06 de fevereiro, de 2025 | 13:26

Concessionária detalha plano de 100 dias em evento que marca a privatização da BR-381

Matheus Valadares
Evento conta com a participação de ministros, do governador Zema e outras autoridadesEvento conta com a participação de ministros, do governador Zema e outras autoridades

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Na tarde desta quinta-feira (6), a empresa Nova 381 assumiu de forma oficial a BR-381 Norte, entre o trevo de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O evento, promovido em Belo Oriente, contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo), de Renan Filho, ministro dos Transportes; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Marcelo Boaventura, diretor-presidente da Nova 381; Guilherme Theo Sampaio, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, entre diversos prefeitos da região e demais autoridades.

Durante a cerimônia, Marcelo Boaventura, detalhou quais serão as primeiras ações emergenciais da concessionária para melhorar a segurança e o conforto dos usuários da rodovia previstas no Plano 100 dias. Entre as obras estão intervenções no pavimento, roçada, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas, drenagens superficiais e melhorias na sinalização. “Serão implantados os dispositivos de segurança em todos os trechos de perigo da rodovia. Limpeza de faixas de domínio, dos acostamentos. Também será feita uma obra na ponte de João Monlevade”, adiantou.

Em sua fala, o diretor da ANTT anunciou que a terceira faixa na rodovia será feita neste momento. “Nós estamos acompanhando cada passo da execução do projeto”, afirmou Guilherme Theo.

Já o governador Zema apontou que está satisfeito em anunciar as máquinas na pista. “Essa obra aqui é de fundamental importância para o Vale do Aço. É uma região que eu já escutei investidores falarem não terem como instalar sua indústria pela condição da rodovia. E no que depender de licença ambiental, essas obras terão prioridade de análise na nossa Secretaria do Meio Ambiente. Estamos à disposição para o que a concessionária e o Ministério da Infraestrutura precisarem”.

Silveira
O ministro Alexandre Silveira elencou os benefícios da duplicação. “Vai ajudar no turismo, na vida pessoal. Muita gente aqui da região tem parentes em Belo Horizonte e terão mais conforto e segurança para viajar. Também será uma rodovia melhor para os caminhões. Nós temos aqui grandes empresas que hoje têm falta de competitividade e a duplicação vai melhorar a condição dessas empresas e abrir caminho para novas no Vale do Aço”.


Pedágio só depois de atingir ‘patamar mínimo de qualidade’

O ministro dos Transportes ressaltou que Minas é um dos motores do Brasil, e quando o estado cresce, todo o Brasil avança. “Por isso, hoje é um dia muito satisfatório”. Além das obras e duplicações, haverá serviços médicos, câmeras e wi-fi em toda rodovia, detalhou Renan, acrescentando o cuidado necessário para que as obras causem menos impacto no entorno. “Nas travessias urbanas das cidades, precisaremos fazer obras noturnas, nos trechos mais movimentados da rodovia também, nas obras de arte que sofrerão os primeiros investimentos. Se precisar fechar um lado da pista, nós vamos avaliar”.

A respeito da cobrança do pedágio, o ministro afirmou que “só começa quando a concessionária atingir o patamar mínimo de qualidade estabelecido pela ANTT. Eles têm muitas obras a fazerem, a qualidade da rodovia vai melhorar, e aí sim, quando atingirem esse patamar, vai poder cobrar. Pode ser em fevereiro, pode ser um pouco depois disso. Mas o importante é que só pode haver a cobrança quando a rodovia estiver com o patamar de qualidade aceitável", garantiu o ministro. Assista ao vídeo no fim da reportagem

Representantes regionais enfatizam os anos de luta

Entre as autoridades do Vale do Aço que participaram do evento estava Celinho Sintrocel, deputado estadual pelo PCdoB. “Com muito sucesso, o Tribunal de Contas da União, a ANTT e o governo federal fizeram as coisas certas para acabar com esse título de rodovia da morte para rodovia da vida. Nós participamos ativamente de todas as audiências da ANTT, participamos de várias conversas junto ao governo federal, junto aos deputados federais”, detalhou Celinho, ressaltando que é preciso comemorar, mas também cobrar essas melhorias em relação às rodovias estaduais próximas à 381, que devem ter o fluxo de trânsito ampliado com a duplicação da rodovia. “Precisamos muito que a Secretaria de Infraestrutura do governo Zema dê uma resposta e licite todas as obras de recuperação das rodovias em nossa região”, pediu.

