
19 de fevereiro, de 2025 | 14:45
Atlético vai disputar segunda fase da Copa do Brasil em casa
O Atlético atingiu a 100ª vitória na história da Copa do Brasil, em um total de 195 jogos. O feito foi alcançado ao eliminar o Tocantinópolis na primeira fase da competição nesta terça-feira (18), em jogo único fora de casa, com o placar de 2 a 0 gols de Hulk e Rony.
Na próxima fase, o Galo terá a vantagem de disputar o novo jogo único em casa. O adversário sairá do confronto de hoje à noite, entre Independência-AC x Manaus. O jogo da terceira fase deverá ser disputado em 5 ou 12 de março.
Bicampeão da Copa do Brasil em 2014 e 2021, o Atlético é a equipe que mais edições participou da competição, ao lado do Vitória-BA. Desde 1989, quando a Copa do Brasil foi criada, houve 36 participações alvinegras em 37 possíveis. A única ausência foi em 1993, uma vez que, naquela época, apenas o campeão e o vice do Campeonato Mineiro do ano anterior garantiam vaga.
Além do número de participações, outro recorde do Atlético na Copa do Brasil é a mais ampla vitória. Em fevereiro de 1991, o Galo massacrou o Caiçara do Piauí por 11 a 0 no Independência, com cinco gols do centroavante Gérson.
O seleto grupo de times que venceram 100 partidas ou mais na Copa do Brasil ganha o novo integrante alvinegro. Só Flamengo (132), Vasco (114), Grêmio (103) e Palmeiras (101) têm mais triunfos em jogos do que o Galo.
Grupo seleto
Ao balançar as redes contra o Tocantinópolis, Hulk chegou ao 122º gol pelo Galo. Agora, ele está empatado com Éder Aleixo e Jairo na 12ª colocação da lista de artilheiros de todos os tempos da história do clube.
Na atual temporada, Hulk soma oito gols em seis jogos consecutivos. Está bem perto de sua melhor sequência goleadora pelo Galo, em novembro e dezembro de 2021, quando fez nove gols em sete partidas sequenciais, no período em que venceu e foi artilheiro do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Agora, Hulk voltou a ficar empatado com Neymar no posto de jogador brasileiro em atividade com mais gols na carreira. Ambos somam 440 gols oficiais, cada, e estão no Top-10 do ranking mundial cujo líder é Cristiano Ronaldo, com mais de 900 gols marcados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]