15 de janeiro, de 2025 | 17:30
Projeto Agregando Arte abre seleção para turma de 2025
Rodrigo Zeferino/Divulgação
Em seu segundo ano, formação alia arte, sustentabilidade e economia criativa
Os interessados em aprender a criar obras de arte, peças decorativas, biojoias e brindes corporativos com o agregado siderúrgico, coproduto gerado a partir da fabricação do aço, já podem se inscrever para o curso do projeto Agregando Arte - Ano II”. As inscrições estão abertas até o dia 26 de janeiro, às 18h, e devem ser feitas pelo link na bio do Instagram @agregando_arte. Serão selecionadas 20 pessoas para a formação, e o resultado será divulgado em 31 de janeiro. Em seu segundo ano, formação alia arte, sustentabilidade e economia criativa
Esta será a segunda turma da formação que alia arte, sustentabilidade e economia criativa. O projeto é realizado pela artista plástica Rosane Dias e busca promover a capacitação técnica, o posicionamento profissional, a geração de trabalho e renda e, consequentemente, estimular a economia criativa da região. O projeto conta com patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Pesquisa inédita
Por meio do projeto Agregando Arte, Rosane Dias irá compartilhar as suas técnicas criadas a partir de uma pesquisa inédita que desenvolve desde 2016
De forma totalmente artesanal, a artista transforma a matéria-prima em tintas, produzindo cores inspiradas na região do Vale do Aço, e uma massa que possibilita a criação de objetos tridimensionais, como biojoias, objetos de decoração e brindes.
Estamos muito orgulhosos com os bons resultados obtidos na primeira turma e, portanto, com muita energia para abrir o segundo ano do Agregando Arte. A parceria da Usiminas nesse processo foi e continua sendo fundamental para o sucesso do projeto”, declara Rosane Dias.
Conteúdo do curso
As aulas começam no dia 3 de fevereiro. Com duração de oito meses, em aulas semanais, o curso aborda conteúdos que vão desde a identificação com a cultura e identidade territorial, passando pelas técnicas de preparação, pigmentação e utilização do agregado siderúrgico, sensibilização para o design até a parte do empreendedorismo, para criar produtos artesanais originais e sustentáveis. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site www.agregandoarte.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]