhor pois nao conheco, cada regiao tem sua realidade seu custo de vida ,e aq no vale do aco a usiminas e uma das melhores empresas q tm piso salarial mais de 2 k va mais 500 ,estabilidade ,p ser mandado embora tm q ta merecendo ,tem melhora salarios sim va , mas dentro da realidade ...cada regiao cada estado e uma realidade diferente uma das outras.....”
Rj
05 de janeiro, 2025 | 14:46Ô Charles, deixe de ser mal informado, foi o seu Minto Inelegível que deixou as tarifas alfandegárias, para importação de aço da China, muito abaixo da média mundial. O governo Lules é que aumentou, em abril de 2024, um pouco as tarifas e criou cotas de importaçao
para a importação do aço chinês.”
Cristiano
04 de janeiro, 2025 | 22:30Que isso Carlos, precisa mandar ninguém embora pra você entrar na Usiminas não! Só você jogar seu curriculum, dependendo dos requisitos que estiver nele, você está fichado na hora.”
Camarada Mao
04 de janeiro, 2025 | 18:06Cidadão reclamando do aço chinês, trabalhando com maquinário da estatal, porque a privatização gananciosa não investe na empresa e obriga o peão a ter produtividade da china com computador quântico na fábrica. Qualquer estatal chinesa é melhor que essa porcaria privatizada. Agradeça seu capitalismo imundo.”
Chupsco
04 de janeiro, 2025 | 17:49Só acho que se for pra fazer greve ,tem que fazer logo e não ficar de mi mi.
Pq do jeito que está faltando mão de obra no vale do aço quero ver se a usiminas tem peito mesmo pra manda muitos funcionários embora.”
Charles Cancillier Bratti
04 de janeiro, 2025 | 17:16Com o aço chinês subsidiado entrando aqui sem nenhuma barreira tarifária, fica difícil para a usiminas pagar melhor e quem sofre é o trabalhador. Culpa disso tudo é do governo lules que não protege a indústria nacional, optando pelo aço chinês”
João
04 de janeiro, 2025 | 16:06Resposta Zé doido, aposentado voltando a trabalhar, por que a relação de 3 trabalhador pra bancar 1 Aposentado está chegando, e sabe-se lá se seu filho vai estar Aposentado quando chegar a hora.
E com este governo perdulário, que não move uma palha pra diminuir dívida pública.”
Motoboy Sincero
04 de janeiro, 2025 | 12:55Não desejo nem pro meu pior inimigo trabalhar na área da Usiminas Deus e mais catar papelão e bem melhor”
Viewer
04 de janeiro, 2025 | 12:44Quem trabalha lá e não gosta do salário que peça demissão e procure um que paga melhor.”
Carlos
04 de janeiro, 2025 | 10:02Obrigado pelo elogio "vai estudar Carlos"o que posso fazer para vc é apenas orar para DEUS abençoar sua vida.”
Carlos Silva
04 de janeiro, 2025 | 09:24Normal,,todo ano é isso,o funcionário acha q vai receber um pouco do lucro e a usina faz isso....a Usiminas ainda não acordou”
Zé Doido
04 de janeiro, 2025 | 07:31O João, aposentado que quer voltar a trabalhar é porque o salário não está dando pra pagar as contas, simples assim, deveriam ter se planejado antes de se aposentar pra não ficar se sujeitando por esmolas como é aí sua sugestão.
Você deveria ter vergonha de se colocar assim, por essas e outras que Ipatinga tem um dos piores salários do Brasil, devido à essa falta de bom senso, complexo de escravo e acomodação do lado dos trabalhadores e ganância e exploração por parte dos empregadores.
#SemGranaÉGrave
#SemGranaÉGreve”
Vai Estudar Carlos
04 de janeiro, 2025 | 06:29Carlos, deixa de ser aproveitador da desgraça do próximo e vai estudar, vagabundo.”
Chaves
04 de janeiro, 2025 | 03:52Resposta ao Carlos: não precisa ir ninguém embora para você trabalhar na Usiminas, é só vc fazer inscrição na portaria do bom retiro ou nas campanhas que a empresa faz nas redes sociais e no parque Ipanema que em poucos dias estará trabalhando nela.”
Paulo
03 de janeiro, 2025 | 22:18Até sei quem é esse Carlos kkkkk chato demais no LinkedIn”
Zé Doido
03 de janeiro, 2025 | 21:59Parabéns Magela e toda diretoria do Sindipa, a Usiminas e empreiteiros ganham muito dinheiro em cima dos trabalhadores e esses não são respeitados de nenhuma forma, financeiramente então, nem se fala.
Foi-se a época que o sindicato dos metalúrgicos tinha uma diretoria pelega e corrupta que jogavam contra os peões, hoje sim, o sindicato tem diretoria de verdade.
Nenhum Direito A Menos, Avançar Sempre!”
Murac
03 de janeiro, 2025 | 21:20Um cabeça oca como esse é que faz a felicidade dos empresários.”
João
03 de janeiro, 2025 | 20:13Tem muito aposentado querendo voltar ativa, a empresa que não quer.”
Elizabeth dos Santos Oliveira
03 de janeiro, 2025 | 19:56Oh carloskkkk leva seu currículo lá ,tenho certeza que seu sonho se torna realidade né difícil não.”
Iair
03 de janeiro, 2025 | 19:28Tá vendo porque foi bom o governo Lula voltar com a contribuição sindical obrigatória?! Com ela nosso sindicato é mais forte e luta pelo trabalhador. Deviam fazer a cobrança uma vez por semestre”
Carlos
03 de janeiro, 2025 | 17:02Meu sonho é trabalhar na Usiminas,se tiver greve e mandar embora,vai ter vaga,quero trabalhar nesta empresa S/A .”