06 de março, de 2025 | 08:45

Obra em estrada que liga o distrito industrial à BR-381 avança em Coronel Fabriciano

Matheus Valadares
Alça de acesso ao distrito industrial para quem transita sentido Belo Horizonte a IpatingaAlça de acesso ao distrito industrial para quem transita sentido Belo Horizonte a Ipatinga
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Ao passar pelo contorno rodoviário do BR-381 já é possível perceber a evolução da obra na estrada que irá interligar o Distrito Industrial 1, no bairro Belvedere, em Coronel Fabriciano, até a rodovia, próximo à fábrica de pipocas Plinc e a antiga ponte Mauá.

A antiga estrada de chão batido já ganhou pavimentação e os acessos já estão praticamente estruturados, com a construção, inclusive, de uma rotatória para dar fluidez ao trânsito no acesso à BR-381. Esse trecho, conforme apontado por Geraldo Magela, secretário de Obras e Serviços Urbanos de Coronel Fabriciano, em entrevista exclusiva ao Diário do Aço, deve ser concluído em um prazo de dois meses.

“A obra da portaria do bota-fora até ligar à rodovia está com 80% executada. Acredito que o restante que falta ser executado estará pronto dentro dos próximos 30 a 60 dias”, revelou o secretário, que ainda informou que a obra foi dividida em duas frentes.

“Tem uma parte que é do limite do bota-fora até na BR e tem uma parte do bota-fora que liga no Belvedere, que é no início do distrito. A parte que liga aqui no distrito está em torno de 10% da execução. Mas agora passou o período de chuva e todo equipamento está alocado para adiantar aquela obra”, explicou.

Atualmente, cerca de 26 empregados trabalham na implantação da nova estrada, com o uso de três escavadeiras, dois tratores de esteira patrol, duas carregadeiras e dois rolos compactadores para auxiliar no trabalho de terraplanagem.
Ao todo, serão quatro quilômetros de estrada, que também servirá para fazer a ligação entre a sede do município e o Parque Industrial Vale do Aço, também conhecido como Distrito Industrial 2. O novo trajeto permitirá uma melhor fluidez nas principais vias da cidade, conforme avalia Magela.

Matheus Valadares
Trecho próximo ao bairro Belvedere; à esquerda dá acesso à Biquinha, e a direita, ao Distrito Industrial ITrecho próximo ao bairro Belvedere; à esquerda dá acesso à Biquinha, e a direita, ao Distrito Industrial I

“Vai melhorar as condições do tráfego de quem vem de Belo Horizonte e quem está saindo do Belvedere para pegar sentido a Timóteo e à capital mineira. Vai melhorar o trânsito no horário de pico próximo ao viaduto (sobre a Magalhães Pinto). Vai desafogar o trânsito também na avenida Presidente Tancredo Neves, tanto para quem está chegando de Belo Horizonte, quanto para quem tá saindo sentido a capital”, avaliou o secretário de obras.

Desenvolvimento econômico
A combinação entre a ligação do Distrito Industrial 1 e a rodovia federal, recentemente concedida à Nova 381, e a criação do Distrito Industrial 2 leva a administração municipal a acreditar que haverá geração consistente e sustentável de emprego e renda no município a médio e longo prazo.

Conforme o governo, no atual cenário econômico e social, os distritos industriais tornaram-se estratégias para minimizar os custos de produção, proporcionando vantagens competitivas às empresas, especialmente no que se refere aos processos de trabalho e à especialização de determinados segmentos empresariais, favorecidos pela aglomeração industrial.

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Comentários

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Letícia

08 de março, 2025 | 07:41

“Daqui um tempo vão começar lotear igual fizeram na estrada que liga caladinho ao Sílvio Pereira dois.... Estão destruindo as áreas ???”

Newton

07 de março, 2025 | 15:48

“E os bairros de fabriciano, pavimentação uma verdadeira vergonha.”

Eduardo

07 de março, 2025 | 07:20

“Enquanto em Fabri tem acesso fácil a BR 381, em TIMÓTEO nada fazem. Aquele acesso clandestino no Alegre, feito pela própria população, é o mais próximo do centro da cidade. Está tão fácil de fazer um acesso próximo do túnel no bairro Sta. Terezinha... mas falta vontade de fazer da gestão municipal de TIMÓTEO.”

Bruno

07 de março, 2025 | 06:59

“GISLENE , só pra esclarecer essa obra se você nao conhece está do lado oposto a Ipatinga ela é depois de Timóteo e não afetará em nada quem vem de Ipatinga e quem vem de Timóteo, apenas para que vir de BH para o vale do aço não vai precisar passar pelo Melo Viana entrando direto para o Distrito Industrial.”

Douglas

06 de março, 2025 | 22:26

“Enquanto isso Timóteo nada... bastando fazer apenas uma alça de acesso.”

Gislene

06 de março, 2025 | 13:10

“Estou mudando a linha de ônibus por causa dessa obra? E como fica os usuáriosdo Caladinho que precisam do transporte,?
Os ônibus não irão passar no Caladinho mais não?????
Porque estão mudando so a rota do Fabriciano/Cariru???”

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