18 de março, de 2025 | 15:15

“Arte nas Águas de Minas” ganha espaço em Coronel Fabriciano

Divulgação/Copasa
A apresentação das obras de arte urbana ao público será realizada nesta quinta-feira (20)A apresentação das obras de arte urbana ao público será realizada nesta quinta-feira (20)
As pinturas dos muros da Estação de Tratamento de Água do Sistema Integrado do Vale do Aço (ETA-SIVA) da Copasa, na rua Minas Gerais (s/n), no bairro Amaro Lanari, no município de Coronel Fabriciano, já estão ganhando os últimos contorno. A poucos dias da entrega do trabalho e inauguração da obra a céu aberto, que será realizada nesta quinta-feira (20), às 11h, os artistas locais Thiago Moska e Leonardo Advíncola Soares - o “Cisco” e a artista Luna Bastos, convidada pela curadoria do projeto, aceleram e retocam os últimos desenhos e grafitti no local, informa a assessoria.

Esta é a última etapa do projeto “Arte nas Águas de Minas”, que foi iniciado em outubro de 2024 e já promoveu a produção de 15 obras de arte urbana em unidades da Copasa de cinco cidades do interior mineiro. Durante esse período, os painéis artísticos foram entregues às comunidades de Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre e Montes Claros.

A equipe de artista promove oficina nesta quarta-feira (19)A equipe de artista promove oficina nesta quarta-feira (19)
Mas, antes do evento de inauguração do painel na região, os artistas vão realizar uma oficina nesta quarta-feira (19), entre 13h e 17h, com cerca de 20 estudantes da Escola Estadual Raulino Cotta Pacheco, no bairro Amaro Lanari. Essa turma, também, deixará as suas marcas registradas nos muros da ETA-SIVA.
A superintendente de operações norte e leste da Copasa, Melissa Seixas, lembrou a mensagem principal do “Arte nas Águas de Minas”, que é a preservação da água e do meio ambiente. “Esse projeto reforça a importância da preservação da água e do meio ambiente, bem como do uso consciente da água em nosso cotidiano. Todos devemos fazer as nossas partes para preservar este recurso (a água) que é fundamental para a sobrevivência do ser humano. Aproveito a oportunidade para convidar à população do Vale do Aço para estar com a gente na inauguração desse trabalho, na quinta-feira (20)”, disse.

Sobre o projeto
Com o patrocínio da Copasa, o Arte nas Águas de Minas visa, por meio da expressão artística, apresentar as diversas formas de se relacionar com a água, reconhecendo-a como substrato básico da vida e condição fundamental para o bem-estar humano e a justiça social. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA - Cultura & Patrimônio), e viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.

O projeto expressa o foco na água e valoriza a culturaO projeto expressa o foco na água e valoriza a cultura
Embasados em sua maioria na estética do muralismo e do graffiti, os trabalhos são assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados previamente pela curadoria do projeto, e por 12 artistas locais, sendo dois por cidade, escolhidos por editais publicados ao longo do percurso.

Associação cultural
A APPA - Cultura & Patrimônio é uma associação cultural, sediada em Belo Horizonte, de fins não lucrativos, que tem como principal objetivo a promoção de iniciativas artísticas, culturais e patrimoniais que favoreçam o desenvolvimento socioeconômico. Em mais de 30 anos, a APPA já desenvolveu, gerenciou e executou, com sucesso, mais de 240 projetos, aprovados em diversos mecanismos de financiamento cultural, como leis de incentivo à cultura e fundos culturais, além do gerenciamento e execução de convênios, termos de parceria, contratos de gestão, termos de ajustamento de conduta, patrocínios não incentivados, entre outros.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lino

18 de março, 2025 | 17:41

“Muito lindo,passo lá várias vezes por semana ,tornou o trajeto mais gostoso.Parabens aos Artistas.”

Envie seu Comentário