06 de fevereiro, de 2025 | 09:30
Governador Romeu Zema deve participar do evento de Assunção da BR-381 em Belo Oriente
Movimento cobrará investimento em rodovias estaduais para serem vias alternativas durante obras na BR-381
O governador Romeu Zema (Novo) deve participar do evento Máquinas nas Pistas", em Belo Oriente, que marca o início da operação da concessionária Nova 381 no trecho entre o trevo de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A informação foi repassada por uma fonte, que esteve em contato com Pedro Bruno, secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade.
A cerimônia está marcada para começar às 13h30 desta quinta-feira, às margens da BR-381 e próximo à Cenibra. Também estarão presentes Renan Filho, ministro dos Transportes, e de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, Marcelo Boaventura, diretor-presidente da Nova 381, Guilherme Theo Sampaio, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.
Clésio Gonçalves, coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381, afirma que irá aproveitar a presença do chefe do Executivo mineiro para reivindicar melhorias em rodovias estaduais próximas à BR-381, para que suportem o aumento de fluxo e também sirvam de rotas alternativas no momento em que as obras de duplicação se intensificarem.
A estrada que liga o trevo da BR-381 com Itabira, e Itabira à Nova Era, e a estrada que liga Nova, São Domingos do Prata e BR-262. As duas estradas precisam de melhorias para suportar o fluxo de veículos durante a duplicação. E a principal rodovia que temos interesse é o chamado contorno de Timóteo, que precisa que seja feito um projeto e a execução da obra. Ela vai ligar a LMG-760 e MG-320 com a BR-262. Assim, ela será uma via alternativa, principalmente quando houver obras entre Nova Era e Ipatinga”, explicou Clésio.
Concessão
A Nova 381, vinculada ao grupo 4Um FIP, venceu o leilão da rodovia com uma proposta que aliou menor tarifa de pedágio e compromissos de investimento. Com a concessão de 30 anos, estão previstos mais de R$ 9 bilhões em investimentos e a geração de cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos.
Conhecida como rodovia da morte” devido ao histórico de acidentes, a BR-381 foi alvo de promessas de melhorias por décadas. O leilão que possibilitou a concessão só foi concretizado em agosto de 2024, após três tentativas frustradas.
O projeto prevê a instalação de cinco praças de pedágio, localizadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A tarifa básica inicial deve ficar entre R$ 10,75 e R$ 13,75, mas pode ser reajustada após a duplicação da rodovia e outras melhorias. A cobrança começará em 20 de janeiro de 2026.
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Leonardo
07 de fevereiro, 2025 | 10:52As cidades de Timoteo e Fabriciano terão o Anel rodoviário onde?”
Anti Mico
07 de fevereiro, 2025 | 07:39Uai, ele apareceu?
O ICMS mais caro do país, participando da abertura da duplicação da 381. Engraçado que na gestão passada nada foi feito. E infelizmente o povo do vale do aço bate palmas para essa cúpula. Lulão já fez mais coisas em 2 anos, do que o mico em 4.”
Justo
06 de fevereiro, 2025 | 16:38A primeira obra devia ser eliminar o gargalo de entrada e saida de BH assim já melhorava bastante”
Pagador de Imposto
06 de fevereiro, 2025 | 12:21Político é igual terra plana, somente os idiotas/acéfalos acreditam!”
France
06 de fevereiro, 2025 | 09:51Ué, lá na assinatura do contrato, essa Zema nem apareceu. Agora que o Lula não virá, ele vem aqui fazer sua politica? Hipocrisia fede.”