17 de janeiro, de 2025 | 16:10

Enchente em Fabriciano completa um mês e município busca recursos para a reconstrução de áreas atingidas

Divulgação
Técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram na prefeitura para avaliar as obras necessáriasTécnicos da Defesa Civil Nacional estiveram na prefeitura para avaliar as obras necessárias

O temporal que provocou enchentes que atingiram Coronel Fabriciano completou um mês nesta sexta-feira (17). A chuva do dia 17 de dezembro impactou diretamente cerca de 2.261 pessoas, sendo que 23 delas não puderam voltar para casa e foram incluídas no programa Aluguel Social do município. Até o dia 17, o município sente os efeitos da tempestade que deixou problemas estruturais em várias ruas, casas e pontes.

O governo informa que, ao longo deste período, diversas ações estão sendo feitas para apoiar os atingidos, incluindo a limpeza da cidade, distribuição de donativos e a recuperação parcial das áreas danificadas. Para minimizar os impactos deste período chuvoso, o Executivo destaca que permanece trabalhando para garantir que todos os atingidos tenham acesso aos recursos e à assistência essencial.

Muitas áreas foram danificadas e para recuperação, a prefeitura precisará de recursos federais para reestruturação. Nesta quinta-feira (16), técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram na prefeitura para avaliar as obras necessárias. A visita incluiu uma reunião com o prefeito Sadi Lucca, o secretário de Governança, Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Geraldo Magela. Juntos, eles fizeram inspeções técnicas para identificar as áreas mais afetadas e discutir estratégias para pleitear os recursos necessários à recuperação.

“Nosso objetivo é apoiar o município na documentação necessária para a decretação da situação de emergência e solicitação de reconhecimento federal. Com esse reconhecimento, o município poderá acessar recursos disponíveis na Defesa Civil Nacional e no Ministério da Integração Nacional, voltados para ações de socorro, assistência, restabelecimento e reconstrução”, afirmou Janary Picanço, Coronel da Defesa Civil.

Durante a visita, foi destacado que mais de 30 áreas do município foram impactadas. “Nossa missão é apresentar aos técnicos da Defesa Civil Nacional as áreas mais afetadas e as condições encontradas, para que possamos pleitear os recursos necessários à recuperação da cidade. Além disso, apresentaremos projetos e planilhas detalhadas, que serão inseridos na plataforma S2ID da Defesa Civil Nacional. Com isso, poderemos alinhar os pontos essenciais para garantir o acesso aos recursos e atender de forma eficaz a população afetada”, explicou Douglas Prado.

Para o prefeito Sadi Lucca, essa ação será fundamental para reestruturação de parte da cidade. “A ação é muito importante, pois busca garantir agilidade na formalização do pedido de recursos federais e, consequentemente, a recuperação das áreas danificadas, além de promover a assistência necessária à população de Coronel Fabriciano”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário