
20 de março, de 2025 | 14:34
Golpe do empréstimo consignado causa rombo de R$ 10 milhões na Caixa
Divulgação
Segundo a PF, promessa de quitação de empréstimos antigos e liberação de valores adicionais acaba em prejuízo para pessoas e para o banco

A Polícia Federal deflagrou esta semana uma operação para combater um esquema de fraude bancária que resultou em um prejuízo de mais de R$ 10 milhões para a Caixa Econômica Federal (CEF). O golpe era feito por meio de manipulação de empréstimos consignados de servidores públicos.
Segundo a Polícia Federal (PF), o grupo é formado por 21 criminosos e na quarta-feira (19) foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, dos quais, três em Belo Horizonte e em Salvador (BA).
A organização criminosa contava com divisão de tarefas e uma operação sistemática para obter os lucros ilícitos. De acordo com a PF, mais de 200 servidores públicos estaduais e municipais e a CEF foram vítimas de estelionato. O grupo também está sendo acusado de invasão de dispositivo informático, já que fez uso indevido das credenciais dos gerentes do banco.
Caso sejam condenados, os marginais poderão cumprir penas de até 26 anos de prisão por cada contrato fraudulento. Centenas de contratos fraudulentos foram identificados no curso da apuração da PF. Os crimes praticados incluem estelionato contra servidores públicos, invasão de dispositivo informático, estelionato contra a Caixa Econômica Federal e organização criminosa.
Justiceiro
20 de março, 2025 | 15:24Esses golpes geralmente só acontecem em bancos públicos será porque?”