09 de janeiro, de 2025 | 07:42

Radar é removido da BR-458 para reparo, afirma Dnit

Equipamento foi danificado duas vezes, em menos de 24 horas, antes mesmo de entrar em funcionamento

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Equipe esteve na BR-458 no começo da noite de ontem e removeu as peças danificadas Equipe esteve na BR-458 no começo da noite de ontem e removeu as peças danificadas

O famigerado radar, instalado em um trecho da BR-458, em frente ao loteamento Parques do Vale e próximo à rotatória de acesso à Lagoa Silva, foi removido no começo da noite de quarta-feira (8). Na noite anterior (terça para quarta-feira), pela segunda vez, o equipamento foi alvo de vandalismo. No local onde foi instalado havia uma placa indicando que o limite de velocidade era de 50km/h. "Como se fosse possível passar a mais de 50km/h neste trecho esburacado", protestaram motoristas.

Procurado pela reportagem, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou por meio de nota que "a empresa responsável pelo radar fará reparos no equipamento". A autarquia também confirmou ao Diário do Aço que o equipamento será recolocado em futuro próximo e oportuno.

O radar não chegou a ser ligado, pois após a instalação, são necessários testes para aferição do sensor de velocidade e ajustes.

Quarta-feira, mais uma vez, o cojunto do radar foi encontrado danificado e uma das peças caída à margem da pista, com a base danificada por impacto causado por um veículo.

A estrutura, que já tinha sido recuperada anteriormente, não foi novamente revitalizada, mas sim, removida por técnicos da empresa concessionária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transprotes (Dnit), no começo da noite de quarta-feira.

Conforme noticiado, na terça-feira (7), e chegou a ser recuperado.
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Equipamento foi danificado quarta-feira, pela segunda vez, antes mesmo de entrar em funcionamento Equipamento foi danificado quarta-feira, pela segunda vez, antes mesmo de entrar em funcionamento

Entretanto, havia intensa mobilização de motoristas, revoltados com a precariedade do trecho rodoviário, marcado por ondulações na pista e por crateras que surgiram no período chuvoso. O presto saiu das páginas da internet e ganhou corpo, quando o equipamento foi alvo do primeiro protesto e destruido na noite de terça-feira, conforme mostra o vídeo abaixo.



O que diz o Dnit?
Procurado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio de uma nota enviada à redação, esclareceu que o radar irá monitorar apenas o fluxo de veículos no sentido Ipatinga a Ipaba, e não havia previsão para instalação de outro equipamento no trecho.

Ainda conforme a autarquia federal, a empresa responsável pelo radar estava no aguardo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a aferição. A expectativa era que o equipamento entrasse em operação no fim deste mês de janeiro.

Por que o radar naquele trecho?
Indagado sobre o que motivou a instalação do novo medidor de velocidade, o Dnit salientou que a iniciativa foi “baseada nas ocorrências de trânsito e fatores de riscos que o local possui".

“Assim, a verificação da necessidade é por meio da Instrução Normativa nº 43/2021 do Dnit”, acrescentou a nota. “Os medidores têm como objetivo principal monitorar e fiscalizar a velocidade dos veículos, de modo a garantir que os condutores respeitem os limites de velocidade estabelecidos, ajudando a prevenir sinistros e a melhorar a segurança viária no local”.
Usuários da rodovia estavam indignados porque radar foi instalado em trecho permeado por crateras e ondulações históricas na pista em frente ao loteamento Parques do Vale Usuários da rodovia estavam indignados porque radar foi instalado em trecho permeado por crateras e ondulações históricas na pista em frente ao loteamento Parques do Vale

Obras na rodovia
O radar foi instalado em um trecho com verdadeiras crateras na pista de rolamento. A situação gerou indignação de usuários da rodovia e de moradores da região. Em vídeo recebido pela redação do Diário do Aço, um motorista demonstra seu descontentamento com as condições da rodovia federal.

“A estrada caótica do jeito que está, e amanhecemos com essa surpresa. Uma pista toda esburacada, em tempo de causar acidentes e tivemos essa surpresa”, criticou.

O Diário do Aço questionou o órgão federal sobre a previsão de melhorias na pista, visto que estava previsto um investimento de cerca de R$ 30 milhões por parte do Dnit, para a execução de serviços “de recapeamento, tapa-buracos, manutenção dos dispositivos de drenagem e sinalização”.

A autarquia respondeu que o contrato com a empresa responsável já está assinado, e a companhia está em processo de mobilização para exercer as atividades previstas.

“Com relação às condições do pavimento da rodovia, o Departamento informa que o contrato com a empresa responsável pela manutenção da rodovia já foi assinado e a mesma já recebeu a autorização para iniciar os serviços. Atualmente a empresa está em processo de mobilização, com contratação de pessoal e equipamentos. Nos próximos dias devem iniciar os trabalhos no trecho”, comentou o Dnit.

O contrato firmado é do tipo Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO), com a execução de serviços de manutenção e para conservação e recuperação. Vale ressaltar que nos últimos anos a rodovia já passou por recuperação de trechos atingidos por deslizamentos de terra em Ipaba e Iapu, além da correção de duas crateras que colocavam em risco a segurança de quem passava pelo local, uma perto do Posto Beira Rio, na saída do loteamento Parques do Vale para Ipaba e outra perto do trevo de Bugre, em Iapu.
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Comentários

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Direto

09 de janeiro, 2025 | 13:03

“Pedagio foram instalados em 2023 na 116”

Marciney Pereira de Alvarenga

09 de janeiro, 2025 | 12:15

“Está ae a importância da população, temos que reivindicar nossos direitos, a união faz a força, temos o poder nas mãos, temos que ter sabedoria, para poder cobrar, temos que nos unir e boicotar todas coisas que não nos favorece, como o preço da carne, gasolina e outros.”

Tata

09 de janeiro, 2025 | 12:14

“Arrumar a via é o principal ao invés de radar!
Quanto tempo tem q esse trecho esta desse jeito.
Por favor né.”

Leitor

09 de janeiro, 2025 | 11:48

“O Jornal deveria fazer um contribuição social e notificar ao Dnit que o local de acidentes não é este e sim mais a frente que envolve entrada da lagoa e posto de combustíveis”

Junior

09 de janeiro, 2025 | 11:30

“Engraçado posso estar errado mas não lembro de acidentes nesse local aí que estatísticas são essas aí ???
(Estatísticas quero ganha dinheiro dos motoristas)”

Antônio

09 de janeiro, 2025 | 09:14

“Gostaria que o repórter solicitasse ao DNIT o relatório das ocorrências de acidentes ocorridas no local
"Considerando os riscos e histórico de ocorrências no local"”

Adenilson Emerick da Cunha

09 de janeiro, 2025 | 09:02

“Interessante o radar ser instalado, aquele e outros devido ao relato de alta incidência de acidentes. O que causa maus acidentes, a pista mal conservada ou a velocidade?”

Charles

09 de janeiro, 2025 | 08:45

“Finalmente tivemos uma vitória! Agora so falta recapearem o trecho, pois la esta horrivel, esta até parecendo a vila do tatu, ha cada 10 metros, um buraco.”

Motorista

09 de janeiro, 2025 | 08:11

“O povo está cansado de ser feito de otário. Agora falta resolver os pedágios absurdos, implantados na época do Tarcísio de Freitas/Bolsonaro no governo federal, na BR-116. Um absurdo, pagar aquele pedágio em rodovia de pistas simples.”

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