19 de março, de 2025 | 14:47
Capacitação orienta donos de açougues em Ipatinga sobre normas de segurança alimentar
Divulgação
Os participantes receberam orientações detalhadas sobre manipulação correta de carnes, higiene pessoal e ambiental, prevenção da contaminação cruzada
Os participantes receberam orientações detalhadas sobre manipulação correta de carnes, higiene pessoal e ambiental, prevenção da contaminação cruzadaProprietários de açougues em Ipatinga participaram esta semana de uma ação do Programa de Regularização Fique Legal”, promovido pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme o governo municipal, a iniciativa busca orientar e apoiar os comerciantes na adequação às normas sanitárias, garantindo um padrão de qualidade mais seguro para consumidores e trabalhadores do setor.
O evento ocorreu no Sebrae e contou com palestras ministradas por nutricionistas da Vigilância Sanitária e técnicos de segurança do trabalho. Os participantes receberam orientações detalhadas sobre manipulação correta de carnes, higiene pessoal e ambiental, prevenção da contaminação cruzada e uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, também foram apresentados os documentos necessários para a obtenção do alvará sanitário.
Próxima etapa
A capacitação terá uma segunda etapa na próxima terça-feira (25), também no Sebrae. Ao final do curso, os estabelecimentos firmarão um termo de compromisso, assumindo o desafio de se regularizarem no prazo de seis meses. Durante esse período, a Vigilância Sanitária fará um acompanhamento próximo, oferecendo suporte técnico e orientações para garantir que todas as exigências sejam cumpridas.
O Programa Fique Legal” é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, realizada em parceria com a Vigilância Sanitária, o Sebrae, o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), a Sala Mineira do Empreendedor, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo (Semdetur) e o Centro de Capacitação Profissional.
Fiscalização educativa
Além da capacitação voltada para açougues, a fiscalização da Vigilância Sanitária também está sendo realizada em diversos estabelecimentos do município, como academias, para garantir o cumprimento das normas sanitárias e de segurança. Essas ações têm caráter orientativo e objetivo de assegurar a adequação dos serviços oferecidos à população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















