10 de fevereiro, de 2025 | 14:52
Após caso suspeito, Timóteo intensifica vacinação contra a febre amarela
Foi iniciada nesta segunda-feira (10), em Timóteo, uma ação para intensificar a vacinação contra a febre amarela. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacina e estarão com as ações focadas na imunização contra a arbovirose até a sexta-feira (14) são: Alegre (7h às 13h), Macuco (7h às 13h) e Ana Moura (7h às 13h); Ana Rita (7h às 16h), Primavera (7h às 16h), João XXIII (7h às 16h), Limoeiro (7h às 16h), Timotinho (7h às 16h) e Novo Tempo (7h às 16h); Cachoeira do Vale (7h às 17h).
Conforme o governo municipal, a necessidade da campanha, que tem como objetivo fazer com que a população verifique o cartão de vacina e, caso constate a ausência do registro, vacine-se contra a febre amarela, faz parte do protocolo adotado pelo governo federal quando existe uma suspeita de febre amarela.
O município de Timóteo, na semana passada, passou a seguir as orientações do Ministério da Saúde, uma vez que um macaco foi encontrado morto em uma propriedade urbana. O dono da residência, mesmo imunizado desde 2020, apresentou sintomas da doença e foi internado. A previsão para o resultado do exame, que vai confirmar ou descartar se o paciente estava com febre amarela, é para o início desta semana.
Vale ressaltar que o estado de Minas Gerais e o Brasil se encontram em alerta para a doença. No início deste mês, o Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o aumento da transmissão da febre amarela durante o período sazonal da doença, que vai de dezembro a maio, especialmente em São Paulo, além de Minas Gerais, Roraima e Tocantins. A nota técnica, encaminhada às Secretarias de Saúde, recomenda a intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas de risco”, aponta a administração municipal.
De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde de Timóteo, Eunice Silva, é fundamental que os cidadãos procurem uma unidade básica, caso tenham dúvida se o cartão de vacina está atualizado. Além disso, a gerente destaca que a febre amarela é uma arbovirose e que o primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) feito em Timóteo neste ano apontou um índice de 4,7%. Os cuidados com os quintais e com os objetos que podem acumular água devem ser tomados e reforçados diariamente pela população. Temos o alerta da febre amarela, mas não podemos nos esquecer das outras doenças, como dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mesmo mosquito”, atenta a gerente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]