12 de março, de 2025 | 15:20

Coletivo de circo do RJ apresenta espetáculo e oficinas gratuitas no Vale do Aço

Fotos: Sil Ojeda/Divulgação
Os personagens aparecem em um tempo e espaço indeterminados, estranhos e fascinantesOs personagens aparecem em um tempo e espaço indeterminados, estranhos e fascinantes
O premiado Coletivo Nopok, do Rio de Janeiro, inicia nesta quinta-feira (13) a circulação do espetáculo “Venturo” que vai percorrer no Vale do Aço as cidades de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano. Serão 16 apresentações gratuitas, além de três oficinas “Clube do Circo” para escolas públicas e três oficinas “Circo Contemporâneo” voltadas a estudantes de circo, artes cênicas e artistas amadores e profissionais. A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e tem patrocínio do Instituto Cultural Vale. Toda a programação é gratuita.

Em Ipatinga, as apresentações de “Venturo” serão no Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, nos dias 15 e 16 de março, sábado e domingo, sempre às 18h, e os ingressos podem ser retirados pelo Sympla. Em Fabriciano, o espetáculo será apresentado no Teatro do Unileste, nos dias 22 e 29 de março, sábados, às 16h e 18h30, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes do espetáculo. Já em Timóteo, as sessões no Teatro da Fundação Aperam Acesita, no dia 30 de março, domingo, também serão às 16h e 18h30, e os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro a partir de 24 de março. Mais informações no Instagram @coletivo_nopok.
Também serão realizadas sessões gratuitas do espetáculo para escolas da rede pública de ensino, mediante agendamento escolar. As escolas interessadas devem fazer contato pelo telefone (31) 98418-4553, com a produtora local Déborah Braga.

Espetáculo Venturo
Você já acordou e se perguntou onde está? Em “Venturo”, os personagens aparecem em um tempo e espaço indeterminados, tão estranhos e fascinantes quanto eles próprios, que não se lembram de nada. O desafio deles é descobrir se estão em perigo e quem faz a misteriosa e imensa máquina funcionar.
Os atores se desafiam a atuar com a pantomimaOs atores se desafiam a atuar com a pantomima

Vencedor do Prêmio CBTIJ 2024 - Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude nas principais categorias (Melhor Espetáculo, Direção, Cenário, Iluminação, Trilha Sonora e Fotografia de Cena), o Coletivo Nopok convida a plateia a explorar seres fantásticos que se movem de maneira quase humana, intercalando truques acrobáticos, malabares e números mágicos.

Equipe do projeto
O elenco de “Venturo” conta com os talentosos atores circenses Ernesto Poittevin e Fernando Nicolini, que se desafiam a atuar sem palavras, utilizando a dramaturgia da pantomima. A direção é de Álvaro Assad, renomado e premiado diretor de teatro. A equipe de criação inclui visagismo de Cleber de Oliveira, figurino de Raquel Theo, cenário de Dodô Giovanetti, trilha sonora original de Joaquim de Paula e iluminação de Juliana Moreira. A operação de luz é de Lucas Leicam, a operação de som de Léo Coessens e a contrarregra de Eduardo Santos. A fotografia é de Sil Ojeda e a identidade visual e projetos gráficos de Caco Chagas. A acessibilidade é garantida pela SerLibras. A coordenação do projeto é de Ernesto Poittevin e Fernando Nicolini, com direção de produção de Rita Masini.

Coletivo Nopok
Fundado em 2007, o Coletivo Nopok é formado por Ernesto Poittevin e Fernando Nicolini, que desenvolvem uma linguagem própria dentro do universo do circo e da comicidade. Ao longo de sua trajetória, o grupo tem se destacado pela fusão de linguagens e habilidades, pelo contato direto com o público e pela adaptação a diferentes espaços e eventos.
Com 18 anos de história, o Coletivo Nopok já participou de mais de 40 festivais de circo, tanto no Brasil quanto na América Latina. Seu trabalho abrange a realização de projetos próprios, participação em festivais, mostras e encontros, além da circulação de seus espetáculos e organização de festivais e convenções de circo.

SERVIÇO
Espetáculo Venturo
Classificação: livre - 50 minutos

Teatro Zélia Olguin (Ipatinga)
15/3 (sábado) - 18h
16/3 (domingo) - 18h
Ingressos gratuitos no Sympla.

Teatro Unileste (Coronel Fabriciano)
22/3 (sábado) - 16h e 18h30
29/3 (sábado) - 16h e 18h30
Ingressos gratuitos na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

Teatro Fundação Aperam (Timóteo)
30/3 (domingo) - 16h e 18h30
Ingressos gratuitos na bilheteria do teatro a partir de 24 de março.
Mais informações: @coletivo_nopok.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário