17 de março, de 2025 | 15:00
Timóteo receberá Castramóvel em abril
Ilustração
A castração de cães e gatos será feita por ordem de chegada, terá vagas limitadas e requer cadastramento prévio

Nos dias 8 e 9 de abril, tutores de cães e gatos de Timóteo terão a oportunidade de castrar seus pets, gratuitamente. O evento ocorrerá no Ginásio Poliesportivo, no Centro Norte. A castração de cães e gatos será feita por ordem de chegada e terá vagas limitadas.
As inscrições devem ser feitas a partir desta terça-feira (18), por meio do link: Tutor Público, em seguida, o tutor precisa confirmar a vaga na Secretaria Municipal de Educação (antigo colégio Dom Bosco), de 12h às 18h.
O Castramóvel foi viabilizado pela Associação Aumigos Pet por meio dos gabinetes dos deputados Noraldino Júnior e Kátia Dias, em parceria com a Associação JF Parceria e apoio da Administração Municipal. As vagas são limitadas.
É importante lembrar que se trata de um mutirão, portanto, os tutores devem respeitar o horário de chegada e ter disponibilidade de tempo para esperar sua vez. A cirurgia pode ser demorada, mas vale a pena esperar. Aconselhamos não levar crianças, idosos ou gestantes, por causa do tempo de espera.
Podem ser castrados:
Machos e fêmeas com idades entre seis meses e sete anos, cadelas e gatas, ainda que estejam no cio, e em boas condições de saúde.
Não poderão ser castrados:
Animais de raças específicas, os chamados cães braquicefálicos, como Shi-tzu, Buldogue, Pequinês, Lhasa Apso, Maltês, Yorkshire, Terrier e Spitz Alemão.
Cães idosos, acima de oito anos ou abaixo de seis meses de vida, assim como cães acima de 40 kg ou abaixo de 3 kg.
Cuidados anteriores à castração
Todos os animais que vão passar pelo procedimento cirúrgico precisam estar em jejum de água e ração a partir da meia-noite do dia anterior.
Antes de iniciar o jejum, alimente seu amiguinho muito bem, por volta das 20h, preferencialmente.
Anote o horário em que o animal se alimentou e não permita que ele tenha acesso a alimentos depois do horário.
Dicas úteis
Leve uma sacolinha para recolher dejetos ou impurezas geradas no pré-operatório. Leve também uma mantinha para aquecer seu animalzinho e, caso o animal seja agressivo, leve focinheira. Caso não possa comparecer, avise com antecedência para que outro animalzinho da lista de espera seja atendido.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]