PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

29 de março, de 2025 | 08:30

Moradores da região têm reações adversas após usarem creme dental da Colgate, que foi suspenso

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Alguns moradores do Vale do Aço reclamam de reações após o uso do Creme Dental Colgate Total Clean Mint. Foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta semana, uma resolução que suspende todos os lotes do produto. A suspensão do creme dental, que substitui a linha Total 12 da marca, é válida por 90 dias, período no qual a agência investigará os sintomas manifestados em pessoas por todo o país. A recomendação é que esta pasta de dente não seja mais comercializada e exposta ao consumo, até que sua segurança seja comprovada.

Ângela Maria, moradora do distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, afirmou ao Diário do Aço que começou a ter reações nos lábios e na gengiva assim que iniciou o uso deste creme dental, há um mês. “Mas eu nunca imaginava que poderia ser ele, por ter costume de usar a marca há muito tempo. Continuei escovando os dentes normalmente e percebi que só estava piorando”, contou.

Ângela relatou que foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, e os médicos disseram que poderia ser uma reação alérgica e passaram vários medicamentos. “Tomei e nada melhorava. Fiz vários exames também, que inclusive nem saíram, e voltei a consultar de novo esta semana. Chegando lá, eles me passaram um antialérgico e deu uma melhorada significativa, mas nada que me curou totalmente”, alegou.

Enviada ao Diário do Aço
Larissa Freitas é cirurgiã dentista pela Universidade Federal de Juiz de ForaLarissa Freitas é cirurgiã dentista pela Universidade Federal de Juiz de Fora
Ela ainda detalhou que só percebeu que a reação podia ter relação com a pasta quando viu publicações nas mídias sociais que falavam sobre a suspensão. “Aí percebi que, sem sombras de dúvidas, foi o creme que me deu essa reação. Foi um mês em luta para descobrir o que era, e, assim que suspendi o uso melhorou muito mesmo, quase tudo”, acrescentou.

Causas
Natural de Belo Oriente, Larissa Freitas é cirurgiã dentista pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em prótese dentária, mestra e doutoranda em clínica odontológica. Atualmente, também dá aula para graduação e pós-graduação. Larissa afirmou ao jornal que a nova fórmula da Colgate, especificamente da linha Colgate Total Prevenção Ativa, tem causado alergias em alguns consumidores devido à substituição do fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho.

“Esse composto, introduzido em meados de 2024, é amplamente utilizado em cremes dentais ao redor do mundo e tem como objetivo oferecer maior proteção contra bactérias e doenças bucais, como cáries e gengivite. No entanto, ele parece ser o principal responsável pelas reações adversas relatadas”, pontuou.

Larissa destacou que o fluoreto de estanho, embora considerado seguro e eficaz pela marca e por agências regulatórias, pode desencadear sensibilidade em uma pequena parcela da população. “Especialistas apontam que essa substância, por ser mais reativa quimicamente que o fluoreto de sódio, pode irritar mucosas orais em pessoas predispostas, levando a sintomas como ardência, inchaço, vermelhidão, aftas e, em casos mais graves, feridas na boca, língua e gengiva”, menciona.

Recomendações
Segundo a cirurgiã dentista, os profissionais especializados observam que a intensidade das reações varia de acordo com a sensibilidade individual, e que outros ingredientes da fórmula, como saborizantes ou detergentes, podem potencializar o problema em alguns casos. “Para quem apresentou alergia, a recomendação principal é interromper imediatamente o uso do produto. A própria marca orienta o mesmo, pois os sintomas geralmente desaparecem após a interrupção”, orienta.

A especialista também recomenda a hidratação e cuidados locais, orientando a ingestão de água e evitar alimentos ácidos, picantes ou quentes que possam agravar a irritação na mucosa oral enquanto se recupera. Afirma, ainda, que é importante monitorar os sintomas.

“Se a alergia persistir por mais de alguns dias após a interrupção ou evoluir para algo mais sério, como dificuldade para engolir ou inchaço significativo, procure atendimento odontológico imediatamente, pois pode indicar uma reação mais complexa. É preciso observar na formulação da nova escolha de pasta de dentes se não há o estanho, e não se esquecer que pasta de dente deve, sim, conter flúor”, finalizou.

Enviada ao Diário do Aço
Júlia Andrade é dentista com foco em atendimento de crianças e de pessoas com Transtorno do Espectro AutistaJúlia Andrade é dentista com foco em atendimento de crianças e de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Júlia Andrade, dentista com foco em atendimento de crianças e de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que atende em Ipatinga, complementou que é necessário optar por outras opções de cremes dentais com flúor na concentração de 1450ppm, como recomenda o Ministério da Saúde. “Para adultos, na quantidade de um grão de ervilha. E, para crianças de até seis anos, um grão de arroz. Para menores de dois anos, meio grão de arroz”, concluiu.

Orientações
Conforme divulgou a Agência Brasil, caso o consumidor tenha o produto com a embalagem secundária (cartucho de cartolina), deve procurar no rótulo o número do processo, na Anvisa, que é 25351.159395/2024-82, e caso tenha somente a bisnaga verifique se na composição há "fluoreto estanoso".

Segundo a Agência, consumidores que sofreram eventos indesejados relacionados ao uso do produto devem comunicar imediatamente à Anvisa por meio dos canais de notificação Limesurvey e e-Notivisa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Simone Luciano de Bem

29 de março, 2025 | 20:50

“Também estou enfrentando esse problema a boca incha machucou minha boca toda por dentro já fui em 2medicos dentista e nada de melhorar agora vou suspender o uso”

Juca

29 de março, 2025 | 12:32

“Nem conheço esse creme dental,pois sou classe da economia pobre,estou livre desta alergia.”

Envie seu Comentário