16 de março, de 2025 | 06:00

Vereador Professor Hálesi propõe instituição de mês sobre conscientização sobre autismo em Antônio Dias

Divulgação
O vereador Professor Hálesi (Avante) apresentou o Projeto de Lei 168 de 2025, que institui o 'Abril Azul' O vereador Professor Hálesi (Avante) apresentou o Projeto de Lei 168 de 2025, que institui o 'Abril Azul'

O vereador Professor Hálesi (Avante) apresentou o Projeto de Lei 168 de 2025, que institui o "Abril Azul" , que se dedicará a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo de acrescentá-lo no calendário de datas comemorativas municipais foi para abranger ainda mais a divulgação em torno das Políticas de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas com TEA no mundo todo e que dois milhões delas estão no Brasil.

O autismo é uma condição neurológica marcada por alterações no desenvolvimento da linguagem, da comunicação e de habilidades sociais. O TEA também tem como características comportamentos repetitivos e um processamento sensorial diferenciado. Este último significa que a percepção e a interpretação das situações podem ser totalmente diferentes em autistas. Por isso, eles podem reagir de formas inesperadas a acontecimentos que, para outras pessoas, podem parecer “comuns”.

O vereador apresentou também a resolução 145/2025 que institui a Galeria Lilás na Câmara de Antônio Dias e que tem o objetivo de contar a história da participação feminina na Câmara Municipal de Antônio Dias.

O Professor Hálesi também protocolou um requerimento que visa a criação da Galeria Lilás, um espaço em ambiente físico destinado à exposição de fotografias das mulheres que fizeram e fazem parte da história política feminina, tendo sido eleitas como vereadoras deste município.

A proposta prevê uma mostra permanente com fotos e informações sobre todas as mulheres que já foram vereadoras, oferecendo um panorama histórico dessa trajetória.

A cor lilás simboliza respeito, dignidade, purificação e transformação, além da força feminina e luta pelos direitos das mulheres.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário