17 de fevereiro, de 2025 | 20:00

Cemig afirma que cliente só pode gerar e injetar energia solar na rede das 19h às 5h

Mineiros não conseguem mais cadastrar projetos de geração própria de energia: Só pode gerar e inserir na rede à noite, afirma Cemig

Arquivo Diário do Aço
Cemig aproveita-se de brecha na lei e estabelece a hora em que o cliente pode gerar e inserir energia solar: das 19h às 5hCemig aproveita-se de brecha na lei e estabelece a hora em que o cliente pode gerar e inserir energia solar: das 19h às 5h

Um leitor do jornal Diário do Aço procurou a reportagem no fim de semana para denunciar uma situação atípica: a concessionária de energia em Minas Gerais (Cemig) afirma que placas solares só podem gerar e injetar energia na rede das 19h às 5h.

Depois de investir cerca de R$ 15 mil em um sistema de energia solar, capaz de gerar 1.600 kwh, suficiente para gerar economia em suas três ligações de energia, uma delas em um ponto comercial no térreo de sua residência, o cliente deparou-se com uma dificuldade para cadastrar o projeto de geração própria junto à Cemig.

A distribuidora de energia, por norma da Aneel, é obrigada a fazer a ligação das placas solares à rede elétrica. Entretanto, por conta de uma brecha na lei, a concessionária pode estabelecer o horário em que o cliente pode gerar energia por conta própria.

Dessa forma, a Cemig tem avisado aos proponentes que só podem aproveitar (para injetar na rede) a energia que geram das 19h às 5h da manhã. Ou seja, no período do dia quando não há sol. "Na prática seria para gerar durante o dia, armazenando em baterias e injetando na rede de noite, o que torna totalmente inviável, tecnicamente e pelo custo que haveria com essas baterias", esclarece um técnico que instala os paineis.

Outro empresário do Vale do Aço, que atua com projetos de geração própria afirma que há uma ressalva: "Para projetos residenciais ainda tem uma alternativa boa, que é a limitação de potência, que dá pro cliente colocar até umas 18 placas, mas tambem com a condição de que ele não pode mandar energia para nenhum outro local", esclarece.
Arquivo DA
Decisão da concessionária praticamente acaba com a indústria da geração própria de energia, que vinha proporcionando redução significativa nas contas de energia Decisão da concessionária praticamente acaba com a indústria da geração própria de energia, que vinha proporcionando redução significativa nas contas de energia

Somente agora clientes “acordaram”

O assunto não é novo. Vem desde 2023 e já tinha sido debatido em audiências públicas, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e na Câmara Municipal de Governador Valadares, entretanto, somente com a implementação prática da medida as pessoas tiveram noção exata do tamanho do problema: ficou mais dificil implantar novos projetos de geração própria e aprovar o projeto junto à cemig.

Afinal, de onde saiu isso?

A Lei 14.300/2022, também conhecida como Marco Legal da Energia Distribuída, institui o marco legal da micro e minigeração de energia. Essa lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 7 de janeiro de 2022. A lei passou a estabelecer normas para os consumidores produzirem a própria energia que utilizam a partir de fontes renováveis (no caso, o sol).

O que diz a Cemig

Procurada pelo Diário do Aço, a assessoria de comunicação da Cemig enviou a seguinte resposta:

A Cemig esclarece que a produção de energia via geração distribuída no modelo solar se dá no período do dia, com incidência do sol. A Cemig faz, após o pedido de conexão, uma análise se a rede local comporta a ligação de um novo ponto de geração. Nos casos em que a rede não suportar, há risco de inversão de fluxo, que é uma geração maior do que o consumo demandado.

Nessas situações, o solicitante pode armazenar a energia gerada, e utilizar no período noturno. Dessa forma, tendo em vista a segurança do sistema elétrico, a Cemig segue a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso posto, não existe geração de “energia lunar”.

Entre as consequências da inversão de fluxo, destacam-se a sobrecarga nos transformadores das subestações, interrupção no fornecimento de energia, sobretensão nas redes de distribuição, redução da vida útil e danos nos equipamentos da rede elétrica, comprometendo seriamente a qualidade de fornecimento aos clientes.

Importante reforçar que a Cemig, que é líder nacional em conexões de geração solar, ligou aproximadamente 308 mil instalações à sua rede elétrica, com potência instalada de cerca de 4,3 GW. Esse número mostra o esforço da companhia, que é a responsável por conectar toda essa energia ao sistema e distribuir aos consumidores.


Efeitos, depois de dois anos de vigor da Lei 14.300

O resultado da lei aprovada por deputados e sancionada por Bolsoanro aparece agora, de forma prática. E esse efeito foi tratado no fim de semana em um evento automotivo, em São Paulo, quando um empresário mineiro afirmou em uma conversa com o influencer do mundo automotivo, Felipe Fera, o que está ocorrendo em Minas Gerais. O vídeo pode ser assistido abaixo:



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joel

20 de fevereiro, 2025 | 11:11

“O jeito que tem é a Cemig abaixar o valor da energia para aumentar o consumo, aí tira a sobrecarregar no sistema...”

Wagner Miranda

20 de fevereiro, 2025 | 09:23

“Ao olhar certos comentários dá pena... Sou de esquerda Cezimar... E vc como todo pobre de direita fica aí vomitando "conhecimento". A energia fotovoltaica nunca foi viável quando se era necessário a utilização de baterias para armazenamento... O custo é altíssimo... Então o pobre de direita acha muito bom... Achando que pode arcar com esse valores... Não pode... Fora a situação de local para se manter tais baterias... Ou até produção de alta capacidade em fazendas solares... Como armazenar?? Outro ponto a se levar em consideração os desprovidos de conhecimento técnico... "Só desligar o sistema da rede elétrica... Só desligar o disjuntor..." O sistema funciona por diferença de Potencial elétrico... Desligou o disjuntor? Desliga tudo!! Não existe essa opção de manter o sistema funcionando sem a diferença de Potencial... A CEMIG precisa ser responsável por investimento para suportar o volume de energia que está sendo gerada... Mas o melhor pro GADO é mugir e defender a CEMIG... Merecem é uma camada de pau bem dada... E só a título de informação... Neoenergia RN não passamos por isso... Talvez sejamos o estado com maior produção de energia renovável do país... E eu contribuo com essa renovação de matriz energética... 19 placas e dois inversores...”

Farias

20 de fevereiro, 2025 | 08:05

“Aconteceu comigo! Instalarmos a usina em dezembro de 23, em fevereiro de 2024 foi autorizado a utilização por parte da Cemig, 40 dias depois, os técnicos estiveram em minha casa e cortaram a energia fotovoltaica alegando inversão direta. Simplesmente desligou e pediu para retirar as placas. Posteriormente, nossa usina que foi feita para 500kw, foi autorizada a produzir 100kw por mês. Esse discurso no Brasil de energia limpa é só nos microfones. Se o problema está na rede que não suporta, a concessionária deve adequar a rede, nós que somos o cliente.”

Sp

19 de fevereiro, 2025 | 22:50

“Muito mimimimimimi não vi direito nada da cemig proibindo, vi eles alegando inversão de fluxo e justamente o marco veio para inibir essa prática mas cemig fica com o discurso, sobre se realmente for verdade usar das 19h a 5h so ter um sistema bom solar que dá para programar o horário que ele injeta e tudo que a casa consumir vai abater diretamente da geração continua economizando do mesmo jeito, se desligar o relógio (mesmo que não dá pois ele e ligado direto do lado da operadora de energia) o inversor quando não tem energia do lado da operadora ele entra em proteção (já notei que quase ninguém aqui tem sistema solar nos comentários) ter baterias eu sempre recomendo pois só por esse fato do inversor desligar se acabar energia da no mesmo você ter creditos e não poder usar, então montem dois sistema on e off grid, para economizar tem que investir primeiro (tem gente que faz gato é por esses que pagamos mais caro a energia)”

José Carlos

19 de fevereiro, 2025 | 16:41

“Usar a luz da lua para gerar energia e o painel ficar mais frio sendo mais eficiente, Parabéns aos engenheiros da Cemig. Não sei até quando ficaremos calados diante do poderio das distribuidoras.... Lembrando que a lambança começou no governo passado e continua nesse. O Brasil de ré nas renováveis, pura má vontade e falta de investimentos das distribuidoras. Vergonha isso.”

Adalberto Betopaulo

19 de fevereiro, 2025 | 16:35

“Muito simples de resolver. Hoje independente da energia gerada, a cemig cobra um pedágio de 50 w e mais a taxa de iluminação publica, mesmo voce produzindo toda a energia que consome e tendo excedente. Assim, ja que de toda forma voce continua pagando à cemig, o JEITINHO pode ser: desligar o relogio durante o dia e consumir o que sua usina produz, a noite voce religa e usa durante 4 ou 5 horas, até dormir, a energia da cemig, assim voce paga usando e não como hoje paga sem usar.”

Jozimar Silva

19 de fevereiro, 2025 | 08:35

“LEI ASSINADA PELO BOLSONARO, TA EXPLICADO E VIVA O GADO.”

Cezimar Nantes Vieira

18 de fevereiro, 2025 | 19:51

“Duvido se um terço de quem escreveu comentários tem energia Fotovoltaica. Acredito que não tem. Fala pela guela. Tenho que rir dos militantes de esquerda. Não tem argumentos e nem energia Fotovoltaica. Vivem de mamar na tetas do governo. Pouca vergonha com o dinheiro público. Não leram e nem sabem interpretar a lei a que se refere.
Kkkkkkkkkkk
Pouca leitura como diz um grande amigo.kkkkkkkkkkk”

Benedito,

18 de fevereiro, 2025 | 13:16

“Boa tarde,
Paiz que nós vivemos era pra ser um dos melhores, más tudo que fazem é pra ajudar os grandes empresários, más vamos partir pra cima desse pessoal e lutar por nossos direitos, juntos somos muito fortes.,a população que colocam eles no poder, más só trabalham contra,.o poder legislativo o executivo 90% são corruptos.”

Wantuir

18 de fevereiro, 2025 | 10:53

“Como tudo agora é política e de quem é a culpa, segue abaixo a pl que originou a bendita lei 14300/22. O cara é bolsonarista também.
A proposta (PL 5829/19), de autoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), será enviada à sanção.

Fonte: Agência Câmara de Notícias”

Paulo Silva

18 de fevereiro, 2025 | 06:51

“Eu Como Que Acompanho Política, Neste País, Que Viveu os Tempos da Ditadura de 1964 a 1985, Já Vi de Tudo, Collor Confiscando Dknheiro do Povl, Fernando Henrique Cardoso, Comprando o Congresso, Para Criar a Reeleição, FHC Criando a Terceirização do Trabalho, Acabou Com o Mercado dos Trabalhadores, Hoje Escravizados.”

Andre Mauro de Andrade Silveira

18 de fevereiro, 2025 | 06:04

“Gente vocês não entenderam nada. Isso tudo é pra não diminuir o lucros dos acionistas bilionários da CEMIG. Você pobre de direita é um lixo manipulado na mão da direita verdadeira.”

Tô Pasmado Com Isso

18 de fevereiro, 2025 | 05:45

“E a resposta da Cemig, que explicou, explicou, explicou e confirmou que só permite injetar o excedente na rede à noite?”

Neimarck

18 de fevereiro, 2025 | 00:21

“Acho que o racional seria utilizar a energia fotovoltaica durante o dia, inclusive facilitando novos projetos, usando a energia hidrelétrica para complementar a demanda e à noite. Aí poderíamos acabar com as caríssimas termoelétricas. Ou as distribuidoras não sabem (ou não querem) controlar o fluxo da energia gerada nas hidrelétricas?”

Admilson

17 de fevereiro, 2025 | 22:55

“Se todos que tem energia solar entra com uma ação contra a Cemig vamos criar uma dor de cabeça para ela que com certeza eles vão voltar atrás e só questão de protesto”

B2@

17 de fevereiro, 2025 | 21:25

“O Abalen viajando na maionese. Não se instala empresa em locais sem ateatitivos. Gostaria que o F&F explicasse a sua afirmação, em detalhes”

Pitimba

17 de fevereiro, 2025 | 21:12

“Bom é ver a quantidade de gente passando pano pra empresa milionária. O povo merece o que recebe.”

Abalen

17 de fevereiro, 2025 | 19:56

“Quando existe energia gerada em excesso basta aproveitar essa energia instalando indústrias que consomem muita energia para contrabalançar.”

B2@

17 de fevereiro, 2025 | 16:24

“A mentira começa em dizer que a energia fotovoltaica é uma energia limpa. Quem passa esta informação que apenas vender o seu produto é ficar rico. Afinal de contas, todos os componentes do sistema é retirado do meio-ambiente e depois de 25 anos para as placas solares e cerca de 10 anos para os inversores, serão descartados no meio-ambiente em forma de sucata. Por outro lado, não estamos preocupados em melhorar o meio-ambiente ambiente, e sim, termos mais conforto sem pagar caro nos impostos da conta de energia elétrica que em Minas, chega a 52% sobre a conta. Por outro lado, há inversão de fluxo sim, e todo o sistema de proteção da concessaria não funciona nesta situação. Então, quando um cabo energizado cair ao solo, continuará energizado devido esta situação. É só lerem sobre o assunto. É questão de segurança que a Cemig é obrigada a manter.”

Rj

17 de fevereiro, 2025 | 15:48

“Ô Carlos, além de não saber escrever corretamente, também não entende o que, por ventura consegue ler? Analfabeto funcional é pouco para você.
As leis são numerada e datadas, esta aí, da energia LUNAR, é a 14.300/22. Portanto, se ela é 22 como tu, quem a sancionou foi o seu Minto Inelegível e Inviajável.
PERDEU MANÉ! Aceita que dói menos.
Quanto a nós esquerdistas ganharmos mal, é culpa da direita empresarial brasileira, que, ao contrário das existentes nos países desenvolvidos, é muito incompetente e, por isso, vive da exploração da mao de obra e dos benefícios dos governos, os tais subsídios.”

Carlos

17 de fevereiro, 2025 | 15:22

“Kkkkkk quem fez A lei foi os petistas , depois de ser aprovado na Câmara e 2 vezes no senado cabe ao presidente sancionar. Kkkkkkk quem tá reclamando aqui não tem uma placa de Energia solar pois esquerdista vive de bolsa familia ...kkkkkk e pão com mortadela ...kkkkkk”

Gildázio Garcia Vitor

17 de fevereiro, 2025 | 15:17

“Pelo jeito, o que o meu quirido BocóZema não é, é ser um Bocó. Mesmo comendo banana com casca, que foi muito ridículo, é espertíssimo.”

Jose

17 de fevereiro, 2025 | 15:04

“Parecendo a história do saudoso Ariano suassuna, que certa vez um mentiroso de sua terra lhe disse que tinha cruzado abelha com vagalume, criando o abegalume, que produzia mel durante o dia e a noite. Mesmo assim, é mais aceitável do que a idéia da cemig de produzir energia solar a noite.”

F&f Energia

17 de fevereiro, 2025 | 14:34

“Caros leitores e amantes das redes sociais, a pessoa responsável pelo vídeo da reportagem conseguiu oque queria, engajamento. A inversão de fluxo é um fato já existe a algum tempo, e para as regiões especificas que são afetadas por tal fenômeno, existem soluções em energia que possibilitam a instalação do seu sistema fotovoltaico, seja residencial, comercial ou industrial.”

Benedito

17 de fevereiro, 2025 | 13:46

“O Brasil não é para amadores, o projeto de geração própria está com os dias contados, se o governo não der um jeito de arrecadar não vai rolar.
O sistema corre risco de apagão por excesso de geração de energia isto é o operador do sistema ONS, quem disse, portanto tem algo sendo estudado para restringir a geração particular, ou tentar taxar pra continuar e ser vantajoso para o governo, quem viver, verá.”

Isaias Pontes de Melo

17 de fevereiro, 2025 | 13:07

“A nossa CEMIG precisa vir a público e explicar sobre a procedência dessa informação.
Como seria possível INJETAR e principalmente GERAR energia solar à noite, no horário entre 19 horas e 05 horas da manhã?”

Eduardo Prado

17 de fevereiro, 2025 | 12:31

“Na Alemanha impuseram uma diferença na remuneração, ex de dia paga 1 mas à noite paga 1.5. Então o pessoal carrega as baterias durante o dia e descarregam na rede durante a noite....
Única solução...”

Luis André

17 de fevereiro, 2025 | 12:25

“O mercado de energia solar no brasil virou uma patifaria! Sou eletricista, trabalho com instalação de energia solar também e ultimamente nem tenho pegado projetos de usinas fotovoltaica para executar. A Cemig sempre tenta atrapalhar as empresas de energia com um monte de mimimi desnecessário. Porque isso? Porque a Cemig também instala usina solar, então ela faz o possível para atrapalhar a concorrência, uma empresa muito aproveitadora. Agora me digam uma coisa, como será injetada energia das 19 as 5 se os painéis são SOLARES e não LUNARES?! Não adianta o nosso país ser grande em sustentabilidade e energia limpa se as companhias de energia ficarem atrapalhando o setor de energia solar. Vai chegar o dia em que ninguém vai querer sistemas on grid mais ou até mesmo instalar um sistema solar.”

Lute

17 de fevereiro, 2025 | 12:19

“A saída é utilizarmos as novas baterias solaras de lítio, sim, estão caras, mas já estão com preços mais atrativos. A força do povo pode quebrar um governo, mas temos que ser inteligentes e andarmos juntos. A política não vai mudar se o povo continuar a aceitar tudo isso. Devemos buscar alternativas!”

Evandro David Dal Ri

17 de fevereiro, 2025 | 12:17

“Vergonha de ver estas coisas no meu Pais.”

Jackson

17 de fevereiro, 2025 | 12:16

“Apertar 22 e confirmar ??????”

Wasiqueira

17 de fevereiro, 2025 | 12:11

“O que está acontecendo em Minas hj é o que ocorrerá em todo país em breve, todas as concessionárias aprenderão e seguirão nesse subterfúgio de brecha dessa lei sancionada por Bolsonaro, isso é fruto do LOB pesado das concessionárias que pagaram e muito aos ilustres deputados e senadores para aprovar essa lei, foi assim também que fizeram com o petróleo e assim será sempre, grandes companhias pondo dinheiro nos bolsos dos políticos para aprovar lei em benefício próprio, como dizia o jornalista Boris Casoy " ISSO É UMA VERGONHA!".”

Wesley

17 de fevereiro, 2025 | 12:02

“A Cemig libera parques solares com 100 mil placas no sul de Minas e criam essa dificuldade para o consumidor final, falam tanto em energia limpa, eliminar as poluentes térmicas mas travam projetos residenciais, população tem que acordar, não existe político bom, nem L nem B nem Z, todos querem nos lascar, essas coisas tem que escancarar em um G20 da vida e mostrar a verdadeira realidade do país que tanto elogia energia renováveis, só é válido para os grandes empresários?”

Antonio da Rocha Maciel

17 de fevereiro, 2025 | 11:56

“O engraçado disso tudo que que eles devem ter até mudado a hora do sol nascer e se por porque gerar energia solar na parte de noite e da madrugada kkkkk e zema mas Cemig vcs estão de parabéns....kkkkk”

Multiluz Solar

17 de fevereiro, 2025 | 11:45

“Pessoal, esse projeto já existe HÁ muito tempo. Felizmente, temos formas de trabalhar mesmo com a vigência dessa lei, que não inviabiliza nem prejudica o funcionamento dos projetos de Autoconsumo (esses que você, cliente residencial, instala na sua casa para gerar energia para você e sua família). E lembrem-se: toda empresa séria de energia solar espera o Parecer de Acesso da Cemig para instalar o projeto. Energia solar ainda é a escolha certa para economizar na conta de luz e viver confortavelmente.”

Herança do Bolsonaro!

17 de fevereiro, 2025 | 11:31

“Bolsonaro deixou mais esta triste herança com a lei 14300/ 2022. Vota em neoliberalismo.”

Marcos

17 de fevereiro, 2025 | 11:04

“Todos dando suas opiniões sem conhecimento.

A propria CEMIG SIM, tem o sistema fotovoltaico, então o que foi feito foi para acabar com seus concorrentes.”

Marcos

17 de fevereiro, 2025 | 10:57

“Vida que segue. Já pensaram em taxar e acondicionar o vento. Agora o sol é a menina dos olhos.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”

Rosrigo

17 de fevereiro, 2025 | 10:40

“Pessoal dizendo, faz o L, kkkkkkkkkk, vocês por acaso leram a matéria? Com certeza não, e também não sabe quem de que lado está nosso "adorável" governador comedor de bana com casca.
Ser ignorante eu já vi, mas nesse nível é novo.”

Flávio Barony

17 de fevereiro, 2025 | 10:26

“Tem que alterar aquele ditado popular : ?o sol não nasceu para todos kkk?, mas ?o Brasil não é para amadores? permanece ?! Todavia, o caso em questão é muito malicioso!!! Parabéns Congresso Nacional, vcs conseguiram mais do que tributar o sol?!!!”

André

17 de fevereiro, 2025 | 10:21

“Entenderam o que é um governo liberal? Ah mas a Cemig é publica. Essa lei deixa a Cemig atraente para investidores da privatização no longo prazo ao mesmo tempo que deixa o povo fulo: privatiza logo isso aí. Zema é inteligente mas não joga para o povo, joga para acionistas e nunca escondeu isso. Os eleitores é que se acham muito ricos, imagino.”

Luciano

17 de fevereiro, 2025 | 10:07

“Rapaz você imagina um país descente,durante o período de urno usando apenas as gerações solar e no turno usando os hidroelétricas,será que precisa ter formação e graduação.”

Cidadão

17 de fevereiro, 2025 | 09:23

“Enquanto nos "dormimos" no ponto, deputados, senadores e os demais políticos tomam decisões técnicas, quando acordamos, já é tarde. A história nunca vai mudar. Na época eu falei com um colega que isso ia acontecer e ele virou pra mim e disse "dá nada não". Está aí o resultado.”

Gleison Felipe

17 de fevereiro, 2025 | 09:17

“Isso chega a ser vergonhoso, ridículo uma coisa dessa, como gera energia nesse horário?”

Justo

17 de fevereiro, 2025 | 09:17

“O bom e velho felino é o miorzinho que tá tendo”

Nemias Monteiro da Silva

17 de fevereiro, 2025 | 08:53

“Bom dia, acorda povão tem que ir pras ruas só assim as coisas andam a favor do povo.”

Pedro Alcantara

17 de fevereiro, 2025 | 08:53

“Pessoal falando faz o L, deliram não, faz o Z.

O Cleitinho vai resolver como tá resolvendo os pedágios em todo estado de minas, alucinados,. delirantes vão se tratar, pessoas que vê o PT como a única causa ruim do mundo.
Por mim que façam L, Z, N, B, C e o quiserem seus vermes alucinados.”

Prejudicado

17 de fevereiro, 2025 | 08:37

“Só pra completar lei 14300/22.”

Prejudicado

17 de fevereiro, 2025 | 08:35

“Cemig é responsabilidade do Zema, não do governo federal. Essa lei tem a assinatura do ex-presidente Bolsonaro.”

Deivid

17 de fevereiro, 2025 | 08:27

“Pessoal parem de sem bobos, uma que eles iram indeferir isso e outra vcs podem fazer seu sistema independente da cemig, estamos protocolando junto ao ministro de minas e energia um processo que acabará com esse absurdo”

Fazueli

17 de fevereiro, 2025 | 08:18

“Mineiro, fazueli”

Pedro

17 de fevereiro, 2025 | 08:11

“Kd, Zema, Nicole e os demais tiktok para fazer vídeo sobre o assunto?”

Mineiro

17 de fevereiro, 2025 | 07:57

“Enquanto isso, nosso governador come casca de banana para lacrar na internet e o Cleitin Fubá faz mais um video para lacrar no Tique Toque. Estamos lascados por todos os lados. Só lenhada nas nossas costas. Até quando vamos normalizar isso?”

Envie seu Comentário