17 de janeiro, de 2025 | 16:10
Enchente em Fabriciano completa um mês e município busca recursos para a reconstrução de áreas atingidas
Divulgação
Técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram na prefeitura para avaliar as obras necessárias
Técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram na prefeitura para avaliar as obras necessárias
O temporal que provocou enchentes que atingiram Coronel Fabriciano completou um mês nesta sexta-feira (17). A chuva do dia 17 de dezembro impactou diretamente cerca de 2.261 pessoas, sendo que 23 delas não puderam voltar para casa e foram incluídas no programa Aluguel Social do município. Até o dia 17, o município sente os efeitos da tempestade que deixou problemas estruturais em várias ruas, casas e pontes.
O governo informa que, ao longo deste período, diversas ações estão sendo feitas para apoiar os atingidos, incluindo a limpeza da cidade, distribuição de donativos e a recuperação parcial das áreas danificadas. Para minimizar os impactos deste período chuvoso, o Executivo destaca que permanece trabalhando para garantir que todos os atingidos tenham acesso aos recursos e à assistência essencial.
Muitas áreas foram danificadas e para recuperação, a prefeitura precisará de recursos federais para reestruturação. Nesta quinta-feira (16), técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram na prefeitura para avaliar as obras necessárias. A visita incluiu uma reunião com o prefeito Sadi Lucca, o secretário de Governança, Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Geraldo Magela. Juntos, eles fizeram inspeções técnicas para identificar as áreas mais afetadas e discutir estratégias para pleitear os recursos necessários à recuperação.
Nosso objetivo é apoiar o município na documentação necessária para a decretação da situação de emergência e solicitação de reconhecimento federal. Com esse reconhecimento, o município poderá acessar recursos disponíveis na Defesa Civil Nacional e no Ministério da Integração Nacional, voltados para ações de socorro, assistência, restabelecimento e reconstrução”, afirmou Janary Picanço, Coronel da Defesa Civil.
Durante a visita, foi destacado que mais de 30 áreas do município foram impactadas. Nossa missão é apresentar aos técnicos da Defesa Civil Nacional as áreas mais afetadas e as condições encontradas, para que possamos pleitear os recursos necessários à recuperação da cidade. Além disso, apresentaremos projetos e planilhas detalhadas, que serão inseridos na plataforma S2ID da Defesa Civil Nacional. Com isso, poderemos alinhar os pontos essenciais para garantir o acesso aos recursos e atender de forma eficaz a população afetada”, explicou Douglas Prado.
Para o prefeito Sadi Lucca, essa ação será fundamental para reestruturação de parte da cidade. A ação é muito importante, pois busca garantir agilidade na formalização do pedido de recursos federais e, consequentemente, a recuperação das áreas danificadas, além de promover a assistência necessária à população de Coronel Fabriciano”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]