26 de março, de 2025 | 10:48
Isenção de IPTU 2025 contemplará cerca de 6.100 imóveis atingidos pelo temporal de 12 de janeiro em Ipatinga
Sofia Carvalhido
Anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, pelo prefeito Gustavo Nunes e equipe
Notícia atualizada às 12h49 para acréscimo de informações
Todos os imóveis que foram duramente atingidos pela chuva de 12 de janeiro de 2025 ficarão isentos de recolhimento do Imposto Predial, Territorial Urbano (IPTU) 2025 em Ipatinga. O número de imóveis atingidos passa de 6 mil. As informações foram divulgadas pelo prefeito Gustavo Nunes (PL), na manhã desta quarta-feira (26), em entrevista à imprensa, na Prefeitura de Ipatinga.
As pessoas que foram cadastradas e atendem aos critérios de atingidos pelo temporal estão isentas e receberão cartas em suas residências e imóveis. A isenção contempla apenas o IPTU, logo, a "Taxa de recolhimento de lixo" permanece.
Na guia da carta estará escrito: Você foi isento do IPTU 2025 por causa dos danos causados pela chuva de 12 de janeiro de 2025”.
Gustavo explicou que a Defesa Civil recebeu mais de 3 mil solicitações distintas para vistorias, em função dos estragos causados pelo temporal. Todas as solicitações foram atendidas nos locais com apoio da administração municipal, Defesa Civil do município e do estado, assistentes sociais e agentes da saúde. Além dos danos materiais, dez pessoas perderam a vida na catástrofe climática, conforme noticiado à época pelo jornal Diário do Aço.
Agentes da saúde também fizeram vistorias em todas as regionais da cidade, atingidas pelo temporal de 12 de janeiro e elaboraram relatórios completos de todos os imóveis. Esses levantamentos contemplam perdas materiais como geladeiras, móveis, etc. Portanto, aqueles proprietários de imóveis que tiveram perdas materiais diversas - mesmo que a estrutura do imóvel não tenha sido danificada - cujas vistorias foram feitas no local, estarão incluídos na lista de isenção do IPTU.
Segundo afirmou o prefeito, cerca de 6.100 imóveis, de pessoas físicas e jurídicas, estarão isentos de recolhimento de IPTU em Ipatinga, dentre eles, imóveis comerciais. A isenção vale apenas para 2025. A estimativa é que com essa isenção o município deixe de arrecadar em torno de R$ 4 milhões.
Abrigo
Nesta sexta-feira (28), o abrigo que está em funcionamento será encerrado. Nesse sentido, todas as 22 pessoas remanescentes no local já receberam a aprovação dos benefícios, dentre eles, aluguel social, o auxílio no valor de um salário mínimo e, agora, a isenção do IPTU.
Durante a coletiva, Gustavo Nunes afirmou que as pessoas que estavam nos abrigos e não se enquadraram nos critérios de recebimento dos benefícios ou estiveram causando tumultos no local foram retiradas e, até mesmo, expulsas com ajuda da Guarda Civil Municipal. Ao todo, a administração municipal informou que pouco mais de 200 pessoas foram assistidas nos abrigos. Veja, abaixo, vídeo da entrevista.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Marilene Melo
26 de março, 2025 | 15:42Que boa ação, Parabéns.
Mas e a Reurb, não se fala mais né.
Estou aguardando a documentação do meu imóvel...
Sou do bom jardim.
Bora ver esse problema Prefeito.
Tanta gente esperando isso acontecer por cá.”
Elisson
26 de março, 2025 | 15:32Quem fez esse cadastro? a própria defesa civil? como faço pra saber se estou incluído? só quando chegar ?”
Gildázio Garcia Vitor
26 de março, 2025 | 12:50Parabéns à Administração Municipal por ter tomado esta medida! Espero que os Vereadores, que têm excelentes ideias e muito tempo a perder com inutilidades, como, por exemplo, a alteração da GCM para Polícia Municipal, fiscalizem todo o processo de isenção, para evitar que aqueles que não preencham os requisitos para o benefício, consigam obtê-lo, como sempre acontece com o Bolsa Família, o Prouni, o INSS e as Cotas Universitárias.
No final da Rua Argel, no Bethânia, tem umas cinco famílias com suas casas interditadas, em virtude de um prédio, localizado na Rua Valência, que corre o risco de
desabar sobre elas, que, patece-me, o poder público terá que implodir às suas custas.”
Anderson
26 de março, 2025 | 12:39Pelo menos isso. Notícia boa. Sou crítico dessa administração e desse parlamento medíocre, mas não sou gado que só reclama. Atitudes corretas devem ser enaltecidas. Parabéns mas façam mais, a cidade e seus cidadãos merecem.”
Atenta
26 de março, 2025 | 12:37Ainda tem muita gente que não recebeu o AUXÍLIO ALUGUEL, como pode isso?”
Teteu
26 de março, 2025 | 12:29Parabéns prefeito de Ipatinga ,porque aqui em Coronel Fabriciano o prefeito até agora nada, muito triste ,vários moradores perderam tudo e o prefeito se puder vai é subir o IPTU”