19 de março, de 2025 | 08:30

Associação dos Artesãos de Ipatinga Matizes oferece aulas gratuitas de bordado, crochê e pintura

Google Earth
A Casa do Artesão Matizes está localizada na avenida Macapá, bairro Veneza, em IpatingaA Casa do Artesão Matizes está localizada na avenida Macapá, bairro Veneza, em Ipatinga
Por Sofia Carvalhido - Estagiária sob supervisão
A Casa do Artesão Matizes está oferecendo aulas gratuitas de pintura, bordado e crochê. Nesta quarta-feira (19), comemora-se o Dia Nacional do Artesão e, nesse sentido, a presidente da Associação dos Artesãos de Ipatinga Matizes, Olívia Aparecida da Cunha Miranda, em entrevista ao Diário do Aço, falou da importância das atividades artesanais para a preservação cultural e, também, para a saúde mental de quem as pratica.

Olívia é artesã desde a infância e aprendeu seus primeiros bordados com sua avó. Hoje, aos 64 anos, trabalha com diferentes técnicas de artesanato, como bordado livre, oitinho, xadrez, vagonite, patch aplique, ponto cruz, hardanger, macramê, bainha aberta e crivo. Há mais de 12 anos atua em grupos de mulheres e já ministrou oficinas em grupos e eventos do município de Ipatinga.

As aulas são feitas na Casa do Artesão, localizada na avenida Macapá, número 6, no bairro Veneza, em Ipatinga. “Qualquer pessoa que goste de artesanato e queira aprender pode participar. Bordado na segunda-feira às 13h, Crochê na terça-feira, às 13h, e pintura na quinta-feira às 13h. Para participar é só entrar em contato pelo Instagram e reservar a vaga”, detalha a presidente. Além disso, a loja funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados, de 9h ao meio-dia.

A iniciativa surgiu de uma parceria entre a administração municipal de Ipatinga e a Associação dos Artesãos de Ipatinga Matizes, por meio de uma emenda impositiva da Lei nº 4.611, de 29 de maio de 2023.
Enviada ao DA
Aulas são ministradas nas segundas, terças e quintas-feirasAulas são ministradas nas segundas, terças e quintas-feiras


Casa do Artesão Matizes
Atualmente, a Matizes possui 20 artesãos associados e é uma associação civil de direito privado e sem fins lucrativos. “A Matizes foi fundada com finalidade de ser referência turística de Ipatinga, por meio da comercialização do artesanato local”, informa Olívia. Com o oferecimento de oficinas de artesanato à comunidade, a associação busca incentivar a geração de renda por meio “da educação, do resgate de conhecimentos tradicionais, do artesanato, do saber científico, da democratização e do acesso à tecnologia da informação”, continua.

Para além das aulas gratuitas, a Casa do Artesão terá, em breve, feiras de artesanato na porta do estabelecimento com diferentes atrações.

Segundo Olívia, ainda é preciso valorizar e reconhecer o trabalho artesanal, uma vez que, além de servir de fonte de renda para muitos artesãos, “o artesanato também é uma forma de preservação cultural, aprendizado, e pode trazer benefícios para a saúde. Além de promover estímulos sensoriais que podem ser relaxantes e prazerosos, percebemos que auxilia contra o estresse”, finaliza.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário