19 de fevereiro, de 2025 | 20:31
Morre ex-atacante Deca, que marcou época com a camisa do Jabaquara
Faleceu na tarde desta quarta-feira (19), no Hospital Márcio Cunha, José Faiole, mais conhecido como Deca, de 65 anos, um dos mais marcantes atacantes do futebol amador do Vale do Aço. Na última segunda-feira (17), ele havia sofrido um infarto em sua residência, no bairro Floresta, em Coronel Fabriciano, tendo sido levado ao hospital, onde aguardava uma melhora em seu quadro de saúde para fazer um cateterismo. Entretanto, não houve esta evolução e necessitou de intubação na noite de terça-feira (18), com o ex-jogador não resistindo e vindo a óbito às 14h30 desta quarta-feira.
Deca brilhou no futebol ipatinguense, notadamente com a camisa do Jabaquara, formando uma longeva dupla com Zé Geraldo. Um dos momentos marcantes foi o título do Campeonato Ipatinguense de 1982, quando teve atuações históricas ao lado do próprio Zé Geraldo, de Luiz Carlos, Jorge Empereur, Fizinho, Mauro Rufino, Tiná, Celso Gato, Zé Carlos Dalla, dentre outros, na agremiação que era presidida por Leandro Soares e tendo como diretor Dráusio Rodrigues. Ele atuou também no futebol fabricianense, no Avante (campeão em 1990) e no CAF.
Durante sua carreira, o ex-jogador também defendeu a seleção de Ipatinga em diversas oportunidades, notabilizando-se como um atacante de extrema velocidade e de finalizações precisas. Fora de campo, era igualmente muito querido pelos companheiros, também após o encerramento da carreira. Ele estava aposentado e dedicava-se a trabalhos sociais em Coronel Fabriciano, além de cuidar de alguns problemas de saúde que o acometiam há algum tempo.
Deca deixa a esposa Liliane Faiole, os filhos Caio Faiole, Andresa Faiole e Laissa Faiole, além das netas Mariana, Laura e Lara. Ele também era tio do ex-jogador Mancini, que jogou no Atlético, Roma e Inter de Milão. Seu sepultamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), no cemitério Senhor do Bonfim, em Coronel Fabriciano, tendo sido acompanhado por centenas de pessoas, dentre elas dezenas de ex-companheiros do futebol e de trabalho na Usiminas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Adriano Faioli
20 de fevereiro, 2025 | 16:14Meu tio sempre foi uma pessoa alegre e brincalhão. Quando era criança, gostava de me jogar para alto. Um grande homem de Deus! Vai em paz meu tio!”
Marcelão Alves
20 de fevereiro, 2025 | 13:07MEU PRIMEIRO EMPREGO DE CARTEIRA ASSINADA FOI NUMA EMPRESA DO SR LEANDRO SOARES PRESIDENTE DO JABAQUAARA QUE HOJE MORA NO CEU E EU TENHO MINHA ETERNA GRATIDAO. TIVE OPRTUNIDADE DE TREINAR CONTRA AQUELE TIMAÇO DO JABAQUARA QUE TINHA DECA, CAIXOTE, DARIO, FIZIN, RUFINHO, CARLOS CAVALO DE ENGENHEIRO CALDAS (MEU GRANDE AMIGO), CELSO GATO DENTRE OUTROS. O QUE O DECA JOGAVA ERA ABSURDO. CENTROAVANTE QUE ALEM DE BOM JOGADOR NÃO SE INTIMIDAVA COM PORRADA. A HISTORIA DO NOSSO FUTEBOL ESTA FICANDO CADA VEZ MAIS POBRE. QUE DEUS TE TENHA NUM BOM LUGAR MEU IDOLO, SEMPRE.”
Alexandra Faioli
20 de fevereiro, 2025 | 12:59Meu, tio uma perda grande para nossa família.Meu tio sempre sorrindo e muito brincalhão.
Nossos corações choram???”
Luiz Guilherme Jr Juninho do . Avante
20 de fevereiro, 2025 | 10:01Deca e eu ficamos amigos, quando ele jogou no Avante em 1990 e ajudando a sermos campeões!
Era um amigo especial gente fina e sempre com um bom papo!Fiquei surpreso e triste com a sua partida pois sempre me encontrava com ele !Já tá fazendo falta meu amigo!Que Deus o receba de braços abertos e a família os nossos sentimentos”
Luiz Carlos. Zinho
19 de fevereiro, 2025 | 22:47Conversava com Deca todos dias. Se indagava. Como pode o goleiro bruno do flamengo ganhando 200.000 mil por mes. Fazer besteira. Ultimo papo nosso. Papo de bola.”
Leder Campideli Vasconcelos Campideli
19 de fevereiro, 2025 | 22:10Irmão do eletricista manutenção Nilton Faiole que foi assassinado no P I ( Parque Ipanema).”