08 de janeiro, de 2025 | 14:32

Governador Valadares será contemplada com UBS capaz de ofertar 500 mil atendimentos mensais

Divulgação Renova
Unidade Básica de Saúde de Porte V, que integra o Novo PAC, será construída em breve na cidade do Leste mineiroUnidade Básica de Saúde de Porte V, que integra o Novo PAC, será construída em breve na cidade do Leste mineiro

O estado de Minas Gerais será beneficiado com a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte V, sendo duas no município de Contagem, uma em Governador Valadares e uma na capital, Belo Horizonte, aprovadas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Essas unidades fazem parte de um total de 38 UBSs de Porte V que serão construídas em diversas regiões do país. Cada uma dessas unidades terá capacidade para ofertar até 500 mil atendimentos mensais, além de contar com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB), informou o governo federal esta semana.

“Com a publicação da planta da Unidade Básica de Saúde de Porte V, concluímos todos os materiais necessários para a construção das unidades de saúde dentro do novo PAC”, afirma o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.

As UBSs terão uma área construída de cerca de 1.000 m², distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos como os portes anteriores (1 ao 4).

Principais destaques do projeto
Núcleo de Acesso e Acolhimento: Ampliação da área de espera, com 72 lugares; Maior infraestrutura de apoio logístico, com novos sanitários, incluindo banheiro família.

Núcleo de Cuidado Integral e Assistência Farmacêutica: Expansão para 19 consultórios: 4 ginecológicos, 7 odontológicos, 3 interprofissionais e 5 para atendimento médico e de enfermagem.

Núcleo de Práticas Coletivas: Sala ampliada para promoção de ações de saúde comunitária, fortalecimento da participação social e educação em saúde.

Núcleo Administrativo e de Trabalho em Equipe: Instalações aprimoradas para conforto e integração das equipes multiprofissionais; Anfiteatro para eventos, seminários e educação permanente; “Sala de Simulação Realística, Ensino e Pesquisa”, destinada à qualificação e treinamento profissional na atenção primária.

Mantendo os conceitos e soluções das UBS menores (Portes I a IV), a de Porte V apresenta maior capacidade de atendimento, infraestrutura aprimorada e diversidade de serviços.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cirilo

08 de janeiro, 2025 | 22:31

“Perguntar não ofende, é 500 mil atendimentos mês?
E isto mesmo?
Dividido 30 dias, são mais 15 mil atendimentos por dia, um médico num plantão semanal 20 horas, se atender, 1 paciente cada 5 minutos, atende 240 pacientes semana, X 4 semanas 920 atendimentos mês.x 500 médicos, e isso mesmo.
Me desculpe a minha ignorância.”

Gildázio Garcia Vitor

08 de janeiro, 2025 | 15:47

“"Brasil, com União, ou sem, Reconstrução". O que o Prefeito-Coronel Sandro (PL), pensa sobre esta importante obra do governo Comunista?”

Envie seu Comentário