27 de março, de 2025 | 14:45

Supermercados da região poderão funcionar no feriado de Tiradentes

Emmanuel Franco/Divulgação
Sindcomércio Vale do Aço divulgou calendário de funcionamento do comércio em feriados na regiãoSindcomércio Vale do Aço divulgou calendário de funcionamento do comércio em feriados na região

O comércio no Vale do Aço terá ajustes no horário de funcionamento durante os feriados de 2025. Em abril, os feriados nacionais de Paixão de Cristo (18, sexta-feira) e de Tiradentes (21, segunda-feira) impactam diretamente o setor. Nos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, os lojistas devem ficar atentos aos horários do comércio alimentício, enquanto os demais estabelecimentos comerciais seguem as determinações previstas na legislação vigente.

De acordo com as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço e os sindicatos dos empregados, Seci e Secteo, o comércio alimentício – incluindo supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, peixarias, varejões, sacolões, hortifrútis e distribuidoras de gêneros alimentícios – terá horários diferenciados.

Supermercados
Os supermercados ficarão fechados em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo na Sexta-feira Santa. Na segunda-feira seguinte, feriado de Tiradentes, as lojas poderão funcionar das 7h às 14h em Fabriciano e Timóteo; e das 8h às 18h em Ipatinga.

No aniversário de Ipatinga e Timóteo, 29 de abril, os supermercados timoteenses poderão funcionar das 8h às 14h e os ipatinguenses das 8h às 18h.

Demais setores do comércio
As lojas de rua e centros comerciais seguirão a Lei 11.603/2007 e não terão expediente nos feriados. De acordo com o jurídico do Sindcomércio, o shopping pode funcionar de forma facultativa, desde que sem a utilização da mão de obra de seus funcionários, conforme a legislação vigente. Já os serviços essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, têm autorização para operar normalmente.

Calendário de funcionamento do comércio alimentício

1º de maio (quinta-feira) – Dia do Trabalhador: fechado em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo.
19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi: Coronel Fabriciano e Timóteo (7h às 14h); Ipatinga (8h às 18h).
15 de agosto (sexta-feira) – Assunção de Nossa Senhora: Coronel Fabriciano e Timóteo (7h às 14h); Ipatinga (8h às 18h).
7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil: Coronel Fabriciano e Timóteo (7h às 14h); Ipatinga (8h às 13h).
12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida: fechado em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo.
2 de novembro (domingo) – Finados: Coronel Fabriciano e Timóteo (7h às 14h); Ipatinga (8h às 13h).
15 de novembro (sábado) – Proclamação da República: Coronel Fabriciano e Timóteo (7h às 14h); Ipatinga (8h às 18h).
20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra: fechado em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo.
25 de dezembro (quinta-feira) – Natal: fechado em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo

28 de março, 2025 | 07:30

“Depois aparecem empresários nas redes sociais dizendo que não acham gente pra trabalhar por causa do bolsa família. Me lembro bem qdo o Bretas chegou no vale do aço, ninguém trabalhava aos domingos e muito menos feriados. Domingo era dia de ir a missa, de lá pra cá acabou a paz do trabalhador.”

Envie seu Comentário