10 de janeiro, de 2025 | 08:30

Famílias fabricianenses desalojadas devido à enchente são incluídas no programa Aluguel Social

Governo municipal divulga balanço de ações sociais, projeto de lei e execução de obras para sanar os principais problemas deixados pelo temporal do ano passado

Reprodução vídeo
Ponte ainda sem prazo para ser liberada, sendo essa apenas uma das consequências da tempestade que castigou a cidadePonte ainda sem prazo para ser liberada, sendo essa apenas uma das consequências da tempestade que castigou a cidade
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
No dia 17 de dezembro de 2024, o município de Coronel Fabriciano foi fortemente atingido por um temporal, que culminou em enchentes que invadiram casas em diversos pontos da cidade e causou danos que perduram até hoje, 24 dias depois.

Uma semana após a forte chuva, os dados da Secretaria de Governança de Assistência Social apontavam que 2.067 famílias foram atingidas, afetando 4.928 pessoas. Deste total, 868 pessoas ficaram desalojadas e 14 famílias desabrigadas.

Desabrigado é aquele que perdeu a casa e está em um abrigo público. O desalojado teve de deixar sua casa – não necessariamente a perdeu – e não está em abrigos, mas sim na casa de um parente, amigo ou conhecido, por exemplo.
Uma das medidas tomadas pela administração local foi inserir 23 famílias no programa federal Aluguel Social, atendendo as pessoas que tiveram suas moradias danificadas e que estão impossibilitados de retornar para suas casas. A informação foi repassada ao Diário do Aço pelo governo municipal.

O programa fornece ajuda financeira para o pagamento de aluguel de imóvel residencial a famílias que se encontram sem moradia devido a calamidades públicas. Alguns exemplos são tempestades, enchentes, desabamentos, incêndios, epidemias, entre outros desastres que causem sérios danos às comunidades afetadas.

Além disso, conforme a Secretaria de Governança de Assistência Social, 2.056 famílias foram cadastradas e continuam recebendo assistência integral. “As ações de apoio incluem a distribuição de cestas básicas (120 entregues até o momento), marmitex (13.621 fornecidos), materiais de limpeza e higiene pessoal, fraldas infantis, leite, água potável, kits dormitório (colchão D28, manta, kit lençol com elástico + lençol sem elástico, toalha de banho e toalha de rosto) e colchões”, informou em nota.

Visitas
As equipes responsáveis pelo atendimento emergencial visitam, em média, 250 residências por dia, entregando cerca de 700 donativos diários às famílias afetadas. “Esse esforço tem sido fundamental para garantir a dignidade e o bem-estar dos moradores que tiveram suas casas comprometidas pelo desastre”, explicou o governo.

Recupera Fabri
Silvia Miranda
À época, tempestade deixou mais 800 moradores desalojadosÀ época, tempestade deixou mais 800 moradores desalojados

Conforme já foi divulgado anteriormente, a administração municipal lançou o Programa Recupera Fabri, que disponibilizará recurso de R$ 5 milhões para apoiar as famílias cadastradas que sofreram perdas significativas, seja total ou parcial, de seus bens. Até o dia 3/1 as famílias puderam se cadastrar para terem direito ao benefício.

Para a liberação desse recurso financeiro, o Executivo enviará um projeto de lei à Câmara Municipal de Vereadores, que será discutido e votado em uma reunião extraordinária.

Ponte sobre o rio Caladão
Quanto à ponte sobre o ribeirão Caladão, localizada na avenida Rubens Siqueira Maia, ligando o Centro de Coronel Fabriciano ao bairro Santa Terezinha, o governo fabricianense informou que a empresa Copasa já foi devidamente notificada.

A passagem foi interditada dia 23 de dezembro, por risco de queda. A chuva provocou a queda de um barranco na cabeceira da ponte, causando a erosão que comprometeu a estrutura da ponte e o asfalto. Imagens recentes revelam que o asfalto próximo à cabeceira no bairro Santa Terezinha está ainda mais prejudicado. “A prefeitura está adotando todas as medidas legais necessárias para realizar os reparos indispensáveis, assegurando a integridade e a segurança da ponte”, esclarece a administração.

Leia também:
Prefeito de Fabriciano anuncia aporte de R$ 10 milhões para auxiliar atingidos pela enchente
Ameaçada de cair, ponte é interditada em Coronel Fabriciano
Quarta-feira de trabalho para reparar estragos da chuva em Coronel Fabriciano

Estrada do Cocais recebe manutenção para ser reaberta



Estrada que liga a sede do município à Serra dos Cocais, interditada no dia 30 de dezembro, tem recebido intervenções para a sua liberação. “No primeiro trecho, onde é feito o calçamento, a empresa responsável pelo contrato já iniciou o levantamento dos danos causados pela chuva de 17/12 e deu início aos reparos necessários. Já no trecho da Serra que obstruiu a via, trata-se de uma área particular, onde o proprietário foi notificado e multado pela prefeitura”, aponta a nota.

A administração argumenta que a venda de pequenos terrenos na serra levou a escavações inadequadas, executadas sem projetos estruturais, o que resultou no deslizamento de talude para a estrada. “Por questões de segurança, a prefeitura fez uma avaliação técnica no local e decidiu interditar imediatamente o acesso à área e à estrada. Mesmo assim, o proprietário da área e alguns usuários têm insistido em utilizar o trecho, desobstruindo a via sem a devida autorização”, continua a nota.

A estrada continuará interditada até a conclusão de um estudo técnico mais criterioso, que será promovido para corrigir as irregularidades e garantir a reabertura com total segurança.

“A Prefeitura de Coronel Fabriciano reafirma seu compromisso de solidariedade e apoio às famílias atingidas, mantendo a mobilização de esforços para a recuperação e assistência às vítimas do desastre”, finaliza a atual gestão.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário