21 de fevereiro, de 2025 | 15:29

Somente aposentados do INSS em Ipatinga terão direito a benefício extra

Quem optar por receber o valor deve devolvê-lo em 36 parcelas, sem juros

Arquivo DA
Aposentados e pensionistas de Ipatinga e de Coronel Fabriciano devem ficar atentos e consultar o app Meu INSS para saber se podem autorizar o benefício, que na prática é um empréstimo sem jurosAposentados e pensionistas de Ipatinga e de Coronel Fabriciano devem ficar atentos e consultar o app Meu INSS para saber se podem autorizar o benefício, que na prática é um empréstimo sem juros

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Ipatinga, município que teve reconhecido o decreto de “estado de calamidade pública” em janeiro, em decorrência de uma catástrofe climática, terão a possibilidade de sacar um benefício extra, no mesmo valor do benefício recebido normalmente. Diferentemente do que foi noticiado anteriormente, os aposentados de Coronel Fabriciano não terão direito ao benefício calamidade. A informação é da assessoria do INSS, em nota enviada ao Diário do Aço.

Esse benefício, que é, na realidade, uma antecipação, deve ser ressarcido, ou seja, devolvido ao governo federal, por meio de um desconto mensal no pagamento do segurado, em 36 vezes sem juros.

É importante destacar que o valor antecipado fica disponível para o segurado que tem direito, junto com o pagamento normal, mas é opcional. Ou seja, para recebê-lo, o interessado deve procurar a instituição bancária e autorizar a sua disponibilização em conta.

O calendário de pagamento normal da competência fevereiro tem início na próxima segunda-feira, dia 24. O pagamento foi antecipado por que na semana seguinte será o feriado de carnaval.

Quem não tem direito
Nem todo segurado do INSS tem direito ao pagamento do benefício calamidade. É o caso, por exemplo, de quem recebe benefícios temporários, como benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, salário-maternidade e auxílio-reclusão (pago às famílias de trabalhadores que, quando foram presos e encarcerados, trabalhavam com carteira assinada e eram segurados do INSS). Além disso, quem recebe pensão por morte, com prazo inferior a 36 meses, também não tem direito à antecipação de valores relativos à calamidade.

Tenha cuidado com golpes e jamais informe senhas, dados bancários e pessoas por telefone. Nem o INSS nem os bancos ligam às pessoas pedindo tais dados. Mais informações podem ser obtidas na Central 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h (os melhores horários para ligar são após às 18h e aos sábados).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luiz Observador

21 de fevereiro, 2025 | 16:25

“Seja JUSTO, empréstimo consignado para pagamento em 36 parcelas sem juros e sem nenhum acréscimo é bom demais, mamão com açúcar, papai Noel antecipado, quanto aos benefícios que o governo distribuiu sem nenhum critério durante a pandemia aquilo se chama Compra de Votos com o dinheiro público.”

Newton Drumond Azevedo

21 de fevereiro, 2025 | 16:16

“Porque os aposentados de coronel fabriciano não foram incluídos?”

Newton Drumond Azevedo

21 de fevereiro, 2025 | 16:13

“Qual é o motivo dos aposentados de coronel fabriciano não receberem este benefício extra? Grato”

Justo

21 de fevereiro, 2025 | 11:08

“Durante a pandemia até quem nunca trabalhou ganhou benefícios do governo , e agora oferem empréstimos para aposentados porque não pagar um descimo quarto aos aposentados já que não tiveram nem um benefício até agora.”

Envie seu Comentário