19 de março, de 2025 | 08:40
Lei que insere capoeira nas escolas públicas é discutida em Ipatinga
Enviada ao Diário do Aço
A capoeira é uma ferramenta completa para o desenvolvimento das competências previstas na educação básica brasileira
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço 
Defender a capoeira como prática pedagógica é usar a própria cultura brasileira como ferramenta para uma educação inclusiva, transformadora e completa. É o que alega o presidente da Associação de Inclusão Desporto e Educação (Aidê), Ezequiel Batista dos Reis, em entrevista à reportagem do Diário do Aço. A Aidê atua com trabalhos de assistência social, presta apoio pedagógico inerente à cultura da capoeira nas escolas e instituições afins, e elabora projetos sociais para apreciação do poder público, iniciativa privada e promoção do voluntariado.
Ezequiel afirmou que, atualmente, a população vive um momento importante, discutindo a implementação da Lei Nº 4.965 de 14 de agosto de 2024 em Ipatinga. Ela propõe a inserção da capoeira nas escolas públicas do município, o que seria um marco no reconhecimento dessa prática como direito educacional e cultural das nossas crianças e jovens”, pontuou.
Capoeira na educação básica
A capoeira faz parte da história e da cultura do Brasil, trazendo conteúdos que abordam tanto a ancestralidade do país, quanto indígena e brasileira. Com o pensamento científico, crítico e criativo, a prática envolve a criação de cantigas, jogos de improvisação, e o estudo sobre sua história, além de fomentar a pesquisa e produção literária. O presidente da Aidê destacou que, se tratando de repertório cultural, a capoeira é uma expressão cultural rica, que une música, dança, luta e brincadeira, e reflete a diversidade brasileira. A comunicação também é abordada. Na roda de capoeira, todos desenvolvem a comunicação oral, musical e corporal, por meio de cantos, diálogos e movimentos. A modalidade ainda envolve a cultura digital, já que está presente com vídeos, músicas, artigos, e pode ser explorada em sala de aula como recurso didático”.
Além disso, a expressão artística ensina valores como disciplina, respeito, perseverança, e trabalho em equipe. Na argumentação, ela envolve o diálogo, e o respeito à construção de ideias e saberes coletivos. Em relação ao autoconhecimento e autocuidado, promove o equilíbrio físico e emocional, o cuidado com o próprio corpo e com o colega na roda. Na empatia e cooperação, a roda de capoeira só ocorre com o coletivo, estimulando a cooperação, o respeito e o cuidado mútuo.
Esses são os motivos pelo qual o presidente da associação defende que a arte é uma ferramenta completa para o desenvolvimento das competências previstas na educação básica brasileira. A capoeira dialoga diretamente com as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o principal documento orientador da educação básica no Brasil. A BNCC prevê o desenvolvimento integral dos estudantes, e é uma ferramenta completa, pois une movimento, música, cultura, história e valores humanos”, garantiu.
Jornada Cultural
A capoeira, reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), será defendida como prática pedagógica em um evento promovido em Ipatinga. A Jornada Cultural” é uma iniciativa do Comitê Estadual de Cultura de Minas Gerais, em parceria com a Aidê. Também conta com o apoio do Hibridus Ponto de Cultura.
O evento está programado para os dias 22 e 23 de março (sábado e domingo). A programação será no Serviço Educacional Técnico e Profissional (Sertep), situado na avenida Livramento, número 285, no bairro Veneza II.
As atividades serão totalmente gratuitas e abertas ao público. Os participantes receberão um certificado. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer.
Para escolas e grupos maiores, é necessário agendar a participação por meio do e-mail: [email protected]. Além do e-mail, mais informações podem ser obtidas por meio dos canais oficiais: WhatsApp (31) 97135-3610; contato adicional (31) 99705-1584; Instagram @aide_associacao, @comitedeculturamg e @hibriduspontodecultura.
Programação
22/3 (sábado) - Curso Pedagogia da capoeira: ensino em contextos educativos e sociais, das 8h às 12h; Oficina Toques e cantos da capoeira: a musicalidade como resistência, das 13h45 às 15h45; Oficina Movimentos da capoeira: entre o jogo e a dança, das 16h às 18h.
23/3 (domingo) - Curso Pedagogia da Capoeira: ensino em contextos educativos e sociais, das 8h às 12h; Roda de conversa Capoeira como patrimônio cultural e ferramenta de inclusão, das 14h às 16h; Intervenção artística na Praça Itelpina da Cruz Lima, das 16h30 às 17h30.
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Pedro
20 de março, 2025 | 07:36?timo iniciativa. Porém ao colocar capoeira, onde fica as outras artes marciais?
Tem aluno que não gosta de capoeira de forma alguma, já gosta de jiu-jitsu, karatê, taykendo, judô, etc
Ao colocar um tipo somente, não tem direito a escolha dos alunos, e fica um lá " certa" obrigação em fazer capoeira. Na da contra a capoeira, mas creio que deveria ter as outras. E fazer projeto de lei, aí complica mais ainda”
Lu
19 de março, 2025 | 13:35Muito interessante!
A cidade precisa de mais projetos/atrações culturais.”
Rosane
19 de março, 2025 | 12:09Iniciativa extraordinária,um esporte maravilhoso,falo por conhecimento de causa.Fiz por anos capoeira e sempre me fez muito bem,tanto física e mentalmente,Quilombo dos Queimados era o grupo que participava,Mestre Merrinho de Caio é excelência no quesito capoeira,deixo aqui minha indicação pra tal profissional ser incluso no projeto.”
Mac1972
19 de março, 2025 | 11:11Eu gostaria de elogiar sua iniciativa de se interessar por questões culturais e educacionais importantes, como a inclusão da capoeira nas escolas! Isso demonstra uma visão ampla e uma preocupação com o desenvolvimento cultural e social das próximas gerações. Continue assim, buscando sempre se envolver em temas que promovem a diversidade e a inclusão!”