PREF IPATINGA REFORMAS 728X90

29 de março, de 2025 | 05:00

Luiz Policarpo, uma lenda na formação de talentos na base do futebol ipatinguense

Wôlmer Ezequiel
O empresário Valter Oliveira acompanhou a luta de Luiz Policarpo até os últimos diasO empresário Valter Oliveira acompanhou a luta de Luiz Policarpo até os últimos dias

Faleceu no meio da semana (no dia 26, sepultado no cemitério municipal de Coronel Fabriciano) Luiz Policarpo Moreira, aos 95 anos, desportista que, por mais de três décadas, dedicou-se ao futebol amador de Ipatinga. Destacou-se primordialmente nas categorias de base da Associação Esportiva e Recreativa Iguaçu, nos anos 1970, 1980 e 1990, comandando as categorias infantil e juvenil.

Policarpo abriu as portas paras centenas de garotos, de todas as classes sociais, oferecendo-lhes a oportunidade de tornarem-se atletas, seja no futebol amador ou, mais tarde, no profissional, além de ensinar-lhes, cobrar práticas saudáveis de convivência e respeito aos semelhantes. A disciplina era a sua marca registrada, não permitindo que houvesse quebra de hierarquia e desrespeito para com os colegas de futebol, bem como aos familiares. Já na década de 1990, fundou, ao lado de alguns desportistas amigos, o Universo Esporte Clube, agremiação também em atividade até os dias atuais. Lá, também sempre foram relevados novos talentos. O Universo disputa o Campeonato Amador da LDI, do qual inclusive foi campeão da 1ª Divisão em 2023, provocando grande alegria no seu fundador.

Policarpo deixou os filhos Jovani, Rosângela e Josué, além dos netos Ryan e Rayane.

Divulgação
Na década de 1990, Policarpo fundou, ao lado de alguns desportistas amigos, o Universo Esporte ClubeNa década de 1990, Policarpo fundou, ao lado de alguns desportistas amigos, o Universo Esporte Clube

Usiminas e outras ações
Luiz Policarpo era natural de Rio Espera, na Zona da Mata, de onde veio nos anos 1960 para buscar uma melhor qualidade de vida. Ingressou na Usiminas, onde trabalhou até aposentar-se, no Departamento de Vigilância, onde era muito querido e sempre reportava direto seu trabalho aos diretores à época, Quintino Kamey, Rinaldo Campos Soares, Flávio da Segurança, dentre outros.

Além da grande contribuição ao esporte e no trabalho na Usiminas, Policarpo teve outras ações na comunidade. Ajudou a fundar o Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Iguaçu, além de, na sua terra natal, ter participado do movimento de construção do Hospital Municipal e do Asilo da cidade.

Testemunhos
Várias personalidades que conviveram com Luiz Policarpo ao longo dos anos em Ipatinga deram depoimentos ao Diário do Aço sobre sua atuação profissional e no esporte.

O empresário Valter Oliveira falou da seriedade de Policarpo. “Convivi longos anos com ele, acompanhei sua luta até os últimos dias, era um amigo pessoal. Seu trabalho de formação de novos jogadores marcou era no Iguaçu, clube do qual fui presidente e diretor por muitos anos, ficou na história. Disciplinador, não aceitava qualquer desvio de conduta, pois sabia que o futebol sempre foi o caminho para encaminhar os garotos na vida. E sabemos que, sem foco, sem disciplina, sem respeito, não se chega a bons lugares; e isto Policarpo deixou o legado para centenas e centenas de meninos, hoje já homens de sucesso na vida. Na Usiminas, foi um grande profissional, homem de confiança da diretoria, fazendo com que a empresa fosse respeitada e não tivesse prejuízos por eventuais malfeitores, prova tanto que os diretores à época sempre o reverenciavam como funcionário de alta qualidade. E foi assim até sua aposentadoria”, concluiu Valter.

Matusalém Dias Sampaio, diretor do Sicoob Vale do Aço, conheceu Policarpo na época em que trabalharam juntos na Usiminas. “Foi há 51 anos. Eu era gerente da segurança do trabalho, e o Policarpo trabalhava na segurança patrimonial, que tinha ligação com a minha atuação. Ele fez esse trabalho por longos anos, até se aposentar. Era uma pessoa muito interessante, religioso, se dedicou muito ao esporte e criou várias amizades”, conta.
Divulgação
Luiz se destacou nas categorias de base da Associação Esportiva e Recreativa Iguaçu, comandando as categorias infantil e juvenilLuiz se destacou nas categorias de base da Associação Esportiva e Recreativa Iguaçu, comandando as categorias infantil e juvenil

Matusalém ainda detalha que, na Usiminas, Policarpo mantinha contato com o alto escalão. “Inclusive, com o presidente na época (Rinaldo Campos), que gostava muito dele. Depois, fui para a presidência da Consul, e ele sempre me visitava para um bate-papo e levava informações sobre a segurança. Mesmo se mudando para o Rio um tempo depois, vinha em Ipatinga para conversar comigo”, relata.

O vereador Adiel Oliveira lembra que conheceu a lenda do futebol amador regional nos anos 1980. Adiel jogou nas categorias de base do Iguaçu e era treinado por ele. Segundo Adiel, o então treinador foi muito rígido e disciplinador, contribuindo para a formação de muitos jogadores. “Realmente se dedicava a Ipatinga e ao crescimento do nosso esporte. Fez de tudo por nós e sou muito grato a ele, de tê-lo conhecido e de ter sido influenciado, até na minha própria vida pessoal, como o cidadão que sou hoje”, concluiu Adiel, que foi zagueiro central até a categoria principal do Iguaçu.

José Dermo de Pinho, empresário no bairro Iguaçu há mais de 50 anos e ex-dirigente da agremiação, igualmente destacou a atuação de Luiz Policarpo. “Foi um nome importante na história, principalmente naquela época que nos preocupávamos muito com a formação de novos talentos e, também, fazer com que estes rapazes se transformassem em futuros homens de bem e de sucesso por meio da prática do futebol. E o Policarpo foi nosso comandante muito competente nesta área. Não tenho conta de famílias que são eternamente gratas a ele por esta contribuição na formação moral desses meninos”, salientou José Dermo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Edesio Luiz (falcão)

31 de março, 2025 | 12:45

“" VIVA LUIZ POLICARPO"

"VIVA LUIZ POLICARPO"

"VIVA LUIZ POLICARPO"

Minhas Reverências.......”

Jns

29 de março, 2025 | 14:49

“Tive a honra de atuar nas primeiras formações do Valeminas, sob o comando do saudoso Mestre Policarpo.

Após décadas sem notícias, tiver a satisfação de, casualmente, encontrar um dos seus filhos, que reside fora da região, e batermos um lobgo papo sobre a vida da formador de craques nas categorias de base das equipes da nossa cidade.

O seu legado é, com carinho e respeito, guardado e transmitido oralmente por incontáveis jogadores, que conheceram este personagem glorioso do futebol amador de Ipatinga.

Vá em paz grande Policarpo.”

Envie seu Comentário