PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

28 de fevereiro, de 2025 | 15:00

Com fim da piracema, calendário de pesca 2025 está oficialmente aberto em Minas Gerais

Divulgação
A restrição também acabou em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e TocantinsA restrição também acabou em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins

Termina nesta sexta-feira (28), em Minas Gerais, o período de piracema, quando é proibida a pesca de espécies nativas. Desta forma, está aberto de forma oficial o calendário de pesca 2025. Além de Minas, a restrição também tem fim em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Em outros estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso, a pesca foi liberada no dia 1° de fevereiro, com o fim da restrição no dia 31 de janeiro.

Nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Amapá e Pará, a piracema será finalizada no dia 15 de março.

Durante a piracema, a pesca só é permitida para espécies exóticas (espécies não nativas que foram introduzidas pelo homem) e híbridas, no limite de três quilos diários mais um exemplar. A atividade pesqueira também só pode ser feita em determinados trechos com distâncias mínimas estabelecidas nas portarias a montante e a jusante da confluência e desembocadura de rios, represas, barragens, lagoas, corredeiras, entre outros pontos, para garantir a reprodução dos peixes na cabeceira dos corpos d’água.

Piracema
Conforme o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a piracema é um fenômeno natural muito importante para a reprodução dos peixes que ocorre com diversas espécies ao redor do mundo. O período da piracema ou período de defeso se inicia a partir do dia 1° de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro do ano seguinte.

Durante este período os peixes viajam dezenas ou até centenas de quilômetros para chegar aos locais ideais para reprodução. A migração exige do peixe grande esforço físico em pouco tempo para nadar contra a correnteza, resultando no estímulo à reprodução.

O termo piracema vem do tupi que significa “pira = peixe” e “cema = subida”, resultando no termo subida dos peixes.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário