
26 de março, de 2025 | 15:35
Estrada de Ferro Vitória a Minas receberá 36 novas locomotivas
Divulgação
Vale e Wabtec fecharam acordo para a compra de locomotivas para EFVM e Estrada de Ferro Carajás

A Vale anunciou nesta quarta-feira (26) um acordo com a Wabtec Corporation (NYSE:WAB) para adquirir 50 novas locomotivas da série Evolution para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC). O pedido é um passo na iniciativa de modernização da frota da Vale e no programa de descarbonização para melhorar a eficiência e reduzir as emissões de suas operações ferroviárias. As locomotivas serão produzidas na fábrica da Wabtec no Brasil, na cidade de Contagem, e começarão a ser entregues em 2026, informou a empresa.
"A Vale fez a escolha por locomotivas que têm desempenho consolidado no mercado e que estão alinhadas com o foco da empresa em sustentabilidade, eficiência e segurança. O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário", afirma Carlos Medeiros, vice-presidente de Operações da Vale.
O plano de renovação da frota da Vale inclui a integração de 36 locomotivas EVOBBW da Wabtec na EFVM e 14 locomotivas ES58Aci (foto acima) da Wabtec na operação da EFC. Estas locomotivas estão entre as mais modernas do mercado e poderão operar com uma maior mistura de biodiesel, o que reduzirá as emissões de gases de efeito estufa. A Vale e a Wabtec planejam realizar testes para avaliar a possibilidade de aumentar essa porcentagem de biodiesel no futuro.
"Estamos orgulhosos de apoiar a Vale e nossos clientes com tecnologias avançadas que reduzem as emissões de CO2 e promovem a eficiência operacional", disse Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec LATAM.
Eficiência e redução de emissões
A família de locomotivas da série Evolution está equipada com tecnologia avançada de motores a diesel, trazendo ganhos significativos em eficiência operacional por meio de economia de combustível e intervalos de manutenção mais longos, e consequentemente, menores custos de manutenção. São equipadas com motores de tração AC, os quais proporcionam mais de 50% de melhoria na capacidade de tração. Já em operação na Estrada de Ferro Carajás, este modelo agora fará parte da frota da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Este modelo também permite avanços no programa de descarbonização da EFVM. De acordo com o fabricante, em comparação com o FDL, o modelo da série Evolution proporciona até 6% de redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2, possibilitando a transição para combustíveis alternativos no futuro. Finalmente, com cabines mais amplas, essas locomotivas garantem ergonomia e conforto, além de uma localização de fácil acesso para os sistemas a bordo, facilitando a manutenção.
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Paulo Antônio de Almeida
02 de abril, 2025 | 05:27A vale está de parabéns com esta iniciativa!”
Maria de Lourdes Madeira
29 de março, 2025 | 18:34A Vale poderia ver uma possibilidade de ter trem de São Paulo a Minas. Seria ótimo.”
Renato Borges de Faria
27 de março, 2025 | 22:03Muito boa iniciativa da Vale, essa parceria representa uma confiança na indústria nacional, pois antes as locomotiva eram trazidas dos EUA(GE e GM). A Wabtec tem agora a oportunidade de consolidar ainda mais a sua posição no mercado ferroviário com a fabricação das locos de 4 a 6mil hp?s. Parabéns para ambas as empresas e sucesso nesse novo projeto.”
Mara Cristina Cardoso
27 de março, 2025 | 20:22O mais importante ainda não fizeram...tornar o trem mais rápido..a viagem vitória BH são 12 hs ou mais...pra isso a locomotiva q puxa os vagões teria q ser mais moderna...imaginem vitória BH em 6 hs...um sonho!!”
Rafael
27 de março, 2025 | 14:01Poderia de hum horário noturno para o trem de passageiros Vitória a Minas”
Lucia Helena de Faria
27 de março, 2025 | 08:54Quando a vale vai liberar trem do rio para minas”
Lucia Helena de Faria
27 de março, 2025 | 08:52Quando será que vai ter trem do rio para minas,estão prometendo e nunca tem inauguração ..seria otimo”
Alvaro U Monteiro
27 de março, 2025 | 07:52Podia voltar rio a bh por favor”
Geraldo Arruda Nascimento
27 de março, 2025 | 07:39Deveriam comprar uma locomotiva com design mais futurista diferente mais moderna mais rápidas
Estas locomotivas atuais são para transportes de minério e outros derivados pôr tanto são muito rústicas”
Ana Maria de Sousa
26 de março, 2025 | 21:47A vale poderia ver a possibilidade de viajar com pet de pequeno porte ( até 10 kg). Sou doida pra fazer essa viagem, mas tenho um ? pet que não consigo deixar pra trás ??”