
21 de fevereiro, de 2025 | 13:00
Medicamentos e fraldas geriátricas do Programa Farmácia Popular passam a ser gratuitos
Elza Fiuza/Agência Brasil
No formato antigo do programa do governo federal apenas alguns itens eram totalmente gratuitos

Todos os 41 itens oferecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser entregues gratuitamente pelo Ministério da Saúde. A regra passou a valer no dia 14 e beneficiará mais de 1 milhão de pessoas, segundo estimativa da pasta. Entre os itens está a fralda geriátrica, que estará disponível para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos com mobilidade reduzida.
Atualmente, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) promove, mensalmente, a entrega sem custos de fraldas geriátricas para seus associados. A entrega por meio do governo chega para ajudar a devolver a dignidade a essas pessoas que muitas vezes não têm o dinheiro necessário para adquiri-las. Absorventes também serão entregues a participantes do Programa Dignidade Menstrual.
No formato anterior do programa, as pessoas precisavam pagar uma coparticipação” para ter acesso a fármacos, fraldas e absorventes. Apenas pacientes de algumas doenças recebiam a medicação totalmente gratuita. Agora, pacientes em tratamento de doenças como asma, diabetes, hipertensão, doença de Parkinson e glaucoma, terão direito a retirar os itens do programa sem nenhum custo em um estabelecimento conveniado.
Somente no Vale do Aço, considerando as cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, existem 142 farmácias e drogarias credenciadas no programa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gildázio Garcia Vitor
21 de fevereiro, 2025 | 20:02Em um país com uma expectativa em elevação, como o nosso, medidas que beneficiem os idosos, especialmente aqueles de menor poder aquisitivo, têm que ser motivo de júbilo.
Depois de anos dedicados à produção de riquezas, o que um idoso espera da sua Pátria é muito pouco, apenas uma velhice com dignidade e respeito por parte Dela e da sociedade.”