07 de março, de 2025 | 16:05
Bloco Valentinas prorroga” clima de Carnaval na região
As cidades de Timóteo e Naque e o distrito de Milho Verde, no município de Serro, foram contagiados pela energia do Bloco Valentinas neste Carnaval. Mas para quem ficou com gostinho de quero mais, a festa ainda não acabou, informa a produção. Neste domingo (9), o grupo se apresenta no Samba da Central (rua Barbacena, 185, em frente ao Jamaica Tatoo, no Centro de Ipatinga, a partir das 17h; ingresso: R$ 10).O Bloco Valentinas é um grupo percussivo do Vale do Aço que se dedica à ampla pesquisa sobre a cultura popular afro-brasileira. O projeto foi idealizado pelo mestre Wemerson Geleia - percussionista, produtor e diretor musical -, que valoriza e dissemina o tambor mineiro por meio de arranjos inovadores e divisões rítmicas inéditas, adaptadas com criatividade ao instrumento tradicional das congadas de Minas.
Além dos ritmos das manifestações culturais afro-mineiras, o repertório do Bloco Valentinas promove uma verdadeira viagem no tempo”. A proposta é despertar a memória afetiva do público com sucessos marcantes dos anos 80 e 90, sem deixar de lado algumas pérolas da música contemporânea”, reforça a assessoria.
O elenco do bloco é formado por ritmistas que representam a diversidade e a inclusão. Com idades entre 20 e 70 anos, os integrantes vêm de diferentes crenças, cores e estilos de vida, mas compartilham a mesma paixão pelo som dos tambores. Todos são alunos das oficinas ministradas por Geleia ao longo do ano. O time de instrumentistas conta com: Amanda Rodrigues, Andrea Cunha, Ari Andrade, Bel Cunha, Bruno Moreira, Camila Bussard, Cirlena Martins, Claudinei de Souza, Chrika de Oliveira, Daniela Alves, Dani Dornelas, Edson Moura, Frinéa Caldeira, Gabriela Rayane, Geniane Vieira, Geraldo Ferreira, Kênia Azevedo, Leila Cunha, Lucas Braga, Luiz Augusto, Luíra Marisol, Márcia Martins, Mari Antonaci, Maria Clara Abrantes, Nanda Rolim, Reginaldo Frinhani, Reni Soriano, Rita Knop, Romulo Amaral, Sandra Hespanhol, Teuller Morais, Vanusa Araújo e Yran Ferreira.
Sob o comando de Geleia, que rege, canta e toca percussão, o bloco também conta com a voz de Lucas Alvarenga e os músicos convidados Guilherme Lopes (contrabaixo) e Junio Endrik (guitarra). Para quem já pensa em subir aos palcos no Carnaval de 2026 tocando o seu tambor, estão abertas as inscrições para a nova turma de Tambor Mineiro. As aulas acontecem às segundas-feiras, em Coronel Fabriciano. Maiores informações no WatsApp: 31 98788-6678 (Wemerson Geleia).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]