15 de janeiro, de 2025 | 14:12
Vazamento de esgoto: temporal evidencia problema antigo em Ipatinga
Notícia atualizada às 16h51Débora Anício
O esgoto vazado em bueiros do bairro Bethânia piora a situação das vias em tempo de chuva intensa
O esgoto vazado em bueiros do bairro Bethânia piora a situação das vias em tempo de chuva intensa
O temporal de domingo (12) deixou um rastro de destruição no Vale do Aço, principalmente em Ipatinga e Santana do Paraíso, que somaram 11 mortos por causa de deslizamentos de terra. Além de todos os transtornos causados à população nesta semana, problemas antigos voltaram à tona em Ipatinga.
Exemplo disso é o vazamento de esgoto recorrente na avenida José Cândido de Meire, no bairro Bethânia, esquina com a rua Ancara. O Diário do Aço já publicou reportagem a respeito dessa situação no início de 2023. Conforme os moradores, sempre que cai uma chuva mais intensa, o esgoto vaza do bueiro e ocupa vários metros da avenida, causando mau cheiro. Além disso, quem transita pelo local, seja a pé ou em algum veículo, precisa desviar dos grandes poços de esgoto para não se sujar de uma água imunda.
A via já está tomada pelo barro por causa da chuva dos últimos dias, e o vazamento não permite nem ao menos que este barro seque, pelo contrário, criou um verdadeiro lamaçal escorregadio no local.
Além desse trecho, também há vazamento de esgoto numa rua próxima, a Pequim. A situação se estende desde domingo, sem ter tido uma solução até o momento.
Solução
No meio da tarde de quarta-feira, a Copasa informou que enviou uma equipe operacional aos endereços. No fim do dia, a estatal comunicou que, após vistoria, foi constatado que a rede de esgotamento sanitário está entupida com areia. Como será preciso um caminhão hidrojateador para solucionar a ocorrência, o serviço será feito logo na manhã desta quinta-feira (16).
É importante entender que a obstrução da rede coletora e o transbordamento do esgoto nas vias públicas podem ser provocados pelo lançamento indevido da água de chuva nas redes coletoras ou entupimento ocorrido devido ao uso incorreto da rede de esgotamento sanitário com descarte de resíduos sólidos na tubulação”, pontuou a Copasa. Os clientes devem estar atentos ao uso correto da rede de esgotamento sanitário, evitando o descarte de resíduos sólidos na tubulação de esgoto, além de não usar o vaso sanitário como lixeira e evitar o lançamento de águas pluviais no sistema de esgotamento, para que não ocorra esse tipo de transtorno”, alertou.
VEJA MAIS:
Mau cheiro provocado por vazamento de esgoto volta a atormentar moradores no Bethânia
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]