PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

26 de março, de 2025 | 15:35

Estrada de Ferro Vitória a Minas receberá 36 novas locomotivas

Divulgação
Vale e Wabtec fecharam acordo para a compra de locomotivas para EFVM e Estrada de Ferro CarajásVale e Wabtec fecharam acordo para a compra de locomotivas para EFVM e Estrada de Ferro Carajás

A Vale anunciou nesta quarta-feira (26) um acordo com a Wabtec Corporation (NYSE:WAB) para adquirir 50 novas locomotivas da série Evolution para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC). O pedido é um passo na iniciativa de modernização da frota da Vale e no programa de descarbonização para melhorar a eficiência e reduzir as emissões de suas operações ferroviárias. As locomotivas serão produzidas na fábrica da Wabtec no Brasil, na cidade de Contagem, e começarão a ser entregues em 2026, informou a empresa.

"A Vale fez a escolha por locomotivas que têm desempenho consolidado no mercado e que estão alinhadas com o foco da empresa em sustentabilidade, eficiência e segurança. O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário", afirma Carlos Medeiros, vice-presidente de Operações da Vale.

O plano de renovação da frota da Vale inclui a integração de 36 locomotivas EVOBBW da Wabtec na EFVM e 14 locomotivas ES58Aci (foto acima) da Wabtec na operação da EFC. Estas locomotivas estão entre as mais modernas do mercado e poderão operar com uma maior mistura de biodiesel, o que reduzirá as emissões de gases de efeito estufa. A Vale e a Wabtec planejam realizar testes para avaliar a possibilidade de aumentar essa porcentagem de biodiesel no futuro.

"Estamos orgulhosos de apoiar a Vale e nossos clientes com tecnologias avançadas que reduzem as emissões de CO2 e promovem a eficiência operacional", disse Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec LATAM.

Eficiência e redução de emissões
A família de locomotivas da série Evolution está equipada com tecnologia avançada de motores a diesel, trazendo ganhos significativos em eficiência operacional por meio de economia de combustível e intervalos de manutenção mais longos, e consequentemente, menores custos de manutenção. São equipadas com motores de tração AC, os quais proporcionam mais de 50% de melhoria na capacidade de tração. Já em operação na Estrada de Ferro Carajás, este modelo agora fará parte da frota da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Este modelo também permite avanços no programa de descarbonização da EFVM. De acordo com o fabricante, em comparação com o FDL, o modelo da série Evolution proporciona até 6% de redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2, possibilitando a transição para combustíveis alternativos no futuro. Finalmente, com cabines mais amplas, essas locomotivas garantem ergonomia e conforto, além de uma localização de fácil acesso para os sistemas a bordo, facilitando a manutenção.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo Antônio de Almeida

02 de abril, 2025 | 05:27

“A vale está de parabéns com esta iniciativa!”

Maria de Lourdes Madeira

29 de março, 2025 | 18:34

“A Vale poderia ver uma possibilidade de ter trem de São Paulo a Minas. Seria ótimo.”

Renato Borges de Faria

27 de março, 2025 | 22:03

“Muito boa iniciativa da Vale, essa parceria representa uma confiança na indústria nacional, pois antes as locomotiva eram trazidas dos EUA(GE e GM). A Wabtec tem agora a oportunidade de consolidar ainda mais a sua posição no mercado ferroviário com a fabricação das locos de 4 a 6mil hp?s. Parabéns para ambas as empresas e sucesso nesse novo projeto.”

Mara Cristina Cardoso

27 de março, 2025 | 20:22

“O mais importante ainda não fizeram...tornar o trem mais rápido..a viagem vitória BH são 12 hs ou mais...pra isso a locomotiva q puxa os vagões teria q ser mais moderna...imaginem vitória BH em 6 hs...um sonho!!”

Rafael

27 de março, 2025 | 14:01

“Poderia de hum horário noturno para o trem de passageiros Vitória a Minas”

Lucia Helena de Faria

27 de março, 2025 | 08:54

“Quando a vale vai liberar trem do rio para minas”

Lucia Helena de Faria

27 de março, 2025 | 08:52

“Quando será que vai ter trem do rio para minas,estão prometendo e nunca tem inauguração ..seria otimo”

Alvaro U Monteiro

27 de março, 2025 | 07:52

“Podia voltar rio a bh por favor”

Geraldo Arruda Nascimento

27 de março, 2025 | 07:39

“Deveriam comprar uma locomotiva com design mais futurista diferente mais moderna mais rápidas
Estas locomotivas atuais são para transportes de minério e outros derivados pôr tanto são muito rústicas”

Ana Maria de Sousa

26 de março, 2025 | 21:47

“A vale poderia ver a possibilidade de viajar com pet de pequeno porte ( até 10 kg). Sou doida pra fazer essa viagem, mas tenho um ? pet que não consigo deixar pra trás ??”

Envie seu Comentário