11 de fevereiro, de 2025 | 08:40
Janeiro teve quase 40 casos de violência contra pessoas com deficiência na região
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoNa Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), o número de denúncias de casos de violência contra pessoas com deficiência já chega a 38. Elas foram registradas no painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do governo federal. Os dados foram atualizados na primeira semana de fevereiro.
O município de Ipatinga é o que tem o maior número de denúncias atendidas no primeiro mês do ano. Foram 22 casos na cidade. Logo adiante está Santana do Paraíso, com sete no total.
Já em Coronel Fabriciano, a quantidade de denúncias indicadas na ferramenta é de apenas seis. Em Timóteo a quantidade é ainda menor, visto que o número registrado foi três.
Entre as principais violações feitas contra as pessoas com deficiência estão: abandono; constrangimento; exposição; ameaça; situação de risco; falta de assistência; desamparo e insubsistência.
O painel de dados também aponta que a maior parte dessas agressões ocorre diariamente. Além disso, indica que a maioria acontece há mais de seis meses e na casa onde reside a vítima e o suspeito.
Disque 100 e Disque 180
Os denunciantes podem ligar tanto para o Disque 100 quanto para o Disque 180 gratuitamente. Além disso, as denúncias podem ser feitas de forma anônima, caso seja de preferência.
Assim que são feitas, um número de protocolo é disponibilizado para acompanhar o andamento, e os responsáveis cadastram e encaminham cada caso aos órgãos competentes.
O governo federal divulgou que, entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população em situação de rua, enquanto as denúncias de violência contra a mulher são registradas pelo Ligue 180.
Já publicado:
-Na RMVA, maior parte dos suspeitos de violência contra pessoa com deficiência são os próprios filhos das vítimas
-Em Ipatinga, maior parte da violência contra pessoa com deficiência ocorre na casa da vítima
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]