07 de fevereiro, de 2025 | 08:40
Saiba quais as primeiras intervenções serão feitas pela concessionária Nova 381 a partir de segunda-feira
Matheus Valadares
O diretor-presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura, afirmou que foram mapeados os pontos mais críticos da rodovia, que começarão a receber intervenções na semana que vem
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Marcelo Boaventura, diretor-presidente da Nova 381, empresa agora responsável pela rodovia, detalhou com exclusividade ao Diário do Aço as primeiras ações da empresa. A entrevista foi feita após a solenidade que oficializou a privatização da BR-381, ocorrida na tarde desta quinta-feira (6) em Belo Oriente, e que contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas o governador Romeu Zema (Novo), Renan Filho, ministro dos Transportes; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Guilherme Theo Sampaio, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, entre diversos prefeitos da região e demais autoridades.
Nos últimos 30 dias tivemos várias reuniões com Polícia Rodoviária Federal, ANTT e Dnit, para elencar os principais pontos na rodovia que necessitam de uma atuação imediata. São, ao todo, em torno de 28 pontos espalhados ao longo dos 300 quilômetros da rodovia”, afirmou Marcelo. Nós vamos começar a partir de segunda-feira (10) um programa intensivo em cima desses 28 pontos, de maneira a proporcionar uma fluidez e uma segurança melhor para o usuário.
Paralelo a essas intervenções, vamos ter um programa completo de pavimentação rodoviária e também um programa completo de conservação de rotina, que é a parte de poda, a parte de limpeza, desobstrução de drenagem, pintura horizontal e vertical. Então, num prazo de 90 dias, a rodovia vai ter os 28 pontos em condição praticamente resolvida e você vai ter até o fim do ano uma rodovia praticamente revitalizada”, assegurou.
Impacto nas cidades do entorno
Perguntado sobre como essas as intervenções na BR-381 impactariam as cidades do entorno, já que a rodovia corta vários municípios, o diretor-presidente apontou que haverá, sim, dificuldades. Vai haver algum reflexo em algumas situações e para isso a própria operação da rodovia vai entrar em contato com os municípios e nós vamos planejar os serviços de forma que esse impacto seja o menor possível”, explicou Marcelo, lembrando ainda que vamos divulgar os horários onde vamos fazer essas intervenções, quais os tipos de intervenções e que dia da semana seria o mais adequado para se fazer. Com isso, a gente pretende passar para os munícipes o que seriam os melhores horários para que eles possam utilizar a rodovia sem o prejuízo da perda de fluidez do tráfego que acaba aqui durante o período de construção”.A ideia é sempre o fiel cumprimento do contrato”
Durante a solenidade oficial, Guilherme Sampaio, diretor da ANTT, afirmou que seria feita imediatamente uma terceira faixa na BR-381, partindo de Belo Horizonte para Governador Valadares. O que não estaria previsto para ocorrer agora, conforme o edital. A respeito disso, Marcelo garantiu que a ideia é sempre o fiel cumprimento do contrato”.Ademais, ele apontou que é claro que se houver a oportunidade, há necessidade de se fazer alguma antecipação de investimento no sentido de viabilizar a rodovia de uma forma mais estruturada, com melhor fluidez. Nós vamos estudar esse caso. Nós vamos apresentar à ANTT. Quem toma a decisão com relação ao contrato é o cliente, no caso, a ANTT. E nesse seguimento, entre Ipatinga e Governador Valadares, nós temos uma previsão contratual de 80Km, aproximadamente, de faixas adicionais. Elas têm essa previsão e serão executadas. O prazo vai ser o previsto em contrato a princípio, mas ao longo do período de concessão, pode haver aí uma antecipação”, concluiu.
Já publicado:
- Concessionária detalha plano de 100 dias em evento que marca a privatização da BR-381
- Duplicação da BR-381 no Vale do Aço deve começar em 2027
- Evento de "Assunção da BR-381" será em Belo Oriente
- Contrato de concessão da BR-381 à iniciativa privada será assinado nesta quarta-feira
- Lula assina contrato de concessão da BR-381, entre Caeté e Governador Valadares
Matheus Valadares
Patrulha mecanizada da concessionária será empregada em vários pontos emergenciais da rodovia a partir desta semana

Matheus Valadares
Primeiras intervenções emergenciais começam já, sob responsabilidade da concessionária

Matheus Valadares
Solenidade de repasse definitivo da gestão da BR-381 para empresa privada, quina-feira, em Belo Oriente

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Bom
08 de fevereiro, 2025 | 09:49Esse país está vergonhoso mesmo, quando tem eleições o POVO PARTICIPA.
Porque pra instalar uma guarda municipal e espalhar pedágios o povo não é consultado?
Creio que vivemos uma ditadura disfarçada,.
O sistema impõe e a gente tem que cumprir.
O DETALHE QUE AS IMPOSIÇÕES SÓ SÃO CONTRA NÓS, SÓ NOS FEREM, NOS PREJUDICAM E NINGUÉM FAZ NADA A NOSSO FAVOR.”
Beto
07 de fevereiro, 2025 | 11:07Nosso país é uma vergonha. A 381 já era para estar pronta há mais de 30 anos. Agora para ficar pronta , tem que terceirizar, e vamos pagar a conta. Usiminas, Cenibra e Acesita são culpadas também, deveriam há muito tempo dizer: ''Governo arruma essa 381, ou, não pagaremos impostos'' . Brasil, uma vergonha, uma cúpula judiciaria, política, que só roubam nosso dinheiro.”