25 de fevereiro, de 2025 | 16:17

Governo de Fabriciano incentiva doação de Imposto de Renda para ajudar crianças e adolescentes

Divulgação
O contribuinte pode doar até 3% do IR devido para cada fundo, visando a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e idososO contribuinte pode doar até 3% do IR devido para cada fundo, visando a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos

A Secretaria de Governança de Assistência Social de Coronel Fabriciano lançou, nesta terça-feira (25), a campanha “Restitua Amor”. O encontro na prefeitura, que contou com a presença de contadores e prestadores de serviços contábeis da cidade, tem o objetivo de incentivar a captação e aplicação de recursos financeiros por meio da declaração do Imposto de Renda. As adesões podem ser feitas até o último dia do prazo para a entrega da declaração, orienta a pasta.

O contribuinte pode doar até 3% do IR devido para cada fundo, visando a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos do município.

Os recursos arrecadados passam a ser geridos pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. “É através do FIA – Fundo da Infância e da Adolescência - que esse recurso chega para promover proteção social e dar possibilidades futuras a essas crianças e adolescentes. A doação também pode ser destinada ao idoso, que precisa de serviços de proteção e convivência para garantir um envelhecimento mais saudável e seguro”, explica a secretária Karla Carvalho.

O município conta atualmente com 16 entidades que prestam serviços à comunidade. Todas são devidamente cadastradas por meio de edital e estão aptas a oferecer serviços de apoio e proteção às crianças e idosos.

Como doar
A doação é feita no ato da declaração do Imposto de Renda, diretamente no programa da Receita Federal, clicando na aba correspondente. O contribuinte pode destinar para os fundos até 3% do imposto devido ao governo federal. Para utilizar esse incentivo fiscal, é necessário apresentar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) na modalidade completa, cujo programa calcula automaticamente o limite da dedução.

“O empresário ou a pessoa física pode indicar as instituições da cidade. Precisamos ampliar essa arrecadação, pois as entidades que prestam serviços para crianças, adolescentes e idosos realmente precisam desse recurso”, destacou o contador Geraldo Eugênio.

Caso o contribuinte opte por destinar 3% para os fundos da infância e adolescência e 3% para o fundo do idoso, serão geradas duas DARFs para pagamento, sem que essa operação interfira em outras deduções da declaração ou gere custos adicionais. Mais informações pelo telefone (31) 374067400.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário