25 de março, de 2025 | 12:57
Acidente envolvendo ônibus da Saritur deixa nove vítimas, uma em estado grave
Notícia atualizada às 16h25 para acréscimo de informaçõesNove pessoas saíram com ferimentos de um acidente envolvendo um ônibus da Saritur, no fim da manhã de terça-feira (25), em Ipatinga. Dentre elas, oito são passageiros e a nona é o motorista, de 50 anos. O fato foi registrado na avenida Usiminas, no bairro das Águas, no fim da manhã, quando o ônibus da linha Circular 1B (C1B) caiu em uma ribanceira e deixou passageiros e o motorista feridos. Dentre os oito passageiros, dois tiveram ferimentos mais graves. Um deles é um jovem de 21 anos, que teve traumatismo cranioencefálico (TCE) grave e, até o fim da tarde permanecia intubado no Hospital Márcio Cunha.
Informações apuradas pelo Diário do Aço, no local do acidente, dão conta que o veículo trafegava na avenida 26 de outubro, no bairro Bela Vista, quando o motorista sentiu um mal-estar e sofreu um apagão”. Ele alegou aos policiais militares que não se recorda do que aconteceu após ter passado mal.
Devido ao acidente, a pista precisou ser fechada e só foi liberada por volta das 15h, com a remoção do coletivo. Os funcionários da Saritur estiveram no local para apurar o ocorrido e dar suporte às vítimas e familiares que foram para o local. Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros também atuaram na cena do acidente.
Valdineia Moreira, de 50 anos, soube que seus pais haviam se machucado neste acidente, visto que ocupavam o veículo, e detalhou ao Diário do Aço o que ocorreu: Eu recebi uma ligação e uma moça falou que o ônibus capotou. Foi um susto muito grande. Meu pai tinha dois anos que não vinha em Ipatinga, aí veio para renovar a carteira e aconteceu isso. Meus pais moram no estado do Espírito Santo. Ele tem 76 anos de idade e minha mãe 72. Mas eles estão bem, graças a Deus. Minha mãe estava sentada atrás do banco do motorista e bateu o rosto no vidro de proteção, e um ferro soltou e bateu nas costas do meu pai. Eles saíram do Cariru e iriam pegar o carro que está na revisão. Eu estava com medo de encontrar eles mortos”, relatou.
Veja, abaixo, vídeo do local do acidente:
Ônibus da Saritur cai em ribanceira na avenida Usiminas. Veja mais detalhes no link 👉 https://t.co/0D17vRsyal via @portaldiariodoaco pic.twitter.com/CuBVYR7Mwu
Diário do Aço (@portaldiarioaco) March 25, 2025
Vítima com TCE grave
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar informou que atendeu os passageiros encontrados fora do veículo, dentre os quais, quatro estavam com ferimentos leves e foram conduzidas em uma ambulância do Usisaúde. Outra vítima, uma senhora, foi lançada para fora do veículo no momento do acidente e reclamava de dores nas costelas. Foi atendida por uma equipe do Samu e encaminhada para o hospital. Dentro do veículo havia mais duas vítimas, em situação mais grave.
O motorista, que estava retido no veículo, e precisou ser retirado pela equipe do Corpo de Bombeiros, consciente mas desorientado, com fratura no punho e suspeita de lesão na coluna. Após retirado do veículo foi conduzido por uma equipe do Samu. Por fim, foi resgatada a última vítima do ônibus, inconsciente e com suspeita de Traumatismo cranioencefálico (TCE) grave. O paciente estaria nos fundos do veículo. Após sua retirada foi deixado aos cuidados da unidade do Samu, para posterior encaminhamento ao hospital”, detalha a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Wilson Anselmo Filho
26 de março, 2025 | 14:57Este não é o primeiro acidente ocorrido neste local.
Eu já vi acidente com bicicleta perder o freio e a criança cair ai na parte de baixo, també um automovel caiu neste mesmo ponto então já passou da hora de fazer uma proteção para evitar acidentes mais graves nesta área, Sr. prefeito, que tal colocar uma barreira de contenção neste local.”
Pião Comum
26 de março, 2025 | 09:26Vereador para entregar moção de aplauso tem!
E vereadores para finalizar frota do transporte público tem?
E vereadores para acionar a segurança pública quando os ônibus está com condições precárias e com lotações acima do permitido?tem?”
Pião Comum
26 de março, 2025 | 09:20Retiram os cobradores e colocaram o motorista em dupla função!
"E agora?
*sindicato para paralisar o transporte público,tem!
Sindicalista do setor rodoviário para deixar a população sem transporte público com greves principalmente em períodos eleitorais,tem!
"ANO DE 2026 TEM ELEIÇÕES SERÁ QUE VAMOS TER GREVE NO TRANSPORTE PÚBLICO NO VALE DO AÇO??
Esse acidente foi uma tragédia anunciada. Esse acidente foi uma tragédia anunciada e a conta quem pagou foram as vítimas .”
Shesheu
26 de março, 2025 | 08:37E a prefeitura e nossos queridos vereadores não falam nada!
Será porque???”
Lulaladrao
25 de março, 2025 | 21:19Só descem o bela vista em alta velocidade, esses ônibus de transportes em geral , inclusive vans escolares.”
Rj
25 de março, 2025 | 20:56Ô Feliz, mas que comentário mais INFELIZ.”
Zazau
25 de março, 2025 | 19:44Engraçado, se fosse avião a ANAC estava de cima para fechar a Empresa. Quando é que o DNIT vai suspender a licença da Saritur no Vale do Aço?”
Feliz
25 de março, 2025 | 18:30Várias opiniões .sou motorista a 19 anos e vejo que se nós não adaptarmos ao mundo moderno seremos engolidos pelos mais jovens que se adaptam .falta de trocador não e a causa do acidente mais sim uma negligência de um auto chek list de nós mesmo ao constatamos que não estamos bem não podemos pegar a direçao pois imagine se este motorista ao invés de un coletivo fosse rodoviário”
José Serra
25 de março, 2025 | 17:30Venho dizendo há muito tempo como usuário do transporte público de Ipatinga. ônibus velhos e remendados e motoristas - cobradores - se virando no 30. E a empresa e o prefeito continuam numa boa.”
Eterno Fiscal
25 de março, 2025 | 17:1890% da frota está em desacordo com o contrato.
Poucos são os ônibus que estão dentro do ?prazo de validade? do contrato celebrado entre a empresa e a prefeitura. O papel de fiscalização, que cabe aos vereadores, não é feito. Sempre, em toda a história moderna de Ipatinga, políticos se beneficiaram desse contrato. Hoje não é diferente. Temos um prefeito e 19 capangas.”
Luiz Carlos
25 de março, 2025 | 16:22Já era uma tragédia anunciada, desde que foi retirado os trocadores os motoristas estão realizando trabalhos estressantes de motorista e de trocador, graças a Deus o ônibus estava vazio se estivesse lotado seria uma tragédia sem tamanho, senhor prefeito vamos esperar uma tragédia maior acontecer? Vamos ter que enterrar um ente querido por negligência? Quero fazer uma denuncia aqui: ônibus que a saritur está oferecendo alô município de Ipatinga são todos sucateados ônibus com mais de 10 anos de uso,”
Creuzeni Honória de Miranda
25 de março, 2025 | 15:25Há muito tempo que o transporte de coletivos em Ipatinga caiu em média de 70 a 80% em qualidade. Reduziu-se o número de ônibus trafegando, os horários é uma coisa de louco (a gente chega a esperar mais de 1 hora no ponto), aumento de trabalho para o motorista, que tem que trabalhar por dois (e deve ganhar por um), stresse e cansaço neste trânsito maluco, sinceramente, não tem ser humano no mundo que aguente tanta pressão, e as empresas só lucrando com isso. E eu te pergunto: Pra quê? se na Palavra de Deus diz para não ajuntarmos tesouros na Terra onde a traça e a ferrugem corroem. Fica a dica.”
Luzmar Guimarães Rocha
25 de março, 2025 | 14:56Os motoristas da SARITUR são ótimos profissionais. O trânsito em Ipatinga e Coronel Fabriciano está muito louco. Motoristas de automóveis geralmente não facilitam a vida dos motoristas dos coletivos. Há também a necessidade da renovação da frota dos ônibus.”
Ruiberg Menezes Miranda - Rui do Posto de Saude
25 de março, 2025 | 14:55Acidentes são possíveis de acontecer, um mal súbito pode acontecer com qualquer um, é de se observar uma coisa, motorista trocador essa ideia não combina com direção de veículo automotor, isso causa stress, insegurança, e desconforto em qualquer lugar. Porém inovam eliminando o trocador para obter mais lucros, isso com o passar dos tempos pode causar problemas com o trabalhador responsável pelas duas coisas, dirigir e ainda receber dinheiro, cumprir horário do trajeto, ruas problematicas, com buracos, muitos quebra molas, e ruas sem duplicação dentro da cidade, tudo isso pode promover um acidente em relação aos ônibus de trasporte público como a qualquer veículo. Por isso eu vejo que em transporte público era para ser obrigatório ter o trocador e o motorista. Mesmo com a modernidade dos Chips e cartões, era para ser por lei federal, estadual e municipal ter a obrigatoriedade dos dois profissionais no ônibus público, afinal ali se carrega famílias , humanos, e mesmo assim é possível acidentes, até a melhorias das ruas serem feitas para melhor segurança dos condutores. Esse acidente ao me ver reflete que as ruas de Ipatinga já não suportam o tráfico de carros urbanos, é preciso duplica Las, e a empresas ou empresas que prestam serviços públicos urbanos deveriam ter duas pessoas no ônibus , uma para fazer trocos e outra para dirigir em exclusividade.”
Crispim
25 de março, 2025 | 14:21Isso pra mim , é funcionário sobrecarregado, muito serviço motorista hj é motorista e trocador, como já não bastasse o stresse do trânsito, tem que cobrar passagem também, conferir quem sobe e que desce do ônibus
D”
Zé Doido
25 de março, 2025 | 13:49No vídeo, pegou mal os funcionários do SAMU ao fundo rindo, claro, não é proibido, não é ilegal, mas numa situação dessas onde tem pessoas feridas, pessoas da área da saúde batendo papo e rindo, é no mínimo deselegante e não é de bom tom pra uma equipe tão respeitada quanto os profissionais da saúde, fica a dica.”
Verdade
25 de março, 2025 | 13:37Motivos do acidente acertado,mas a maioria dos motoristas da saritur não dirigem de acordo com a legislação de trânsito,um das inflações para no meio da via, não respeitar ciclistas e alta velocidade.”
Adilson
25 de março, 2025 | 13:36Todo trabalho específico como: trab em altura, espaço confinado, operacional, local restrito deve a empresa solicitar o empregado para fazer exames com mais vezes e principalmente verificar de pressão toda vez antes de iniciar o trabalho.”