Clésio Gonçalves, coordenador do movimento Pró-Vidas, uma das entidades mais ativas na luta pela duplicação da BR, falou sobre a importância do evento. “Um dia histórico. Porque temos máquinas na pista e a empresa concessionária apresentou os planos das ações nos próximos 100 dias.

Além disso, hoje pelo amanhã o ministro Renan e o ministro Alexandre Silveira se reuniram com o prefeito de Belo Horizonte para tratar da questão de municipalizar o anel rodoviário”, apontou Clésio. “Não adianta ter uma estrada de beleza aqui, chegar a Belo Horizonte e ficar agarrado”.

Matheus Valadares
A empresa Nova 381 assumiu de forma oficial a BR-381 Norte, entre o trevo de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Governador Valadares, no Vale do Rio DoceA empresa Nova 381 assumiu de forma oficial a BR-381 Norte, entre o trevo de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce

Duplicação na RMBH permanece com a União

Conforme estabelecido no contrato de concessão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) permanece responsável pela execução de melhorias no lote 8A em Caeté, com serviços de restauração, duplicação e melhoramentos. No lote 8B, entrada da capital, serão executados os mesmos serviços, mas do km 440,4 ao km 453,8. O percurso será entregue à gestão da Nova 381 a partir do oitavo ano de concessão, quando a concessionária assumirá também a recuperação e manutenção desse trecho. Ao todo, serão investidos, até 2028, mais de R$ 900 milhões na região de Belo Horizonte.

Concessão, investimentos e empregos

A Nova 381, vinculada ao grupo 4Um FIP, venceu o leilão da rodovia com uma proposta que aliou menor tarifa de pedágio e compromissos de investimento. Com a concessão de 30 anos, estão previstos mais de R$ 9 bilhões em investimentos e a geração de cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos.

Conhecida como “rodovia da morte” devido ao histórico de acidentes, a BR-381 foi alvo de promessas de melhorias por décadas. O leilão que possibilitou a concessão só foi concretizado em agosto de 2024, após três tentativas frustradas.

O projeto prevê a instalação de cinco praças de pedágio, localizadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A tarifa básica inicial deve ficar entre R$ 10,75 e R$ 13,75, mas pode ser reajustada após a duplicação da rodovia e outras melhorias.


Já publicado:
- Duplicação da BR-381 no Vale do Aço deve começar em 2027
- Evento de "Assunção da BR-381" será em Belo Oriente
- Contrato de concessão da BR-381 à iniciativa privada será assinado nesta quarta-feira
- Lula assina contrato de concessão da BR-381, entre Caeté e Governador Valadares



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Comentários

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Sebastian

07 de fevereiro, 2025 | 12:35

“Eu estou realmente impressionado com a cara de pau. Políticos estão fazendo o quê? Se, afinal de contas, é uma empresa privada que tomou conta da rodovia e vai cobrar pedágio para custear o investimento?”

Bom

06 de fevereiro, 2025 | 19:01

“Aos meus 52 anos nunca vi tamanha covardia com nós brasileiros. Teve outras atrocidades como torturas e mortes pelo sistema da época e teve o golpe do Fernando Color de Melo, onde raspou toda grana de todas as contas bancários de todos os brasileiros, que tinham dinheiro nos bancos.
Depois o covardeFernando Henrique Cardoso, vendeu ou melhor deu todos os bens que o Brasil tinha e literalmente sucateou o Brasil
E de uns tempos pra cá, são inúmeros pedágios caríssimos, indústria de multas,
Enfim o "SISTEMA SUFOCANDO O POVO COVARDEMENTE.”

Dudu

06 de fevereiro, 2025 | 16:09

“Daqui a alguns dias, vai ser impossível sair da região sem pagar qualquer tipo de pedágio, vai ser mais barato ir de avião, que de carro.
Pedágio vai melhorar a qualidade da pista, mas não vai ser possível diminuir um centavo no IPVA.
Já que o Zema tirou esse encosto que é a 381 do lombo, podia ajudar o povo de minas também, diminuindo um pouco desse imposto, que é um dos maiores do Brasil.”

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